Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão.
Esta expressão, que pode ser considerada um mantra, uma espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações, tem origem francesa. Um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô. Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.
Alguns poderiam estar perguntando, então como se diz merda em francês? “merde” = merda (pronuncia-se mérd). Um detalhe: na época em que as pessoas íam ao teatro de carruagem em França, tinha sempre um rastro dos cavalos na porta do teatro, sendo assim este era sinônimo de casa cheia.
Os atores passaram a desejar "muita merda" pois significava que havendo muita merda na frente do teatro era sinal de que teriam bastante público; muitos dizem também: “quebre a perna”! O “Boa Sorte” (do francês “sort” = sorte) é visto como tabu, pois se desejando “merda” tudo que é de ruim já foi desejado o resto poderá “ser lucro” (mesmo se algo não sair bem na apresentação); enfim se desejando “merda” por conseqüência tudo irá acabar “bem”.
Assim, a expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte e é sempre usada antes das apresentações. Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “merda”, deve responder apenas “merda” ou ficar calado.
Daniel Burgos
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário