domingo, 1 de maio de 2011

Aldeia Cravari recebe vista da Rede dos Pontos de Cultura

ARIANE LAURA
Assessoria da Rede dos Pontos/SEC-MT
A equipe da Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso dá início ao trabalho de visitação dos Pontos do Estado. O Centro de Memória Indígena Manoki – Associação Watoholi, localizado na aldeia Cravari no município de Brasnorte, situado a 567 km da capital mato-grossense, foi o primeiro Ponto a ser visitado nesta terça-feira (26.04).

Durante a visita a coordenadora da Rede, Cinthia Mattos, deu orientações para a responsável administrativa do Ponto, Marina Irantxe, sobre como eles devem proceder nesta segunda fase. “Mato Grosso possui 42 etnias e 40 Pontos de Cultura, dos quais apenas três são indígenas. É importante que estes Pontos consigam desenvolver bem suas atividades para servir como mostra da diversidade cultural em nosso Estado”, afirma a coordenadora.

No primeiro ano de execução do projeto foram realizadas várias oficinas, entre elas de fabricação de rede, arco e flecha, colar, saia de buriti, chire (espécie de cesto artesanal) e do idioma. Maria Angelina Kamunstsi, 41, agente de saúde, conta que participou da oficina de fabricação de saia com buriti e que as atividades foram positivas para a comunidade. “As oficinas foram muito boas. Acho que as atividades do Ponto de Cultura devem continuar porque os jovens participam, incentiva mais os alunos, as mães incentivam os filhos. As meninas têm muito interesse principalmente no artesanato, têm umas que são ligeiras, têm umas que furavam a conta e furavam o dedo”, comenta sorrindo.

De acordo com a coordenadora das escolas indígenas de Brasnorte, Vilma Depit, o município possui seis escolas do campo (na zona rural) e nove escolas indígenas, uma delas fica na aldeia Cravari, que foi visitada. “A aldeia Cravari é composta por 65 famílias, o que corresponde a aproximadamente 130 pessoas. A escola desta aldeia atende cerca de 70 alunos. Pela manhã temos da 1ª a 5ª série. A tarde são alunos da 5ª a 8ª. No período noturno a escola atende o ensino médio”, explica.

A população atual do município é 13.975 habitantes (IBGE/ contagem 2007). Segundo a professora responsável pelo Departamento de Cultura de Brasnorte, Suzeli Brito, cerca de 10% da população do município é indígena. Ainda de acordo com ela, o município está entre os 50 colocados na questão de qualidade do ensino no país. “Graças a Deus estamos conseguindo desenvolver um bom trabalho”, pontua.

SOBRE A REDE DOS PONTOS DE CULTURA
Os Pontos de Cultura são uma ramificação do Programa Cultura Viva, vinculado à Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MinC). Já a Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso surgiu a partir de 2009, quando o MinC firmou e passou a executar um convênio com a Secretaria de Estado de Cultura.

Através deste programa, instituições que atuam na produção artístico-cultural há pelo menos dois anos desenvolvem ações continuadas que vêm contribuindo para a inclusão social, a construção da cidadania, seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.

Diversas são as áreas de atuação dos Pontos do Mato, entre ela podemos citar: Culturas Populares; Grupos Étnico-Culturais; Patrimônio Material; Audiovisual e Radiodifusão; Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural; Pensamento e Memória; Expressões Artísticas; Economia Solidária e/ou Ações Transversais.

Nenhum comentário: