Dentro da programação da Exposição etnográfica "Cultura e Tradição Paresí-Haliti", o Teatro Ogan estará apresentando o espetáculo "Amure", de autoria de Van César, direção de Alexandre Rolim e produção de Sílvia Schneiders. A apresentação acontecerá na noite de hoje, quarta-feira, 25 de maio, às 19h30, no pátio do Museu Histórico.
"Amure" representou Campo Novo do Parecis neste ano de 2011 no 13º Fringe, evento que faz parte do 20º Festival de Curitiba, considerado o maior festival de teatro da América Latina e o segundo maior do mundo.
Sobre "Amure"
O espetáculo narra a trajetória de Kamayose, um jovem indígena da etnia Paresí-Haliti, que, após ser chamado pelo mundo espiritual, adentra nos mistérios de sua própria cultura rumo ao seu passado imemorial, na região de Ponte de Pedra.
Com o apoio de sua mãe (a velha cacique) e guiado por personagens como o Pai-do-Mato, Katimalalo - a serpente espírito, Katiyatiyaonero - o espírito das águas, e Soetete - o pássaro espírito, Kamayose faz uma viagem mágica dentro de sua própria cultura e na memória coletiva de seu povo.
O espetáculo é uma aula de história sobre a ocupação humana no Chapadão do Parecis, mostrando as relações que o povo Haliti travou com os colonizadores, as missões jesuíticas, a marcha de Mal. Rondon e os bandeirantes, o que ocasionou um rápido processo de aculturação, de perda de cultura, por parte dos indígenas.
"Amure" foi aprovado e receberá apoio financeiro do Edital Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal, uma iniciativa do Ministério da Cultura através da Secretaria de Articulação Institucional e Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Um espetáculo para apreciar e questionar!
Um comentário:
Hello trata-se a 1ª vez que encontrei o teu blog e gostei tanto!Bom Trabalho!
Até à próxima
Postar um comentário