terça-feira, 31 de julho de 2012

Ministério lança em Florianópolis Sistema Nacional de Indicadores Culturais

Projeto piloto do SNIC foi lançado na UFSC em caráter nacional. Cadastro unificado de informações sobre cultura entrará em funcionamento ainda este mês.

Evaristo: "o sistema vai gerar conhecimento, possibilidades de interpretação e de leitura para os gestores culturais” - Foto: Henrique Almeida/Agecom

Órgãos públicos, empresas, artistas e entidades que trabalham com cultura no país terão ainda este mês uma base de dados nacional unificada que poderá ser um poderoso instrumento para a profissionalização e propulsão da cultura. O projeto piloto do Sistema Nacional de Indicadores Culturais do Ministério da Cultura, o SNIC, foi lançado em Florianópolis para todo Brasil no final da semana, durante o encerramento do II Seminário de Planos Estaduais de Cultura, ocorrido no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Trará o mapeamento de produtores culturais, grupos, pesquisadores e artistas em suas diferentes habilidades e expressões artísticas.


Rafael (em pé): “O plano é feito de metas quantitativas e de diagnósticos que só se sustentam em cima de dados e indicadores até então inexistentes nessa área” - Foto: Raquel Wandelli

Depois de oito anos de gestação, o SNIC vai finalmente entrar em funcionamento ainda este mês, segundo Evaristo Nunes, coordenador geral de Monitoramento de Informações Culturais do Minc e responsável pela finalização do sistema. Embora deva ser alimentado pelo próprio usuário na ponta, em regime de rede colaborativa, como a plataforma Lattes, o SNIC já oferece de saída um cadastro de 70 mil usuários registrados pelo Ministério que já passaram pelo sistema de acompanhamento da Lei Rouanet e do Fundo Nacional de cultura. Disponibiliza para consulta informações sobre a cultura brasileira dentro e fora do país, de forma a subsidiar pesquisas sobre sua penetração no exterior. “Já houve outras tentativas, mas é a primeira vez que o Brasil consegue criar um cadastro com informações de todos os estados e municípios”, afirma Evaristo.

Apresentado pela primeira vez em público durante o seminário em Florianópolis, na presença de articuladores e técnicos culturais de 17 estados brasileiros, os indicadores deverão ser usados pelos governos estaduais e municipais para estabelecerem suas metas e diretrizes dentro dos planos de cultura. Assim como os conselhos, os fundos e as conferências, os planos de são instrumentos obrigatórios do Sistema Nacional de Cultura. Buscam estabelecer uma política democrática, criteriosa e planejada para a distribuição de recursos, explica o coordenador do Plano Nacional de Cultura do MinC, Rafael Pereira Oliveira, que também participou do evento. É aí que o SNIC entra com a matéria-prima: “O plano é feito de metas quantitativas e de diagnósticos que só se sustentam em cima de dados e indicadores até então inexistentes nessa área”, explica Oliveira.

O SNIC já nasce com a possibilidade de gerar pesquisa a partir do cruzamento comparativo dos indicadores culturais com outras bases de dados, como o Siape, o Salic (Sistemas de Apoio às Leis de Incentivo), para obter dados sobre financiamento cultural. Assim, apresenta duas funcionalidades: o cadastro e a extração dos dados estatísticos. Com o desenvolvimento do sistema, tende a crescer muito mais com a integração a outras plataformas das secretarias de cultura dos estados e municípios e a se tornar uma referência para qualquer gerenciamento, negócio ou projeto na área de cultura. “Vai gerar conhecimento, possibilidades de interpretação e de leitura para os gestores culturais”, destaca Nunes.

Seu princípio multiplicador é o mesmo do Lattes, no qual o usuário, na base, é responsável pela alimentação de suas informações. “Anteriormente, utilizávamos dados obtidos através de organismos intermediários, como o IBGE, que não tinham a especificidade e a regularidade que a cultura exige: agora estamos gerando nossos próprios dados”, diferencia Nunes. Até então, os dirigentes podiam saber pelo IBGE a quantidade de livros que as pessoas leem. Mas não podiam saber onde estão os artistas, quem são, com quais elementos da cultura grupos e equipamentos atuam, enfim, demandas de informação necessárias à elaboração de planejamentos e diagnósticos na área que o SNIC deverá suprir.

Embora o cadastro seja unificado, sua alimentação é pulverizada e descentralizada, a exemplo do recém-criado Sistema de Informações Culturais do Mercosul. Segundo ele, poucos países no mundo dispõem de um sistema de dados culturais dentro dos princípios de rede colaborativa e dos novos paradigmas de governo na era da informação, que são gerenciamento eletrônico, transparência e responsabilidade do cidadão na autogestão da vida social.

A ideia é que em pouco tempo o SNIC possa expandir-se a ponto de tornar-se não só um banco de dados, mas uma plataforma de serviços para que artistas e pesquisadores encontrem seus pares ou saibam, por exemplo, quais as pesquisas mais abordadas em sua área. Produtores poderão localizar outros produtores em sua cadeia produtiva e a sociedade poderá encontrar espaços para consumir bens culturais. “É uma forma de empoderamento do indivíduo que trabalha com arte, pois dá ferramental para que ele não precise ser intermediado por um agente público para gerenciar a sua área”, conclui.

Para refletir!


"Os males de que padece o ser humano, em seu maior número, vêm dele mesmo."

François Guizot

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mato Grosso participa do Seminário Planos Estaduais de Cultura


A equipe do Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso participou entre os dias 25 e 27 de julho, em Florianópolis, do 2º seminário sobre Planos Estaduais de Cultura. O encontro, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve a participação de mais 17 estados que fazem parte do projeto de apoio à elaboração de Planos Estaduais de Cultura, lançado em março deste ano.

A implementação dos planos estaduais se encontra nas metas do Plano Nacional de Cultura e sua elaboração conta com o suporte da UFSC através de convênio assinado pela ministra de Cultura, Ana de Hollanda.

O encontro contou com a participação do coordenador geral do Plano Nacional de Cultura, Rafael Oliveira, e do coordenador geral de Monitoramento de Informações Culturais Evaristo Nunes, ambos da Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC).

Durante o seminário os participantes compartilharam experiências, trocaram informações e ajustaram seus planos de Cultura, que estão em elaboração, a partir de relatos das equipes estaduais e oficinas.

Para refletir!


"A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão."

Plínio

sexta-feira, 27 de julho de 2012

As Possibilidades da Arte!

Jurga Sculpteur

"Escultor pela paixão, vivo-a pela e através da escultura..."
Não há muito o que falar sobre essa artista somente que ela é francesa e mostrar algumas imagens de suas criações e citações retira do seu blog.

Tamanho.
Eu quero fazer muita coisa, tão grande.
Há muito mais dinâmica, liberdade e espaço.

Eu não gosto de explicar as minhas peças.
[...] Elas falam por si.
Todo mundo pode encontrar sua própria verdade...


Para maiores informações: http://jurgasculpteur.blogspot.com.br/

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Encontro Nacional de Contadores de Histórias abre inscrições para oficinas


Por Naine Terena

Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas pelo Encontro Nacional de Contadores de Histórias, evento que integra o Projeto Feira Literária de Contadores de Histórias. O projeto idealizado e coordenado pela Cia Alicce Oliveira, com produção de Mazé Oliveira, tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SES/MT), por meio do Programa de Apoio à Cultura, e visa fomentar a cultura literária oral e escrita no Estado. O encontro, que também faz parte das comemorações do Centenário da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, terá 12 sessões de contação de histórias e nove oficinas nos quatro dias de evento, que deve receber mais de duas mil pessoas.

A abertura oficial acontece no dia 03 de setembro no Palácio da Instrução, em Cuiabá, e as atividades acontecerão entre os dias de 04 a 06 de setembro, no Sesc Arsenal. O público alvo das oficinas são os educadores, acadêmicos, agentes de leitura, artistas e demais interessados no tema. A participação em cada oficina terá o valor de R$ 10,00 e cada participante poderá se inscrever em uma oficina por dia, com direito a certificado. As inscrições se encerram no dia 15 de agosto.

As oficinas

No dia 04 de setembro acontecem as oficinas de Manipulação de Bonecos, com Wanderson Lana (MT) trabalhando as técnicas de manipulação de bonecos; Elaine Cristina Gonçalves (MT) ministra a oficina Humor e Histórias, que tem como foco desenvolver as habilidades corporais e vocais cômicas para serem utilizadas na contação de histórias. Em Contar histórias – Espaço de Encantamento e Sensibilização, ministrada por Rosane Castro (RS), o objetivo é sensibilizar os participantes para o ato de narrar histórias e sua importância no contexto histórico/social.

Dando continuidade às atividades, no dia 05 o ator Vinicius Rangel (MT) oferece a oficina Livro Aberto Conto Certo, que se utiliza da contação de histórias com recursos ilustrativos que apoiam a oralidade. O também mato-grossense Maurício Ricardo leva ao público a oficina O Corpo em Ação, visando o desenvolvimento do domínio corporal e vocal, com leituras dramatizadas, contação de histórias, além de jogos dramáticos voltados para despertar o interesse pela criatividade. Em Tamoin - um contador de histórias, o instrutor Luiz Carlos Ribeiro (MT) foca a contação de histórias, com abordagens de conteúdo antropológico, que enfoca a importância dos contadores de histórias, dentro do contexto sociocultural de uma nação indígena.

Encerrando o ciclo de oficinas, no dia 06 acontecem as oficinas Cada Um Conta de Um Jeito, com Aline Maciel (SC), fazendo com que os participantes experimentem diferentes formas de se contar um conto. Serão abordadas técnicas de memorização e de expressão corporal e vocal bem como alguns aspectos teóricos da contação de histórias, como: elementos de uma história, quando e como adaptar um conto e técnicas de memorização. A oficina O Universo Brincante do Contador de Histórias, ministrada por Carlos Godoy (SP) prioriza o contato com o jogo teatral, com brinquedos cantados, improvisação teatral e principalmente a narração de histórias. Em A Contação de Histórias na Sala de Aula: o desenho, a dobradura e o barbante, Fernanda Munhão (SP0, busca enriquecer a arte de contar histórias na sala de aula.

As oficinas tem vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas no blog do Evento:
http://encontrodecontadoresdehistorias.blogspot.com.br/ , pelos telefones: (65) 3641-9197/(65)8124-8167, ou pelo e-mail: divulgacaoencontro2012@gmail.com

sábado, 21 de julho de 2012

Pontos de Cultura potencializam mercado cultural em Mato Grosso


Por Naine Terena

Chegando ao terceiro e último ano de convênio, os Pontos de Cultura de Mato Grosso cumprem sua missão proporcionando à população de 24 municípios o fomento a produção artística e cultura através de oficinas, palestras, cursos e eventos em geral. Mato Grosso conta com cerca de 36 Pontos de Cultura, que desde 2010 recebem investimentos vindos do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e do Governo Federal, via Ministério da Cultura.

Anualmente são investidos R$ 800 mil da SEC/MT e R$ 1,6 mil do Governo Federal, repassados anualmente para as instituições conveniadas. Duas parcelas já foram quitadas e os Pontos aguardam o repasse final que deve ser liberada pelo Ministério da Cultura, para finalizarem as ações planejadas para 2012. Só nesses dois anos já foram atendidas pelo menos 15 mil pessoas em todo o Estado através das ações executadas pelas Instituições.

Para Ronaldo Adriano, do Teatro Experimental de Alta Floresta, além de ser um efetivo reconhecimento do que se produz de cultura em todos os cantos do Estado, é a segurança de crescimento sócio cultural. Ronaldo informa que também é uma forma de garantir a produção, fruição e produção artístico cultural, que as vezes ficam à margem de tudo e todos.

A coordenadora estadual dos Pontos, Cinthia Matos, acompanha desde 2010 os 36 Pontos de Cultura de Mato Grosso e acredita que eles são uma das maiores ferramentas do Estado para a inclusão cultural. "Hoje vemos a cultura sendo fomentada em diferentes locais e os Pontos de Cultura são elementos essenciais para esse crescimento", finaliza. Júlio Carcará, do Circo Leite de Pedras, de Cuiabá, acredita que ao se tornar um Ponto de Cultura, a instituição passa a ser de uma relevância maior, perante a sociedade, mesmo que infelizmente a maioria da sociedade desconheça o que é um Ponto de Cultura.

Os Pontos de Cultura também recebem apoio da iniciativa privada e os interessados em conhecer mais sobre os Pontos de Cultura poderão acessar os contatos de cada Ponto de Cultura no blog: http://www.pontodomato.blogspot.com/
http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=54&cid=4293

Ewan Dobson - Time 2 - As Possibilidades da Arte!

Duas versões de uma mesma música. Show!





Indicação de Gabriel Augusto

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Primavera do Leste sedia Fórum Regional de Planejamento da Cultura


Na sexta-feira, 13/07, foi realizado no Município de Primavera do Leste o Fórum Regional de Planejamento da Cultura. O encontro é etapa que antecede o I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura, que será realizado no dia 24 de agosto de 2012 no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Ao todo serão realizados 16 fóruns nas 12 Regiões de Planejamento do estado.
Primavera do Leste está localizada na Região Sudeste de Mato Grosso a 240 km de Cuiabá (capital do estado) e sua população, conforme o último senso do IBGE é de 52.114 hab.

Estiveram presentes gestores da cultura dos Municípios de Primavera do Leste, Campo Verde e Poxoréu, além de artistas, educadores e produtores culturais do Município sede do Fórum. A abertura foi feita pelo Coordenador de Cultura de Primavera do Leste, José Gilberto Rodrigues da Silva (Chicão) e na sequência o Coordenador do Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura, Romulo Fraga proferiu palestra sobre o Plano Estadual de Cultura e a adesão dos Municípios mato-grossenses ao Sistema Nacional de Cultura.


Dando continuidade, foi feita a exposição para a plenária das questões para elaboração do diagnóstico do setor cultural e formados grupos de trabalho para discutir sobre as diretrizes e prioridades regionais para o Plano Estadual de Cultura.

Finalizando o encontro, houve a indicação dos membros do Grupo Técnico de Planejamento da Região, composto por gestores públicos, artistas e produtores culturais dos Municípios presentes.

Mais informações:

Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura/SEC-MT
(65) 3613-0222 ou 9983-6894 (Romulo Fraga)/8411-9199 (Marilene Marchese)
pecmt@cultura.mt.gov.br

Para refletir!


"Não adianta se entregar aos sonhos se você se esquece de viver."

quarta-feira, 18 de julho de 2012

terça-feira, 17 de julho de 2012

Primeiro Fórum Regional de Planejamento da Cultura é realizado em Confresa


No dia 09 de julho foi realizado em Confresa (MT) o primeiro dos 16 Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura que acontecem nas 12 regiões do estado de Mato Grosso durante os meses de julho e agosto com a finalidade de construir o plano estadual de cultura.
Localizado na Região Nordeste de Mato Grosso, o Município de Confresa está a 1.180 km de Cuiabá (capital do estado) e sua população segundo o último senso demográfico do IBGE é de 25.127 ha.

O Fórum contou com a participação de gestores dos municípios de Confresa, Bom Jesus do Araguaia, Santa Terezinha e São Félix do Araguaia, além de grupos culturais e artísticos da região como a etnia indígena Tapirapé e o grupo de capoeira Atitude com Arte.


O evento foi realizado na Câmara Municipal e na abertura estiveram presentes o Prefeito Municipal de Confresa, Gaspar Domingos Lazari, vereadores do Município, gestores das áreas de educação e cultura dos Municípios da região, além do Coordenador do Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura, Romulo Fraga e a Consultora do SNC para MT e MS, Cleide Vilela.

Na sequência foram proferidas palestras sobre o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Estadual de Cultura. No período da tarde, a plenária foi dividida em grupos de trabalho, que discutiram e apresentaram o diagnóstico cultural e as diretrizes e prioridades da região.

No final do encontro, foram indicados os membros do Grupo Técnico de Planejamento Regional, que deverá participar do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura no dia 24 de agosto em Cuiabá na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Na sequência, serão realizados Fóruns Regionais nos Municípios de Primavera do Leste (13/07), Pontes e Lacerda (19/07), Rondonópolis (21/07), Várzea Grande (28/07), Tangará da Serra (31/07), Araputanga (03/08), Lucas do Rio Verde (06/08), Sinop (07/08), Alta Floresta (09/08), Matupá (10/08), Água Boa (14/08), Cáceres (16/08), Cuiabá e Juara (17/08) e Juína (18/08).

Mais informações sobre os Fóruns Regionais e Fórum Estadual no endereço http://forumdeculturamt.blogspot.com.br ou pelos telefones (65) 3613-0222 / 9983-6894 (Romulo Fraga) / 8411-9199 (Marilene Marchese).

Para refletir!


"Compreender é o primeiro passo para aceitar, e somente aceitando você pode se recuperar."

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Unidade Black Crew - Lado Negro - Mostra de Dança de Mato Grosso 2012

Mato Grosso se prepara para o I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura


O Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), realizará o I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura, no dia 24 de agosto de 2012, das 9h às 18h, no auditório Milton Figueiredo, na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. O I Fórum de Planejamento da Cultura é uma instância coordenadora e validadora da etapa de análise da realidade do setor cultural, no processo de construção do Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso.

Compõem o Fórum Grupos técnicos de planejamento regional, gestores municipais e estaduais, conselheiros municipais e estaduais de cultura e a sociedade em geral. Segundo Romulo Fraga, um dos articuladores do Plano Estadual de Cultura, “a participação no Fórum é aberta a qualquer cidadão que tenha interesse no assunto”.

Com o tema “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, o Fórum tem como objetivo principal discutir a cultura mato-grossense nas dimensões Simbólica, Cidadã, Econômica e de Gestão, nos âmbitos estadual e regional, de modo a elaborar o Diagnóstico Cultural e estabelecer Desafios, Oportunidades, Diretrizes e Prioridades para o setor.

O I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura será antecedido pelos Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura e deverão ser realizados pelos municípios pólos e subpolos no período de 18 de junho a 18 de agosto de 2012. Em cada Fórum Regional será constituído um Grupo Técnico de Planejamento por representantes do Poder Público e sociedade civil e terá como principais atribuições sistematizar e consolidar os resultados dos Fóruns Regionais e atuar de forma articulada e integrada com o Fórum Estadual.

Para subsidiar a realização do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura foi criado o blog http://forumdeculturamt.blogspot.com.br/.

Mais informações: Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura / SEC/MT
(65) 3613-0222 / 9983-6894 (Romulo Fraga) / 8411-9199 (Marilene Marchese)
pecmt@cultura.mt.gov.br
http://planodeculturamt.blogspot.com.br/

Poesia - As Possibilidades da Arte!


"O mistério me leva à estrada
e a estrada revela
a poeira que sou.

O espanto me conduz à reflexão
... e a reflexão revela
a peneira que sou"

José Inácio Vieira de Melo

Para refletir!


"Amortecer a dor por algum tempo apenas a tornará pior quando você finalmente a sentir."

sábado, 14 de julho de 2012

Banda Dona Joana - As Possibilidades da Arte!



Eu gosto quando as bandas resolvem “repaginar” uma música dando um outro ritmo pra ela. O cantor francês Bill I’oncle Soul fez isso com a música Seven Nation Army e o resultado ficou sensacional, além do americano Richard Cheese que transfomou Welcome To The Jungle em Jazz e mandou muito bem.

Aqui no Brasil os mashups do Thiago Correa transformam qualquer hip hop americano em Samba Rock com o batuque que me apetece muito.

Por isso gostei muito da versão em baião da música Baba Baby da Kelly Key na voz da Banda Dona Joana.

Para refletir!


"As conseqüências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil."

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Para refletir!


"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente."

Mahatma Gandhi

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tudo muda - As Possibilidades da Arte!



O nome da música é Everything Changes e o nome do grupo é Eytan and The Embassy, mas o clipe possui várias celebridades da música.

Eu consegui identificar: John Lenon, Jim Morrison, Elton John, Elvis, David Bowie, Prince, Kurt Cobain, Noel Gallagher, OkGo, Lady Gaga e DeadMau5.

Quem são os outros?

Para refletir!


"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."

George Bernard Shaw

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Espelho - As Possibilidades da Arte!

Como é passar a vida toda olhando para o mesmo espelho sempre?



Indicado por Roberto Nonenmacher

Banda da Marinha e prefeitura de Cuiabá fecham parceria para apresentações culturais



Representantes da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha brasileira estiveram nesta quarta-feira (04/07), no Centro de Referência Valorizando Vidas (CRVV), para fechar parceria com a prefeitura de Cuiabá. A banda irá fazer duas apresentações na capital nos dias 20 e 21 de julho (sexta-feira e sábado) com o apoio da administração municipal.

No dia 20 de julho, sexta-feira, a apresentação será no CRVV, ainda sem hora confirmada. Segundo o delegado fluvial de Cuiabá, comandante Sérgio de Brito Silva, será uma apresentação menor, para crianças da rede municipal de ensino e moradores da região.

Já no dia 21 de julho, sábado, a apresentação completa será no estádio Dutrinha, a partir das 18 horas. Os ingressos serão alimentos não perecíveis para serem doados ao Hospital do Câncer. O público estimado é de seis mil pessoas.

O coordenador de turnês da banda, comandante André Luiz Rodrigues do Nascimento, relatou que as apresentações da banda também têm cunho social. “Na minha juventude, cheguei a me envolver com drogas. Um dia, assisti a uma apresentação da banda e me encantei, não queria saber de mais nada. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais me salvou. E é esse nosso desejo: salvar vidas”, contou.

Para a primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, esta é uma oportunidade única para a população. “Eles se apresentam pelo mundo com espetáculos belíssimos e Cuiabá terá agora a chance de assistir a uma apresentação também. Tenho certeza de que vai encantar adultos e crianças. Além da ação social que será a doação de alimentos para o Hospital do Câncer”, disse.

Fonte: www.odocumento.com.br


Para refletir!


"O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos."

Georg Lichetnbery

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Campo Novo do Parecis é selecionado com 9 coreografias na Mostra de Dança de Mato Grosso 2012


Com uma longa tradição na área da dança, Campo Novo do Parecis se destaca novamente ao se inscrever e ser selecionado com 9 coreografias na Mostra de Dança de Mato Grosso 2012, promovida pelo Balé Caroline, uma das mais conceituadas escolas de dança de nosso Estado.

Além de Campo Novo do Parecis, participarão desta Mostra os municípios de Sinop, Cáceres, Pontes e Lacerda, Várzea Grande e Cuiabá.

De Campo Novo do Parecis foram selecionados os grupos e coreografias:

Cia Lua Negra - Centro Cultural
Coreografia: Amo o Jeito que Você Mente (Ballet Moderno)

Cia de Arte Flor de Menina - Ponto de Cultura Ninho do Sol
Coreografia: Quinto Céu (Balé Clássico Livre)
Coreografia: Sétimo Céu (Balé Clássico Livre)

Cia Almas – Centro Cultural
Coreografia: Canon (Ballet Clássico Livre)

Grupo Helluá – Centro Cultural
Coreografia: Shik Shek Shok (Folclore)
Coreografia: Boro Boro (Folclore)

Unidade Kid´s – Centro Cultural
Coreografia: Lado B (Dança de Rua)
Coeografia: Do Nosso Jeito (Dança de Rua)

Unidade Black Crew – Centro Cultural
Coreografia: Lado Negro (Dança de Rua)

O evento acontecerá nos próximos dias 14 e 15 de julho, no Cine Teatro Cuiabá, com início às 20h.

Parabéns aos dançarinos e bailarinos que elevam nosso município em âmbito estadual.
Vocês são motivo de orgulho desta Terra das Águas de Mato Grosso!

Confira a programação da Mostra de Dança no link:
http://grupocaroline.wordpress.com/

MinC lança publicação com metas do PNC


Na próxima quarta-feira (11) será lançada, na Câmara dos Deputados, a publicação ‘As metas do Plano Nacional de Cultura’. A cerimônia acontece às 9h30 no plenário da Comissão de Educação e Cultura.

A publicação é produzida pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), e objetiva traduzir para a sociedade as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), construído de forma coletiva, envolvendo a sociedade civil, as instâncias especializadas e o Poder Legislativo.

As metas foram aprovadas em dezembro do ano passado e representam o cenário que se deseja para a cultura até 2020.

Para facilitar a compreensão e apropriação por cidadãos e gestores de cultura do país, o material apresenta o conteúdo de forma didática e no formato impresso e, também, está disponível em versão digital no site do MinC.

Também participam do lançamento o secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz; o secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti; e o Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais, Américo Córdula.

Os representantes do MinC apresentarão a publicação e tratarão da implementação do PNC e do seu monitoramento.

Serviço

Lançamento da publicação “As metas do Plano Nacional de Cultura”
Data: quarta-feira, 11 de julho
Horário: das 9h30 às 10h30
Local: Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 10, Comissão de Educação e Cultura

Informações: pnc@cultura.gov.br ou (61) 2024-2026

Fonte: www.cultura.gov.br

Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2012



Foi publicado no Diário oficial da União, no Dia 4 de julho, o edital da Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2012. O programa oferece 30 bolsas, de R$ 20 mil cada, a estudantes de todo o país – um total de R$ 600 mil em prêmios. As vagas são para o Curso Básico de Artes Circenses da Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro. Neste edital, a Funarte vai distribuir seis bolsas para cada uma das cinco regiões do País.

Podem participar da seleção brasileiros de 18 a 25 anos, a serem completados até o dia 8 de outubro de 2012, data em que começa o curso, que tem duração de dez meses. Para concorrer, os candidatos devem gravar, em DVD, uma demonstração de exercícios de habilidades, tais como rolamento, pirueta, equilíbrio em trave, malabares e corda, entre outros. Os projetos inscritos serão analisados por uma comissão, formada por professores e técnicos da Escola Nacional de Circo. Os concorrentes devem ainda apresentar à comissão, posteriormente, uma performance individual curta, que pode ser a leitura de um texto dramático, uma coreografia, ou um número circense.

As fichas devem ser enviadas pelo correio (Sedex), à Escola Nacional de Circo, juntamente com a documentação exigida e o DVD. Todos os procedimentos necessários estão previstos no edital. Acesse-o na coluna ao lado, onde também está disponível a ficha de inscrição.

Mais informações:

Escola Nacional de Circo
Centro de Artes Cênicas
Fundação Nacional de Artes – Funarte
E-mail: escolacirco@funarte.gov.br
Telefones: (21) 2273-2144 e (21) 2273-8567

Fonte: http://www.funarte.gov.br/edital/bolsa-funarte-para-formacao-em-artes-circenses-2012/

Para refletir!


"O Homem pode adquirir conhecimento ou se tornar um animal, como ele quiser. Deus faz os animais, o homem faz a si próprio."

Willian Shakespeare

sábado, 7 de julho de 2012

Terra Sacra Times Lapses



Seis anos de trabalho... Sete continentes, 24 países...
Fotografia e edição por Sean F. White
Música Original de Roy Milner


Minha vida como cineasta tem sido uma grande jornada que me deu o privilégio de testemunhar os lugares mais incríveis e místicos do mundo. Estas imagens da nossa terra sagrada é a minha maneira de compartilhar com vocês esta experiência mágica...

"Terra Sacra" significa Solo Sagrado em Latim. Terra Sacra é um curta-metragem em locais remotos e antigos monumentos à volta do mundo. Estas imagens foram capturadas durante o meu trabalho e viagens pessoais entre os anos 2006-2012.

Juntei minhas imagens favoritas a partir de diferentes viagens para realizar esta curta-metragem e sem diálogos baseado em um tema muito querido para mim: A Terra Santa.

As imagens são acompanhadas por uma trilha sonora original pelo compositor Roy Milner. Este filme de 6 minutos, é uma jornada que nos leva através de três actos: (I) Terra Principal (II) O passado e o futuro são atingidos (III) Universo Eterno.

Este filme é um projeto pessoal para compartilhar a beleza e a grandeza que eu testemunhei em cada um desses lugares. Espero que consiga através dessas imagens sentir o poder intangível da nossa Terra Sacra.

Para refletir!


"Todos os erros humanos são impaciência, uma interrupção prematura de um trabalho metódico."

Samuel Smiles

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Banda Municipal de Percussão no Desfile Cívico

Tangará da Serra sedia II Festival “Rodas do Cururu e Siriri”


Tangará da Serra sedia, na próxima sexta-feira e sábado (06 e 07.07), o II Festival “Rodas do Cururu e Siriri”. O evento será realizado em parceria com a Associação Folclórica de Tangará da Serra (AFOTS) e Ponto de Cultura Arte que Transforma. O público poderá prestigiar, na Praça dos Pioneiros em Tangará da Serra, a partir das 20h, apresentações artísticas de grupos de hip hop, indígena, cururu e siriri, entre outros elementos artísticos que compõem o cenário cultural da terra.

O principal objetivo do evento é disseminar a cultura mato-grossense, oportunizando ao município o direito de conhecer, praticar e saborear o que de mais belo a cultura de Mato Grosso tem a oferecer. Para os organizadores, a realização do Projeto “Rodas de Cururu e Siriri” é de suma importância, pois através dele pretende-se disponibilizar o conhecimento das raízes culturais e ampliar o acesso da cultura popular à sociedade. Principalmente aos jovens que estão em formação e consolidação de seu caráter social e que, futuramente, estarão transmitindo este conhecimento a outras gerações.

O II Festival “Rodas do Cururu e Siriri” tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) que também estará presente no evento, através do Pontão Viola de Cocho e da Rede de Pontos de Cultura 'Pontos do Mato'.

Desfile cívico marca comemorações do 24º aniversário de Campo Novo do Parecis

O desfile cívico contou com participação de mais de 4 mil pessoas e brilhantes apresentações de escolas, fanfarras, bandas, entidades e população.


Como acontece em todos os anos, o aniversário de Campo Novo do Parecis foi coroado com exemplo de civismo. Este ano, comemorando seu 24º aniversário, Campo Novo do Parecis recebeu às 6 horas de quarta-feira (04/07), 24 rojões representando a idade da cidade na “Alvorada Festiva”.

Exatamente às 8 horas, deu-se início ao momento mais aguardado nas comemorações de aniversário de Campo Novo do Parecis, o Desfile Cívico. Nesse ano não foi diferente, no dia 04 de julho, mais de 4 mil pessoas estiveram na Avenida Mato Grosso para prestigiarem o espetáculo em comemoração ao aniversário do município.

