quinta-feira, 14 de maio de 2015
Próximo debate será em Campo Novo do Parecis
ANGELICA MORAES
Assessoria Secel
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) dá continuidade aos debates sobre o CPF da Cultura e se reúne, nesta sexta-feira (15), com produtores culturais, artistas, prefeitos e lideranças em Campo Novo do Parecis. O encontro será na Câmara de Vereadores, a partir das 14h.
A sigla abrange o Conselho Estadual de Cultura, o Plano Estadual de Cultura e o Fundo Estadual de Fomento à Cultura. A revisão do marco legal da cultura faz parte do acordo de resultados firmado para os 100 primeiros dias de gestão. Após este período de consulta pública, o documento passará por nova revisão e será encaminhado à Assembleia Legislativa.
Os encontros, que começaram no mês de abril, já aconteceram nos municípios de Nova Xavantina, Sorriso e Cuiabá. Os próximos serão em Cáceres (dia 22) e Rondonópolis (dia 26).
O secretário Leandro Carvalho explica que os encontros são abertos à população e encoraja a participação de todos os interessados, principalmente os profissionais do setor que têm, nestes eventos, uma oportunidade única de sanar dúvidas e expor as demandas na área cultural.
A participação da população, segundo ele, é fundamental, uma vez que a proposta de revisão da legislação abrange os novos rumos da política cultural de Mato Grosso.
Além destas reuniões presenciais nas diferentes regiões do estado, as pessoas podem participar contribuindo com opiniões e propostas por meio do site www.participacaosocial.mt.gov.br. Basta acessar o endereço, fazer o cadastro, preencher o formulário com as sugestões e enviar online.
terça-feira, 12 de maio de 2015
Em noite emocionante, mães são homenageadas com presentes e apresentações culturais
Dando sequência à 1ª Semana do Bebê uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, em uma ação coordenada com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Selo UNICEF Município Aprovado, a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo através do Departamento de Cultura realizou na noite desta quarta-feira (06), a "Noite Cultural das Mães no Centro Cultural Paresí.
Centro de todas as atenções, as mães dos alunos das oficinas culturais e grupos de dança do Departamento de Cultura foram homenageadas com apresentações que as levaram às lagrimas.
Em algumas apresentações, as mães também participaram como a apresentação da Companhia Revelação de Teatro, que fez uma viagem ao passado com encenações de músicas que marcaram épocas.
Entre uma homenagem e outra, as mães foram presenteadas com brindes oferecidos pelo comércio local e para encerrar, o mais desejado deles, uma carteira de habilitação.
Felizes com a participação da comunidade, a organização do evento, que não mediu esforço para realizar tão gratificante homenagem, afirmou que nenhuma mãe saiu da “Noite Cultural das Mães”, sem sentir que valeu a pena esperar nove meses para receber tanta demonstração de carinho e reconhecimento pelo seu dia.
Fonte: Alexia Schumacher com Redação
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer promove Ciclo de Diálogo em Campo Novo do Parecis
Ciclo de Diálogo em Cuiabá
Campo Novo do Parecis recebe nessa sexta-feira (15), o Governo do Estado de Mato Grosso, que através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, promoverá o Ciclo de Diálogo para apresentar a proposta de revisão da legislação do “CPF da Cultura” que diz respeito ao Conselho Estadual de Cultura, Plano Estadual de Cultura e Fundo Estadual de Cultura.
O evento acontece no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, às 14h, e é aberto a toda população, especialmente à classe artística, aos produtores e entidades culturais. Estarão presentes prefeitos, secretários e dirigentes municipais de cultura da Região Oeste do Estado.
A revisão da legislação do “CPF da Cultura” é marco legal e parte integrante do acordo de resultados entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para os 100 primeiros dias de Governo. O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, salienta que é importante a participação de todos para a consolidação das políticas públicas de cultura para os Municípios e o Estado.
Luiz Carlos Bezerra
ASCOM/ SECULTUR
Avaliação técnica dos projetos é item mais elogiado em Cuiabá
Graciele Leite
Assessoria SECEL
Em mais um encontro do ciclo de diálogo para discutir o “CPF da Cultura”, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) apresentou a proposta de reformulação das leis estaduais do Conselho, do Plano e do Fundo de Fomento à Cultura, em Cuiabá. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (06.05), no Palácio Paiaguás, e contou com participação de gestores, artistas e produtores culturais de 11 municípios.
O secretário da Secel, Leandro Carvalho, conduziu o debate e destacou a importância do diálogo para construção desse novo momento da política cultural do Estado. Ele lembrou que, além de Cuiabá, também já foram realizados encontros em Nova Xavantina e Sorriso, e haverá consultas em Campo Novo do Parecis, Cáceres e Rondonópolis. “Os debates têm sido extraordinários, é muito enriquecedor pensar juntos os pilares dessa nova política cultural em Mato Grosso. Estamos trabalhando nos alicerces que vão sustentar o desenvolvimento do setor para as próximas décadas”.
Além de Cuiabá, participaram representantes de Várzea Grande, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Bugres, Rondonópolis, Cláudia, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Nova Lacerda e Campo Novo do Parecis.
Os participantes em Cuiabá chegaram articulados ao evento, reuniram-se antes para analisar a proposta de revisão das leis e pontuaram as sugestões durante o debate. A produtora cultural Keiko Okamura participou do encontro e elogiou a realização dos diálogos regionais. “Além de ser necessária e oportuna essa reformulação, parabenizo a gestão pela forma como está sendo conduzido o debate, principalmente por contemplar também o interior do Estado”. Dentre os pontos de melhoria, ela destacou a forma de avaliação e aprovação dos projetos, que passa a ser feita por comissões técnicas, além da vinculação dos recursos à receita líquida do Estado.
O artista plástico e produtor cultural Vicente Paulo lembrou que este é um passo que já deveria ter sido dado há muito tempo. “Esse debate é de uma importância tremenda, pois é uma forma de buscar os caminhos adequados para que os recursos cheguem à sua finalidade. Demonstra que a gestão está evoluindo, e há uma confiança do segmento, pois vemos que há pessoas capacitadas e do meio planejando a cultura. Mais importante ainda é a proposta por lei, tornando a política de Estado e não de Governo”. Como item positivo da proposta, ele ressaltou a mudança na análise dos projetos. “A avaliação técnica possibilitará a imparcialidade no processo de aprovação”.
De Barra do Bugres, Maria Elizabete Meiato, que coordenadora do departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, também compareceu ao debate. “É muito importante estar aqui, pois essa postura da gestão demonstra que a coisa não veio pronta, e sim que há oportunidade para discutirmos e apresentarmos nossa posição sobre o tema”. Outro ponto destacado por ela foi o fato de haver reuniões por regiões, facilitando o acesso aos representantes dos municípios.
CPF da Cultura – Pelo novo texto, a proposta é estabelecer uma lei própria para o Conselho Estadual de Cultura, desvinculando-o da legislação do Fundo de Fomento. Além disso, o órgão passa a ter representantes de oito segmentos culturais e de diferentes instituições, com autonomia para pensar e propor as políticas públicas do Estado.
Outra alteração relevante é no processo de avaliação dos projetos culturais apresentados pela sociedade. A Secel irá regulamentar o recebimento dos pedidos de financiamento via editais, e os projetos serão analisados por câmaras e grupos de trabalho formados por pessoas com notório saber na área. Após essa fase, os projetos recebem um parecer técnico e são encaminhados ao Conselho para homologação da melhor proposta.
O Plano Estadual da Cultura passou por revisão recentemente. Foi discutido com a classe cultural por meio de fóruns regionais. No processo de revisão atual, foi mantido o planejamento anterior, mas com acréscimo de metas e ações alinhadas ao plano de governo do Estado.
O Fundo Estadual de Cultura também sofrerá alteração significativa pelo novo texto, especialmente na forma de financiamento dos projetos culturais. A proposta é garantir a receita conforme prevê a Constituição Federal, com vinculação de recursos à receita tributária líquida do Estado, e não por incentivo fiscal. Além disso, a aprovação dos projetos ocorrerá via editais, com avaliação técnica pelas câmaras e grupos de trabalho que atuarão em alinhamento com o Conselho Estadual.
CONSULTA ONLINE - Para garantir o acesso à proposta e oportunizar o envolvimento da sociedade, o Governo de Mato Grosso disponibiliza o site www.participacaosocial.mt.gov.br. Basta acessar o endereço, fazer o cadastro, preencher o formulário com as sugestões e enviar.
Após o período de consulta pública, o documento passará por nova revisão, para enfim ser encaminhado à Assembleia Legislativa.
domingo, 10 de maio de 2015
10 coisas que sua mãe nunca te contou
Existem certas coisas que é preciso vivenciar na pele para saber seu real significado.
Ser mãe é uma delas.
Leia o relato a seguir escrito pela blogueira americana Natasha Craig.
Aí estão 10 coisas que sua mãe nunca te contou, mas que talvez seja bom você saber agora - na opinião da autora.
1. Você a fez chorar… muito.
Ela chorou quando descobriu que estava grávida. Ela chorou quando te deu à luz. Ela chorou quando te segurou pela primeira vez. Ela chorou de felicidade. Ela chorou de medo. Ela chorou de preocupação. Ela chorou porque se preocupa profundamente com você. Ela sentiu suas dores e suas alegrias e ela as compartilhou com você, mesmo que você não tenha percebido.
2. Ela queria aquele último pedaço de bolo.
Mas, quando te viu com aqueles olhões, lambendo a boca, não tinha como comê-lo. Ela sabia que ficaria muito mais feliz vendo a sua barriguinha cheia, em vez da dela.
3. Doeu.
Doeu quando você puxou o cabelo dela; doeu quando você a agarrou com aquelas unhas afiadas, impossíveis de cortar; doeu quando você mordeu o peito dela enquanto mamava. Você machucou as costelas dela quando chutava ainda dentro da barriga; esticou a barriga dela por nove meses; fez o corpo dela se contrair de dor quando veio ao mundo.
4. Ela sempre teve medo.
Do momento em que você foi concebido, ela fez tudo para te proteger. Ela virou sua mamãe-urso. Ela é aquela mulher que queria dizer não quando a menininha da rua pedia para te segurar e que fez careta quando você estava nos braços dela. Na cabeça dela, ninguém seria capaz de te dar tanta segurança. O coração dela bateu mais rápido quando você deu seus primeiros passos. Ela ficou acordada até mais tarde para ter certeza de que você tinha chegado em casa são e salvo, e acordou cedo para te levar para a escola. Ela estava por perto a cada topada ou tropeção; estava pronta pra te abraçar quando você acordava com pesadelos ou febre. Ela estava lá pra garantir que você estaria OK.
5. Ela sabe que não é perfeita.
Ela é a maior crítica dela mesma. Sabe de todas as deficiências que tem e às vezes se odeia por causa delas. Mas é ainda mais dura consigo mesma quando se trata de você. Ela queria ser a mãe perfeita – mas, como é humana, cometeu erros. Ela provavelmente ainda está tentando se perdoar. Mais que tudo, ela gostaria de voltar no tempo e fazer as coisas de outro jeito, mas isso é impossível, então seja gentil e saiba que ela fez todo o possível.
6. Ela te observou dormindo.
Às vezes ela ficava acordada até as 3h, rezando para você finalmente pegar no sono. Ela mal conseguia ficar de olhos abertos enquanto cantava para você, implorando: “Por favor, por favor pegue no sono”. E aí, quando você finalmente dormia, ela te colocava no berço e todo o cansaço desaparecia por um segundo. Ela ficava ali, olhando sua cara angelical e perfeita, sentindo mais amor do que achasse ser possível, apesar dos braços cansados e dos olhos doloridos.
7. Ela te carregou por muito mais que nove meses.
Você precisava. Então ela te carregou. Ela aprendeu a te segurar enquanto fazia limpeza, enquanto comia, até mesmo enquanto dormia: não tinha outra alternativa. Os braços estavam cansados, as costas doíam, mas ela te segurava pra ter você bem perto. Ela te agarrou, te amou. Você se sentia seguro nos braços dela; sabia que era amado nos braços dela. Por isso ela te segurou o quanto fosse necessário.
8. Seu choro cortava o coração dela.
Não havia som mais triste que seu choro, imagem mais horrível que lágrimas escorrendo do seu rosto perfeito. Ela fez tudo o que era possível para que você não chorasse e, quando não podia impedir suas lágrimas, o coração dela se partia em um milhão de pedacinhos.
9. Ela te colocou em primeiro lugar.
Ela ficou sem comer, sem tomar banho e sem dormir. Ela sempre colocou suas necessidades na frente das dela. Ela passava o dia inteiro cuidando de você e, no fim do dia, não sobrava energia para ela mesma. Mas, no dia seguinte, ela acordava e fazia tudo de novo.
10. Ela faria tudo de novo.
Ser mãe é um dos trabalhos mais difíceis do mundo, um trabalho que às vezes te leva ao limite. Você chora, você sofre, você tenta, você erra, você trabalha e você aprende. Mas você também sente mais alegria do que achava ser possível e mais amor do que seu coração comporta. Apesar de tudo o que sua mãe passou por sua causa, ela faria tudo de novo, porque você vale a pena. Então, da próxima vez que a vir, diga obrigado. Diga que a ama. Nunca vai ser demais.
Ser mãe é uma delas.
Leia o relato a seguir escrito pela blogueira americana Natasha Craig.
Aí estão 10 coisas que sua mãe nunca te contou, mas que talvez seja bom você saber agora - na opinião da autora.
1. Você a fez chorar… muito.
Ela chorou quando descobriu que estava grávida. Ela chorou quando te deu à luz. Ela chorou quando te segurou pela primeira vez. Ela chorou de felicidade. Ela chorou de medo. Ela chorou de preocupação. Ela chorou porque se preocupa profundamente com você. Ela sentiu suas dores e suas alegrias e ela as compartilhou com você, mesmo que você não tenha percebido.
2. Ela queria aquele último pedaço de bolo.
Mas, quando te viu com aqueles olhões, lambendo a boca, não tinha como comê-lo. Ela sabia que ficaria muito mais feliz vendo a sua barriguinha cheia, em vez da dela.
3. Doeu.
Doeu quando você puxou o cabelo dela; doeu quando você a agarrou com aquelas unhas afiadas, impossíveis de cortar; doeu quando você mordeu o peito dela enquanto mamava. Você machucou as costelas dela quando chutava ainda dentro da barriga; esticou a barriga dela por nove meses; fez o corpo dela se contrair de dor quando veio ao mundo.
4. Ela sempre teve medo.
Do momento em que você foi concebido, ela fez tudo para te proteger. Ela virou sua mamãe-urso. Ela é aquela mulher que queria dizer não quando a menininha da rua pedia para te segurar e que fez careta quando você estava nos braços dela. Na cabeça dela, ninguém seria capaz de te dar tanta segurança. O coração dela bateu mais rápido quando você deu seus primeiros passos. Ela ficou acordada até mais tarde para ter certeza de que você tinha chegado em casa são e salvo, e acordou cedo para te levar para a escola. Ela estava por perto a cada topada ou tropeção; estava pronta pra te abraçar quando você acordava com pesadelos ou febre. Ela estava lá pra garantir que você estaria OK.
5. Ela sabe que não é perfeita.
Ela é a maior crítica dela mesma. Sabe de todas as deficiências que tem e às vezes se odeia por causa delas. Mas é ainda mais dura consigo mesma quando se trata de você. Ela queria ser a mãe perfeita – mas, como é humana, cometeu erros. Ela provavelmente ainda está tentando se perdoar. Mais que tudo, ela gostaria de voltar no tempo e fazer as coisas de outro jeito, mas isso é impossível, então seja gentil e saiba que ela fez todo o possível.
6. Ela te observou dormindo.
Às vezes ela ficava acordada até as 3h, rezando para você finalmente pegar no sono. Ela mal conseguia ficar de olhos abertos enquanto cantava para você, implorando: “Por favor, por favor pegue no sono”. E aí, quando você finalmente dormia, ela te colocava no berço e todo o cansaço desaparecia por um segundo. Ela ficava ali, olhando sua cara angelical e perfeita, sentindo mais amor do que achasse ser possível, apesar dos braços cansados e dos olhos doloridos.
7. Ela te carregou por muito mais que nove meses.
Você precisava. Então ela te carregou. Ela aprendeu a te segurar enquanto fazia limpeza, enquanto comia, até mesmo enquanto dormia: não tinha outra alternativa. Os braços estavam cansados, as costas doíam, mas ela te segurava pra ter você bem perto. Ela te agarrou, te amou. Você se sentia seguro nos braços dela; sabia que era amado nos braços dela. Por isso ela te segurou o quanto fosse necessário.
8. Seu choro cortava o coração dela.
Não havia som mais triste que seu choro, imagem mais horrível que lágrimas escorrendo do seu rosto perfeito. Ela fez tudo o que era possível para que você não chorasse e, quando não podia impedir suas lágrimas, o coração dela se partia em um milhão de pedacinhos.
9. Ela te colocou em primeiro lugar.
Ela ficou sem comer, sem tomar banho e sem dormir. Ela sempre colocou suas necessidades na frente das dela. Ela passava o dia inteiro cuidando de você e, no fim do dia, não sobrava energia para ela mesma. Mas, no dia seguinte, ela acordava e fazia tudo de novo.
10. Ela faria tudo de novo.
Ser mãe é um dos trabalhos mais difíceis do mundo, um trabalho que às vezes te leva ao limite. Você chora, você sofre, você tenta, você erra, você trabalha e você aprende. Mas você também sente mais alegria do que achava ser possível e mais amor do que seu coração comporta. Apesar de tudo o que sua mãe passou por sua causa, ela faria tudo de novo, porque você vale a pena. Então, da próxima vez que a vir, diga obrigado. Diga que a ama. Nunca vai ser demais.
Assinar:
Postagens (Atom)