Colocar em prática a Lei 10.639/03, que obriga as escolas a tratarem da História da África e da contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira, ainda é um desafio para muitos educadores. Uma das dificuldades apontadas é a falta de materiais específicos e de uma linguagem que atraia o aluno.
Seis escolas de Cuiabá e Várzea Grande passarão por uma experiência diferenciada neste sentido. Trata-se da ação Pixaim nas Escolas, coordenada pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT), que levará para as escolas kits pedagógicos exclusivos, elaborados pela CUFA-MT com base no livro “Cabelo Ruim?”, contendo exemplares do livro e as três personagens da obra em forma de bonecas de pano, além de um mini cenário de teatro, uma camiseta do projeto e uma bolsa.
Envolvimento dos alunos nas atividades do Pixaim
Envolvimento dos alunos nas atividades
A Cooperativa Dom e Arte, da cidade de Dom Aquino, assina a confecção das bonecas de pano, que estão sendo feitas com base nas características de Bia, Tatá e Ritinha, num trabalho artesanal que também contribui para gerar renda para as cooperadas. “Este material ajudará o professor no desenvolvimento de atividade lúdicas, não apenas no que se refere ao tema do projeto, que é o preconceito racial, mas também de outros que surgem em seu cotidiano escolar”, comentou a coordenadora de projetos da CUFA-MT, Karina Santiago.
Os kits serão utilizados nas atividades da Roda de Leitura. Também estão sendo oferecidas oficinas de Tranças e Bonecas Negras. A ação já está em andamento nas escolas Manoel Corrêa de Almeida, em Várzea Grande, e Bela Vista, em Cuiabá. Em 2011 vai atender a mais quatro escolas públicas, num total de seis escolas estaduais. A ação conta com o patrocínio do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação.
Com informações da Assessoria do Ponto de Cultura Pixaim.
http://www.projetopixaim.blogspot.com/ http://www.cufamatogrosso.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário