O Mato Grosso tem uma História em cada Canto, idealizado por Alicce Oliveira - a grande mobilizadora desta arte em nosso Estado, foi realizado em Campo Novo do Parecis na Praça da Cultura, às 19h, e contou com um público bastante participativo que compareceu para prestigiar as histórias que foram presenteadas pelos contadores convidados.
Esta ação aconteceu simultaneamente em 12 municípios: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Curvelândia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. O movimento é de grande valor cultural e demonstra a força e relevância desses profissionais no Estado.
Este movimento cultural vem ao encontro da petição que foi feita junto à Assembleia Legislativa para que seja instituída a ‘Semana do Contador de Histórias’ no Estado de Mato Grosso, a ser comemorado anualmente no dia 20 de março, Dia Internacional dos Contadores de Histórias.
Em Campo Novo do Parecis a Trupe de Contadores do Teatro Ogan apresentou "O Baú das Histórias" de Gail E. Halley, e "O Macaco e a Velha" de Ricardo Azeverdo.
A pequena contadora de histórias Eloá, aluna da oficina de contação de histórias da EM Jardim das Palmeiras apresentou "A Formiguinha e a Neve", do folclore popular.
E a Trupe Trapo, da oficina de contadores de histórias da EM Professor Antonio Pereira, presenteou o público com a história "O Compadre da Morte", do folclore popular.
Todas essas histórias forma interpretadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pela professora Alessandra Leite, convidada especial dessa ação em Campo Novo do Parecis.
Outras informações sobre o evento: https://www.facebook.com/contadoresdehistoriasdematogrosso/