O desfile, uma rica solenidade cívica, homenageou a cidade, retratou a valorização da cultura e do civismo e contou com a participação de 3 mil pessoas distribuídas em 9 escolas municipais, estaduais e uma federal, 8 fanfarras – sendo 3 visitantes: de Nova Olímpia, Barra do Bugres e Nortelândia, e 3 bandas sendo: Banda da Polícia Militar de Mato Grosso, Banda Municipal de Percussão de Campo Novo do Parecis e Banda Marcial da Escola Jardim das Palmeiras. Também se fizeram presentes associações e clubes de serviço: Teatro Ogan, Rotary e Lions Clube, Clubes de Aventureiros Jóias Preciosas, Vigilantes do Parecis, Clube de Desbravadores Leão da Serra, Pelotão de Evolução Guerrilheiros da Fé.

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Vanderlei Cesar Guollo, ressaltou a importância do evento e a participação das crianças no desfile. “Foi um belo desfile, tivemos a excelente participação da população e como em todos os anos o desfile nos emociona pelo exemplo de civismo. Estamos muito satisfeitos principalmente por ser uma linda homenagem ao município de Campo Novo do Parecis. Aproveito para destacar a brilhante participação das bandas e fanfarras que, cada uma a sua maneira, deu um show à parte na avenida. Quero agradecer também as fanfarras dos municípios de Nova Olímpia, Nortelândia e Barra do Bugres pela apresentação e ainda, a Banda da Policia Militar de Mato Grosso”.

A Banda da Polícia Militar de Mato Grosso encerrou o desfile, abrilhantando mais ainda as comemorações alusivas ao 24º aniversário de Campo Novo do Parecis.

Fonte: Alessandra Costa Marques - ASSCOM PM/CNP

Lançada a Cápsula do Tempo de Campo Novo do Parecis que será aberta em 2038

De acordo com o secretário, a Cápsula do Tempo será aberta daqui a 26 anos, no ano de 2038 quando o município estará completando 50 anos.


Dando continuidade às comemorações alusivas ao 24º aniversário de Campo Novo do Parecis, na quarta-feira, 4 de julho, aconteceu a solenidade de lacre da Cápsula do Tempo do município de Campo Novo do Parecis.

“Aqui dentro estão todas as informações de Campo Novo do Parecis de hoje, e o que queremos para o futuro. Temos aqui vários tipos de documentos, informações, registros da população, da mídia local, de Igrejas, de famílias e uma que nos chamou atenção, documentos e desenhos de uma criança de 4 anos”, destacou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Vanderlei Cesar Guollo, durante a solenidade.

Participaram da Cápsula do Tempo:
  • Prefeitura Municipal
  • Câmara Municipal de Vereadoes
  • Secretaria de Cultura e Turismo
  • Departamento de Cultura - Centro Cultural
  • Departamento de Turismo
  • Museu Histórico do Parecis
  • Biblioteca Pública Municipal
  • Telecentro Comunitário
  • Secretaria de Educação
  • EM 04 de Julho
  • EM Professor Antonio Pereira
  • EM Jardim das Palmeiras
  • EM Nossa Senhora Aparecida
  • EE Madre Tarcila
  • Grupo Renascer de Renovação Carismática Católica
  • CTG Porteira da Tradição
  • ACIC
  • Cartório Rui Barbosa
  • Adcanp
  • Comunidade Alemã
  • Grupo Garra Nativa
  • Apae
  • Teatro Ogan e Ponto de Cultura Ninho do Sol
  • Rotary Clube
  • Jornal Gazeta do Parecis
  • Sindicato Rural
  • Família Forestieri
  • Zilda Rizzotto
  • Criança de 04 anos
De acordo com o secretário, a Cápsula do Tempo será aberta daqui a 26 anos, no ano de 2038 quando o município estará completando 50 anos. Participaram da solenidade de lacre, secretários, vereadores, diretores de escolas, imprensa e comunidade.

Fonte: ASSCOM - PM/CNP

Escultura em homenagem a "Odenir Ortolan" é inaugurada

Em solenidade Cívico-Cultural de aniversário de Campo Novo do Parecis, foi inaugurada na manhã desta quarta, 4, na Praça Odenir Ortolan, a escultura "O Agricultor", em homenagem ao produtor rural "Odenir Ortolan".

A escultura (inicialmente pensada como um busto) foi uma indicação da Câmara de Vereadores atendida pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo. A obra "O Agricultor" foi executada pelo escultor Elias Santos, um dos grandes artistas de Mato Grosso. A mesma teve o patrocínio da Fazenda 3 Coqueiros, de Sapezal, através do produtor rural Mauro Fernando Schaedler.


Para refletir!


"Nós geralmente descobrimos o que fazer percebendo aquilo que não devemos fazer. E provavelmente aquele que nunca cometeu um erro nunca fez uma descoberta."

David Cronenberg

quarta-feira, 4 de julho de 2012

terça-feira, 3 de julho de 2012

Desfile Cívico de aniversário de Campo Novo do Parecis será amanhã


A solenidade Cívico-Cultural de aniversário de Campo Novo do Parecis será realizada amanhã, 4, a partir das 7h30 na Av. Mato Grosso, na Praça Municipal Odenir Ortolan.

As escolas do município irão participar desse que é um dos momentos mais marcantes nas comemorações de aniversário de Campo Novo do Parecis.

