Da Redação do Midia News
Com o enredo “Cuiabá: Um Paraíso no Centro da América!”, a Estação Primeira de Mangueira inicia seu desfile, nesta segunda-feira (11), a partir das 21h (horário local), sob o comando do carnavalesco Cid Carvalho.
A escola, que é patrocinada pela Prefeitura da Capital mato-grossense, a um custo de R$ 3,6 milhões, será a segunda agremiação a passar pela Marquês de Sapucaí, no segundo dia de desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
A escola promete conduzir o público em uma grande viagem de trem, transporte esperado por 150 anos pela Capital para promover a integração de Cuiabá com o resto do país.
A história será contada em sete estações: Mangueira, Eldorado, Mitos e Lendas, Arte e Sabor, Festas de Santos, Portal do Paraíso e Mandem Lembranças ao Futuro.
Os números da escola impressionam: serão quatro mil componentes desfilando pela avenida, distribuídos em 49 alas e sete alegorias.
Além disso, sempre inovando, a tradicional bateria da escola, conhecida como Surdo Um, promete fazer um espetáculo à parte, com 500 componentes divididos em duas partes, mas dialogando entre si, durante o desfile.
Apesar de não conquistar um título desde 2002 – ficou em sétimo lugar, no desfile do ano passado –, a Mangueira promete fazer uma grande homenagem à cidade, na tentativa de conquistar a primeira posição no ranking geral deste ano.
Gracyanne Barbosa, rainha da Bateria Surdo Um da Estação Primeira de Mangueira
ESTAÇÕES
A escola será “puxada” por figuras tradicionais da agremiação na primeira estação do desfile, “Mangueira”: Cartola, Dona Zica, Xangô da Mangueira, Carlos Cachaça, entre outros.
A segunda parada do público será na “Estação Eldorado”, onde a escola irá contar um pouco sobre a fundação de Cuiabá, em 8 de abril de 1719 (294 anos atrás), passando pelo garimpo, a chegada dos negros, brancos, índios e bandeirantes, bem como a mistura das raças que deu origem à população cuiabana.
Na terceira estação, “Mitos e Lendas”, o público vai conhecer um pouco sobre o folclore e as lendas da capital de Mato Grosso.
Já na “Estação Arte e Sabor”, o artesanato cuiabano e a culinária local serão destaques.
A escola irá passar pela cerâmica e as pinturas regionais, bem como promete fazer os espectadores sentirem o gosto da farofa de banana, da carne seca, do arroz de pequi e do caju.
A quinta estação da escola, “Festas de Santos”, fala da religiosidade e da fé dos cuiabanos, com suas tradicionais procissões e danças.
A estação seguinte, “Portal do Paraíso”, dará destaque às belezas naturais que a Cidade Verde oferece, com destaque para a biodiversidade encontrada em Chapada dos Guimarães.
A escola irá fechar o desfile com a estação “Mandem Lembranças ao Futuro”, destacando a escolha de Cuiabá como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário