O Instituto Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (IFMT) - Campus Parecis, está implantando o Projeto "Arte Terapia" em sua unidade escolar. O projeto é direcionado principalmente aos alunos internos na unidade.
O Projeto "Arte Terapia" nasce para estimular a criatividade e descoberta dos dons artísticos de cada aluno. Utilizando de materiais reciclados o aluno enxergará as infinitas possibilidades de renovação, criação, mudança da realidade, comunicação e promoção humana.
Este projeto será executado em duas oficinas (uma por semestre), com o objetivo de levar lazer e qualidade de vida para 160 alunos, promover iniciativa, criatividade e uma melhor relação aluno x escola.
Neste primeiro semestre está sendo oferecida a Oficina de "Decoupage em Telha". No segundo semestre, a oficina oferecida será "Painel de madeira e papelão". A coordenação do Projeto "Arte Terapia" é do professor especialista Rodolfo Carli de Almeida acompanhado pela psicóloga do IFMT, Marisol.
O que é a Arte Terapia
A Arte terapia baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas. Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e os trabalhos artísticos resultantes, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a auto-estima, lidar melhor com sintomas, stress e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos, emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.
Uma obra de arte consegue, por si só, transmitir sentimentos como alegria, desespero, angústia e felicidade, de maneira única e pessoal, relacionadas ao estado espiritual em que se encontra o autor no momento da criação.
A utilização de recursos artísticos tem como finalidade a mais pura expressão do verdadeiro eu, não se preocupando com a estética, e sim com o conteúdo pessoal implícito em cada criação e explícito como resultado final.
Funções da Arte Terapia
No ambiente escolar tem a função de diminuir as deficiências de criação e elaboração, promovendo a descoberta de soluções. Aumenta a sensibilidade e percepção do mundo através da arte, estimulando a autonomia e transformação interna para reestruturação do ser.
Prepara ainda os jovens para serem profissionais comprometidos e responsáveis na sociedade, utilizando-se do lúdico e acompanhando o processo de desenvolvimento que atendam a todas as diretivas educacionais.
Com Rodolfo Carli de Almeida
Um comentário:
Valeu pela divulgação esperamos que mais alunos e a sociedade participem deste projeto...
Grande abraço a todos!
Postar um comentário