Na programação do dia, as 10h30, haverá ainda o lançamento do selo comemorativo aos "24 anos" de Campo Novo do Parecis. Já as 11h, haverá a inauguração da escultura "O Agricultor", em homenagem ao produtor rural "Odenir Ortolan".

A cidade estará completando no dia 4 de julho, 24 anos de emancipação política-administrativa.

A expectativa é que a Aveida Mato Grosso esteja repleta de munícipes e visitantes para acompanharem o desfile cívico.

Homenagem marca abertura da 16ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Campo Novo do Parecis

Na oportunidade deu-se início a 1ª Feira de Turismo e VIII Parecis Mostra Cultura, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, como também das apresentações do tablado cultural do Departamento de Cultura, que acontecem no palco central.


A abertura da 16ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Campo Novo do Parecis, que aconteceu oficialmente na noite de sábado (30), em solenidade no Parque de Exposições Odenir Ortolan foi marcada por grandes homenagens.

A solenidade aconteceu na arena do rodeio e contou com as presenças de autoridades locais, Presidente do Sindicato Rural, Alex Utida, Presidente da Famato, Rui Otoni Prado, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Diogo Dutra representando a Prefeitura Municipal e demais presentes. Na oportunidade uma bela homenagem ao produtor Odenir Ortolan, pelo 1º ano de seu falecimento.

Neste dia também deu-se início a 1ª Feira de Turismo e VIII Parecis Mostra Cultura, realizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, como também das apresentações do Tablado Cultural do Departamento de Cultura, que acontecem no palco central.

Dando prosseguimento à programação do primeiro dia, foram realizados rodeios e logo após show musical com a dupla Conrado e Aleksandro. A16ª Expocampo segue até o dia 4 de julho, dia em que o município comemora 24 anos.

Fonte: ASSCOM - PM/CNP

1ª Caminhada na Natureza de Campo Novo do Parecis

1ª Caminhada Internacional da Natureza em Campo Novo do Parecis

O evento reuniu mais de 700 pessoas que desfrutaram das mais belas paisagens do primeiro circuito de turismo rural de Campo Novo do Parecis.


A 1ª Caminhada Internacional na Natureza realizada pelo Governo do Estado por meio da Sedtur, Secretaria de Desenvolvimento do Turismo no município de Campo Novo do Parecis foi um sucesso.

Num percurso de 6 quilômetros de subidas e descidas, trilhas no meio da mata, córrego, criação de animais, plantações e muita natureza, cerca de 700 pessoas participaram na manhã de domingo (1º/07) da 1ª Caminhada que aconteceu no circuito “6 Lagoas”.

Com um roteiro rural especialmente preparado para a contemplação dos visitantes, os participantes puderam desfrutar da natureza em um local com uma alta produtividade, como é o caso da grande produção de coco que observamos no local. “é muito interessante esse evento para que a população possa conhecer o que produzimos aqui, pois temos várias plantações e distribuímos todo nosso produto para a venda no município” destacou Andréia, produtora.

A caminhada atraiu muita gente e em um lugar cheio de natureza e tranqüilidade, encontramos caminhantes animados em meio a muito verde, belas plantações, criações de animais e lindas paisagens em um circuito que também se preocupou com a preservação do meio ambiente.

Ao final dos 6 km percorridos, os participantes fizeram questão de destacar as belezas naturais no circuito. “Eu não sabia que em minha cidade tinha lugares tão maravilhosos e com tanta produtividade como esses que conheci hoje”, destacou Larissa. “Foram muito felizes na escolha da trilha, muito bonito o lugar”, completou a senhora Iolanda.

Os que participaram de todo circuito, ao final da caminhada receberam a Caderneta Internacional, com o carimbo do circuito de Campo Novo do Parecis comprovando sua participação. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Vanderlei Cesar Guollo esteve presente na caminha, inclusive completando todo o percurso. Na oportunidade, ele destacou o que o município tem a oferecer no que diz respeito ao turismo rural. “Um percurso muito agradável e ficamos satisfeitos com a participação de toda comunidade neste evento Internacional realizado pelo Estado em nosso município, parabéns a todos que participaram”

Para o proprietário da Chácara onde foi o início e o término do circuito, a realização da caminhada no circuito foi coroada com sucesso. “Com roteiro bastante atraente e agradável nós do Loteamento 6 Lagoas só temos que agradecer e parabenizar pelo sucesso total do evento que já foi coroado com sucesso”, destacou José Arimatéia. Para o presidente da Cooperativa Coopercampo, apoiadora do evento, um grande evento. “Parabéns a todos que trabalharam para este bonito dia de muita natureza e conhecimento do potencial produtivo e turístico de nosso município”.

Para a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Jupira, a realização do evento em campo novo do parecis superou as expectativas. “Esperávamos uma média de 200 pessoas, mas já chegamos em torno de 700 e isso é maravilhoso. Isso mostra que o potencial da região é enorme, além de ser uma das cidades que mais cresce na região e tem potencial turístico que precisa ser precisa ser explorado” disse a representante do Estado.

Fonte: Alessandra Costa Marques – ASSCOM PM/CNP

Para refletir!


"Todo mundo é um cientista maluco e a vida é o Laboratório. A gente está sempre experimentando, tentando achar um jeito de viver, de resolver os problemas, de se livrar da loucura e do caos"

Mahatma Gandhi

segunda-feira, 2 de julho de 2012