quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Contadores de histórias de Campo Novo do Parecis participam do "Mato Grosso tem uma história em cada canto"

Dar visibilidade à arte de contar histórias e aos seus contadores: esta foi a grande ação do Fórum de Contadores de Histórias de Mato Grosso, que realizou no último dia 11 de agosto, em diversos municípios do Estado, o "Mato Grosso tem uma História em cada Canto".


O Mato Grosso tem uma História em cada Canto, idealizado por Alicce Oliveira - a grande mobilizadora desta arte em nosso Estado, foi realizado em Campo Novo do Parecis na Praça da Cultura, às 19h, e contou com um público bastante participativo que compareceu para prestigiar as histórias que foram presenteadas pelos contadores convidados.

Esta ação aconteceu simultaneamente em 12 municípios: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Curvelândia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. O movimento é de grande valor cultural e demonstra a força e relevância desses profissionais no Estado.

Este movimento cultural vem ao encontro da petição que foi feita junto à Assembleia Legislativa para que seja instituída a ‘Semana do Contador de Histórias’ no Estado de Mato Grosso, a ser comemorado anualmente no dia 20 de março, Dia Internacional dos Contadores de Histórias.


Em Campo Novo do Parecis a Trupe de Contadores do Teatro Ogan apresentou "O Baú das Histórias" de Gail E. Halley, e "O Macaco e a Velha" de Ricardo Azeverdo.


A pequena contadora de histórias Eloá, aluna da oficina de contação de histórias da EM Jardim das Palmeiras apresentou "A Formiguinha e a Neve", do folclore popular.


E a Trupe Trapo, da oficina de contadores de histórias da EM Professor Antonio Pereira, presenteou o público com a história "O Compadre da Morte", do folclore popular.

Todas essas histórias forma interpretadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pela professora Alessandra Leite, convidada especial dessa ação em Campo Novo do Parecis.







Outras informações sobre o evento:  https://www.facebook.com/contadoresdehistoriasdematogrosso/

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Teatro Ogan participa do "Uma História em cada Canto"

A Contação de Histórias é uma arte milenar e atualmente está presente em vários setores da sociedade: escolas, praças, bibliotecas, hospitais, parques, livrarias, museus, eventos literários e similares.


O Fórum de Contadores de Histórias de Mato Grosso está realizando um movimento cultural de contação de histórias em todo o Estado e nós, convidados do município de Campo Novo do Parecis, estaremos participando da ação simultaneamente com eles no dia 11 de agosto, às 19h horas, na Praça da Cultura - Centro.

Este movimento cultural de contação de histórias vem ao encontro da petição que foi feita junto à Assembleia Legislativa para que seja instituída a ‘Semana do Contador de Histórias’ no Estado de Mato Grosso, a ser comemorado anualmente no dia 20 de março, Dia Internacional dos Contadores de Histórias.

12 municípios farão o evento simultaneamente: Alta floresta, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Comodoro, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sapezal, Sinop e Tangará da Serra.

Em Campo Novo do Parecis a Trupe de Contadores do Teatro Ogan apresentará "O Baú das Histórias e outras histórias" de Gail E. Halley. "A história narra a viagem mágica de um velhinho que deseja contar histórias. Através do uso da inteligência ele consegue comprar o baú das histórias do deus das nuvens e provoca o surgimento dos contadores no mundo".

Participam também da ação a Trupe Trapo, da oficina de contadores de histórias da EM Professor Antonio Pereira, com a história "O Compadre da Morte", do folclore popular.

Ainda, a contadora de histórias Eloá, aluna da oficina de contação de histórias da EM Jardim das Palmeiras apresentará "A Formiguinha e a Neve", do folclore popular.

Todas essas histórias estarão sendo interpretadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pela professora Alessandra Leite, convidada especial dessa ação em nosso Município.

O movimento é de grande valor cultural e demonstra a força e relevância desses profissionais no Estado. Outras informações sobre o evento:  https://www.facebook.com/contadoresdehistoriasdematogrosso/

Participem!