O Fórum Setorial de Artes Cênicas, ocorrido na noite de ontem, 22 de junho, reuniu 99 artistas, arte-educandos, pais e comunidade para discutir as demandas do setor para os próximos 10 anos.
O Setorial foi dirigido pelo presidente do Conselho, Alexandre Marcos Rolim de Morais e auxiliado pelos conselheiros Carlito Fereira do Nascimento (capoeira), Sílvia Schneiders (audiovisual), Eduardo da Silva (teatro) e Clarice Sachetti Dalsólio (literatura e memória).
No Setorial de Artes Cênicas foram elencadas 20 diretrizes e ações nas áreas de "formação" e "promoção e difusão". Na área de "formação" foram citadas como demandas a capacitação dos profissionais da cultura, ampliação das oficinas de arte, descentralização das atividades culturais e criação de uma biblioteca de arte e cultura.
Na área de "promoção e difusão" foram elencadas a valorização da cultura matogrossense e a cultura das ruas, intercâmbio estadual e nacional com aquisição de ônibus para a cultura, aquisição de equipamentos técnicos de palco, som e luz, regionalização ou estadualização do Festival Parecis de Danças e o Femute, realização do Fest Folclore e construção de um Centro Cultural com Anfiteatro, dentre outras.
O Setorial de Artes Cênicas é o segundo de uma série de oito fóruns que acontecerão até agosto, culminando com a I Conferência Municipal de Cultura de Campo Novo do Parecis, em 02 de setembro, que tem o objetivo maior de elaborar o Plano Municipal de Cultura para o decênio 2011/2021.
O próximo Fórum Setorial de "Cultura Popular e Artesanato" ocorre no dia 28 de junho, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
Para maiores informações sobre o Plano Municipal de Cultura acesse: http://conselhodeculturacnp.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário