O Seminário de Cultura é um evento anual promovido pelo Teatro Experimental de Alta Floresta que acontece com o objetivo de agregar forças para estudar e compreender a formação cultural da nossa sociedade para propor alternativas nas áreas de Gestão Pública de Cultura, Organização e Fortalecimento de Grupos artístico-culturais além de revelar a estética da nossa gente.
Além disso proporcionaremos o encontro e a articulação entre gestores públicos de cultura, membros de grupos de teatro, especialmente do Estado de Mato Grosso entre si e com os cidadãos formadores de opinião. Ainda, nos dedicamos a compreender elementos que são determinantes nessa formação da identidade cultural do nosso povo, para a sua revelação: a sua memória.
O VIII Seminário
No VIII Seminário de Cultura em 2011 será discutida a memória social, com foco na arte e na história em dois planos. No primeiro arte e memória, questão indígena e ocupação da Amazônia serão discutidos de forma ampla. No segundo o rural e o urbano, o indígena no Território Portal da Amazônia e ocupação do norte do Mato Grosso serão discutidos de forma a conectar o local e o global. Discutir-se-á o tema por meio de mesas redondas, cujo foco é entender as relações e imbricamentos entre a cultura, memória e arte. Além disso, será discutida a organização do Teatro em Mato Grosso.
Programação
Dia 13/08/2011– Sábado (período da manhã e tarde)
Mesa 1 – Cultura, Arte e Memória
* Arte e Memória – Ms.C. Joana Abreu (atriz e diretora de teatro – Coordenadora do Espaço Cultural Renato Russo - Brasília/DF)
* Questão indígena no Brasil – Cristina Flória (Socióloga – São Paulo/SP)
* A ocupação/colonização da Amazônia – Ms.C. Eliete Tereza Franchini Fouto (Pedagoga - Alta Floresta/MT)
Mesa 2 – A Memória no Território Portal da Amazônia
* O Rural e o Urbano no Território Portal da Amazônia – Dr. Alexandre Olival (Instituto Ouro Verde - IOV - Alta Floresta/MT)
* Indígenas no Território Portal da Amazônia: o caso Terena – Samuel Terena Silva Colman (Etnia Terena) - Aldeia Kuxonety Poke'e - Terra Indígena do Iriri - Matupá/MT)
* Saga, Caminhos e Caminhantes – (TEAF – Alta Floresta/MT)
Dia 14/08/2011 – Domingo (período da manhã)
Mesa 3 – O Teatro em Mato Grosso
* A História do Teatro em Mato Grosso – Dr. Agnaldo da Silva (UNEMAT – Cáceres/MT)
* Política de Governo do Mato Grosso – Juliana Capilé (Gerente de Artes Cênicas da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso - Cuiabá/MT)
* Movimento de Teatro em Mato Grosso – Ms.C. Jan Moura (Movimento de Teatro e Colegiado Setorial de Teatro - Cuiabá/MT)
Discussão de Conceitos e Definições de Cultura, Arte e Memória
A primeira mesa abordará as questões mais amplas e gerais acerca da memória da cultura e da arte no Brasil e suas relações com outros espaços. A questão indígena será abordada com foco na arte e cultura. A colonização da Amazônia e suas diversas etapas dará uma panorâmica sobre o processo de ocupação.
A segunda mesa discutira a influência do rural e do urbano e a colonização do Território Portal da Amazônia, além de abordar o caso da etnia indígena Terena. Saga, Caminhos e Caminhantes será apresentado como proposta de trabalho artístico resultante do processo de estudo das histórias individuais e coletiva.
A terceira mesa discutirá a organização do Teatro em Mato Grosso, pauta do Movimento de Teatro do estado há algum tempo.
Participação no Seminário
O Seminário será realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2011, no Auditório do Museu de História Natural e os interessados devem se inscrever na sede do Teatro Experimental (sala cedida pelo Centro Cultural de Alta Floresta);
A inscrição tem um custo de R$ 10,00 (dez reais) e deve ser efetivada através do preenchimento da ficha anexa;
Ressaltamos que o número de inscrições é limitado para 150 pessoas;
Será emitido certificado 20h;
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones:
(66) 9201 9166 – Anderson Flores (Membro do TEAF e Coordenador do Seminário)
(66) 9222 7011 – Elenor Cecon Júnior (Membro do TEAF e Coordenador de Produção)
(66) 9233 2152 – Angélica Müller (Membro do TEAF)
(66) 3903 1027 – Secretaria de Cultura e Juventude
contato@teatroexperimental.com.br
O VIII Seminário de Cultura de Alta Floresta tem o patrocínio do Governo Federal – Ministério da Cultura e Banco da Amazônia. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alta Floresta através de Secretaria Municipal de Cultura e Juventude e ainda do Museu da História Natural de Alta Floresta – Ponto de Cultura Amigos do Museu.
Anderson Flores
Coordenador do Seminário
Nenhum comentário:
Postar um comentário