quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sou fã - Janice Lima: Fidelidade!

Premiado documentário é exibido no Cinemato

“Buracos, a Herança do Diamante” teve destaque no “RIFF”, o Roma Independent Film Festival, participou também do “Festival É Tudo Verdade”, em São Paulo, e outro em Israel


Beatriz Saturnino - Assessoria SEC-MT

Após ser visto em vários cantos do mundo, o premiado documentário “Buracos, a Herança do Diamante”, do Ponto de Cultura Arte Itinerante será apresentado na “terrinha”, no 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, com realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. A vida, o cotidiano e a herança da época vindoura do diamante em Poxoréu, uma das cidades mais antigas de Mato Grosso, agora poderá ser vista no telão do Anfiteatro do Espaço CDL, nesta segunda-feira (24.02), às 18h.

“Por que um povo sem Cultura não existe”, é o slogan observado no documentário pelo jovem diretor de teatro, que volta à sua cidade natal para realizar uma peça sobre a história vivida pelos velhos garimpeiros.

“Buracos, a Herança do Diamante” teve destaque no “RIFF”, o Roma Independent Film Festival, participou também do “Festival É Tudo Verdade”, em São Paulo, e outro em Israel.

Trata-se de uma co-produção ítalo-brasileira realizada pelo “Ponto de Cultura Arte Itinerante” de Poxoréu, cujo diretor é italiano, Matteo Ferarini, e o produto é a história de Poxoréu e a população local com depoimentos instigantes sobre a era do garimpo e o auge do diamante.

“É uma honra apresentar o documentário no Cinemato, e considero muito importante o convite feito pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Festival para que possamos contar a história de Poxoréu, documentário este que já viajou o mundo, sendo visto em vários festivais”, destaca o coordenador cultural da Associação Partilhar, Gian Piero Barozzi, também italiano e responsável pelo Ponto de Cultura do município em destaque.

Para a coordenadora de Ações Artísticos Culturais da SEC-MT, Cinthia Mattos, é importante a valorização das ações dos Pontos de Cultura. “Ver um Ponto de Cultura sendo premiado em festival internacional nos faz ter a certeza de que a produção audiovisual de Mato Grosso contribui para o fortalecimento da arte”, frisa a coordenadora.

Sinopse

No inicio do século passado, uma multidão de aventureiros caminha meses para chegar aos grandes garimpos de diamantes da região do Araguaia, em particular na de Poxoréu.

Buracos é a história desses aventureiros, contada por eles. Quando o diamante acaba e a sorte desaparece, a incapacidade de planejar o futuro permanece como única lembrança do diamante. Nessa realidade, um jovem diretor de teatro volta na sua cidade natal para realizar uma peça sobre a história vivida pelos velhos garimpeiros.

A equipe de direção é composta por Matteo Pecorara, na fotografia e som, montagem e edição por Renato Lisanti, arte por Gabriella Pezzani, dirigido pelo produtor Gian Piero Barozzi.


Programação Cinemato

A programação do 19º Cinemato, começa todos os dias a partir das 17h30, e contará com debates dos filmes exibidos no dia anterior,pelos próprios realizadores, e segue com a mostra dos curtas e longas-metragem, ou documentários.

A entrada é gratuita e vale lembrar que os ingressos sejam retirados o quanto antes, a partir das 16h30, pois Anfiteatro do Espaço CDL tem lotação máxima de 250 lugares.

O 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), em parceria com os Institutos Cultural América (Inca) e Dancem.

Intercâmbio Cultural divulga lista de cadastro

Visa o incentivo e promoção de artistas, grupos, comunidades tradicionais e o terceiro setor no desenvolvimento das mais variadas linguagens artísticas e práticas culturais


Beatriz Saturnino - Assessoria SEC-MT

Já saiu a lista dos nomes cadastrados no Edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2014, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), que objetiva cadastrar e habilitar proponentes para ações de promoção e difusão cultural em Mato Grosso. Aproximadamente 700 artistas, mestres e produtores culturais, vindos de 50 municípios agora fazem parte do cadastro de “Intercâmbio Cultural”, que poderão atender as áreas das artes visuais, da dança, do teatro, da música, das novas mídias, do design, de serviços criativos, das humanidades, do patrimônio museológico, da diversidade cultural e de outras expressões culturais.

A Coordenadoria de Ações Artísticos Culturais é responsável pelo Programa de Intercâmbio Cultural, que visa o incentivo e promoção de artistas, grupos, comunidades tradicionais e o terceiro setor no desenvolvimento das mais variadas linguagens artísticas e práticas culturais.

Ou seja, isso significa o estreitamento da distância entre os artistas, produtos, produtores e sociedade, bem como geográfica, das ações artísticas e culturais para que haja a realização do intercâmbio com outros Estados e países. Desta forma, visa colocar os povos, comunidades e nações no encontro antropológico e sociológico da diversidade cultural existentes entre os homens e suas culturas.

O cadastro garante um incentivo ao artista com o intuito de fomentar as ações culturais e artísticas de todas as regiões de Mato Grosso, podendo se cadastrar pessoas físicas e jurídicas, de forma gratuita. Ou seja, é uma oportunidade de valorizar as expressões culturais em toda a sua diversidade.

A secretária da SEC-MT, Janete Gomes Riva, no uso de suas atribuições torna público em Diário Oficial, de número 26239, nesta segunda-feira (24.02), o resultado entre as páginas 19 e 23 do documento.

Campo Novo do Parecis no Intercâmbio Cultural

Artistas e grupos de Campo Novo do Parecis também se cadastraram e foram selecionados em várias propostas, estando aptos a participar do Programa de Intercâmbio Cultural de Mato Grosso.

  • Francislaine Almeida dos Santos - Apresentação do espetáculo "Parangolé"
  • Vanderlei César Guollo - Palestra: "As Abordagens do Conto"
  • Teatro Ogan - Oficinas e Workshops: apresentação de balé "O Lago dos Cisnes" e o espetáculo de contação de histórias "Passarinho me contou..."

Segue a relação dos proponentes cadastrados, de propostas para o ano de 2014.


Campo Novo do Parecis se prepara para o “XII Parê Folia”

O evento acontece entre os dias 1º e 04 de março na Praça de Eventos com concurso de blocos e duas matinês, domingo e terça-feira.

A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULTUR, prepara o Carnaval 2014. O objetivo é que Campo Novo do Parecis realize o carnaval com segurança e muita animação.

A Secultur está preparando toda ornamentação carnavalesca para a Praça de Eventos, local onde é realizado o carnaval e os blocos carnavalescos estão imbuídos em fazer uma bela apresentação, com um carnaval temático, um dos grandes atrativos da cidade nos próximos dias de festa. O evento acontecerá entre os dias 1º a 4 de março, com o tema: “O Carnaval da Jararaca na Terra do Parecis” e com concurso de blocos.


Para o prefeito, Mauro Valter Berft, o evento do carnaval atrai um bom público e deve crescer mais nos próximos anos. “Sentimos que a população gosta do carnaval e merece poder comemorar com segurança, por isso estamos empenhados em oferecer 4 noites de festa e duas matinês, domingo e terça-feira) com uma boa estrutura, com muita segurança, para recebermos a nossa população e visitantes”, destacou prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente todos os dias na praça de eventos, nas matinês e a noite, com ambulância e equipe de enfermagem e ainda, intensificando a realização das blitz educativas, objetivando mais informação, com a prevenção de gravidez indesejada ou precoce e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Por: Alessandra Costa Marques/Assessoria de Comunicação/Prefeitura

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Secultur realiza Banca de Capacitação Profissional


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), através do Departamento de Cultura, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão de Mato Grosso (Sated) promove uma Banca de Capacitação para artistas cênicos de Campo Novo do Parecis.

A Banca de Capacitação é uma exigência legal para todos os artistas que desejam obter seu registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e poder exercer sua profissão com todos os direitos que a CLT prevê.

Os avaliadores da Banca de Capacitação serão Nestor Defletas, ator, diretor e contra-regra, presidente do SATED; Luciano Oliveira, bailarino; e Alicce de Oliveira, atriz e contadora de histórias.

A Banca de Capacitação acontece amanhã (22/02), a partir das 8h30, na EM 04 de Julho, onde serão avaliados dançarinos e atores de nosso município, e compreende:

  • Workshop de Legislação Trabalhista;
  • Prova escrita;
  • Prova prática;
  • Análise de currículo.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

- O que acontece dentro de casa, fica dentro de casa.


- Se você tem peito e bunda, tá pronta para trepar.
- Já faz sexo de graça, ué! Então por que não ganha uns trocados para ajudar nas contas aqui da casa?
- Quer esse brinquedo? Você já é bem grandinha, né? O que você vai me dar em troca?
- Se você transa com o namorado, por que não transa comigo, o cara que alimentou você quando seu pai te deixou?
- Ou chupa o vovô, que tanto a ama?
- Criei um homem. Mas se gosta de pau, é pau que você vai levar.
- Você é minha namorada. Minha! Não tem essa de não querer.
- Mas você fez isso tantas vezes! Por que você está falando não logo agora?
- Se contar para a sua mãe, mato ela e mato seu irmão.



- Meu marido estava bêbado. Ele ama a filha.
- Meu meio-irmão não quis fazer isso. Ele está com problemas no emprego.
- Você que deu em cima dele. Está querendo roubar ele de mim, isso sim…
- Não, papai não tocou em você. Deixa de contar mentira sobre ele.



O Brasil registra uma média de 87 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes por dia, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. De acordo com reportagem do UOL, desta quinta (20), 53,44% das denúncias são cometidas pelos pais da vítima – isso sem contar outros familiares.



- Não meta o bedelho! É coisa da família dos outros. Deixe que resolvam.
- O que acontece dentro de casa, fica dentro de casa.
- E tem menina que gosta.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

"Tapa na câmera" Nicolo Banini - As possibilidades da Arte!

Teatro de Mato Grosso se apresenta no Festival em Manaus

Dom Quixote abre a programação da Mostra Comemorativa de uma década do Festival que movimenta as artes cênicas no Norte do país, como parte da retrospectiva.


Por Beatriz Saturnino – Assessoria SEC-MT

Em comemoração aos 10 anos do Festival de Teatro da Amazônia, o Ponto de Cultura Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) apresentará o espetáculo “Dom Quixote”, neste sábado (15.02), às 20h, no Teatro Amazonas, em Manaus, no Estado do Amazonas, como convidado da Mostra Comemorativa. A peça que conta as peripécias da viagem do fidalgo segue dia 18 para Porto Velho, em Rondônia, no Espaço Tapiri, com apresentação também às 20h, numa programação fora da Mostra.

Dom Quixote abre a programação da Mostra Comemorativa de uma década do Festival que movimenta as artes cênicas no Norte do país, como parte da retrospectiva dos espetáculos que circularam por lá. O TEAF é um deles, com o registro em duas edições, sendo que em uma delas levaram aos palcos o clássico de Miguel de Cervantes.

O espetáculo Dom Quixote é baseado na obra adaptada para teatro de bonecos pelo brasileiro Antônio José da Silva, O Judeu, no século 18, e foi montado pelo Teatro Experimental de Alta Floresta em 2008, em comemoração a seus 20 anos. Conta com a direção do ator português, Horácio Manuel, e agora retorna com algumas novidades.

O romance tem como pano de fundo três viagens - por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha - feitas por dom Quixote e por seu fiel amigo e companheiro Sancho Pança. A peça repassa a segunda viagem de Dom Quixote, por La Mancha, cujo protagonista é um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis prediletos.

Envolve-se em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico, como não poderia deixar de ser. Dessas aventuras e desventuras, enfrentando leões, gigantes e outros seres que povoam o mundo do personagem, saltam o amor e a bravura para enfrentar os “monstros” do dia a dia.

É assim que o personagem vê gigantes em moinhos de vento e os enfrenta bravamente. É no espírito da busca de aventuras e de amor de Dulcinéia, que ao vencer uma das batalhas Quixote conclama: “Haveis de confessar que a minha namorada Dulcinéia é a menina mais linda do mundo”.

A mostra é promovida pela Federação de Teatro do Amazonas (FETAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, com programação gratuita.

FICHA TÉCNICA
Produção - Teatro Experimental de Alta Floresta
Projeto - Intercâmbio Alta Floresta/Portugal
Texto - José Antônio da Silva (O Judeu) a partir da obra de Miguel de Cervantes
Adaptação e Direção - Horácio Manuel
Produção - Elenor Cecon Júnior
Figurinos e Adereços - Valdir Garcia Júnior e Joezer Ponciano
Cenografia, sonoplastia e iluminação - Horácio Manuel
Direção Coreográfica - Cassiane Leite
Percussão - Valmir Teixeira
Operação de Sonoplastia e Iluminação - Anderson Flores

ELENCO - Ronaldo Adriano, Angélica Müller, Wellington Pereira, Gean Nunes e Cassiane Leite.

Para refletir!


Vejo os pombos no asfalto, eles sabem voar alto mas insistem em catar as migalhas do chão.

Zeca Baleiro

domingo, 16 de fevereiro de 2014

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Para refletir!


A poesia é um abismo sem fundo. 
Quando você pula nunca mais volta, e tem a liberdade de voar eternamente.

Arthur Hisoka

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Para refletir!


Se estiver caindo não olhe para baixo, apenas pense que pode voar... pois talvez você realmente possa.

Aniely G. Marques

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Intercâmbio Cultural prorroga data de inscrição

Trata-se de um incentivo com o intuito de fomentar a cultura de todas as regiões de Mato Grosso, podendo se cadastrar pessoas físicas e jurídicas.


BEATRIZ SATURNINO / Assessoria SEC-MT

O prazo para o credenciamento do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) foi prorrogado para até o dia 14 de fevereiro. Ainda há tempo para os artistas de todo Estado participarem do Edital 2014 para o cadastramento e recadastramento para ações de promoção e difusão cultural, sem cobrança de taxa.

O Intercâmbio Cultural objetiva atender as áreas das artes visuais, da dança, do teatro, da música, das novas mídias, do design, de serviços criativos, das humanidades, do patrimônio museológico, da diversidade cultural e de outras expressões culturais.

Trata-se de um incentivo ao artista com o intuito de fomentar as ações culturais e artísticas de todas as regiões de Mato Grosso, podendo se cadastrar pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, é uma oportunidade de valorizar as expressões culturais em toda a sua diversidade.

É imprescindível que a pessoa interessada se atente aos documentos pessoais exigidos dentre eles a Certidão Negativa, onde pode ser retirada no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), por meio do endereço eletrônico http://www.sefaz.mt.gov.br/cnd/certidao/servlet/ServletRotd?origem=11. Toda a documentação deve ser escaneada e enviada para o email intercambiocultural@cultura.mt.gov.br, ou entregue no setor de Protocolo da SEC-MT, para que seja devidamente incluso no nosso Banco de Dados após analise.

Leia com atenção o Edital em anexo, entre as páginas 72 e 74 do Diário Oficial, do dia 30 de dezembro de 2013, pois o proponente será desclassificado automaticamente do cadastramento se estiver faltando qualquer documento exigido no Edital.

O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural faz parte da Coordenação de Ações Artístico Culturais da SEC-MT.

Maiores informações no site: http://www.cultura.mt.gov.br/noticias/intercambio-cultural-prorroga-data-de-inscricao/103708

Para refletir!


Invejo as aves migrantes que, além de voar, sabem para onde vão.

Gildes Bezerra