Com sucesso de público, o 14º Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis, Femute, encantou com as apresentações e bate recorde de público e performances. O “Zumbizar” e “O beijo da Lua e da Vitória Régia” foram os espetáculo que encerraram a programação de apresentações, que iniciaram no dia 24/11, encerrando na noite de domingo (29), no Centro Cultural Paresí.
Durante os seis dias de festival, uma semana repleta de atrações, o município recebeu 10 (dez) espetáculos que participaram das apresentações no Festival Municipal de Teatro, com etapas competitivas, onde participaram os alunos das oficinas de teatro, ofertadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o Departamento de Cultura, dirigidos pela instrutora Francislaine Almeida deram um show de arte e talento.
Os trabalhos apresentados durante a Mostra Municipal foram julgados por Styve Martins, Palhaço, Ator e Diretor de Teatro e Oficineiro no Centro Cultural Carlos Alberto. T. Filho de Tangará da Serra. Maurício Ricardo, Professor de Literatura, ator e Diretor de Teatro do Colégio Fato em Cuiabá e André Luiz G. dos Santos, Bacharel em Artes Cênicas- Habilitação em Interpretação - Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba e Professor de Arte no IFMT, Campus Campo Novo.
Na Mostra Mato Grosso o evento recebeu grupos e diversas companhias de teatro da região e do Estado abrilhantando e confraternizando os 14 anos do Femute. Na Mostra Oficial o Festival recebeu os artistas e espetáculos nacionais, um internacional convidado. Ao todo mais de 5.000 pessoas, entre crianças, jovens e adultos prestigiaram o Festival, com sucesso absoluto de público, com espetáculos de extrema qualidade e linguagens, formatos e estilos diversos.
O prefeito de Campo Novo do Parecis, Mauro Valter Berft, destacou que o objetivo do Governo Municipal é oferecer mais cultura para nossa população. “Nossas expectativas foram ultrapassadas com este evento, estamos muito satisfeitos com a forma positiva no sentido de que sabemos que a nossa população também quer e precisa” destacou o prefeito.
O Secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei César Guollo destacou que a equipe técnica e o Centro Cultural Paresí se adequaram durante todo o Festival para atender aos mais diferentes estilos de trabalhos, adequando à posição da plateia, que foi adaptável aos espetáculos, círculo ou semi círculo, e mesmo com audaciosos projetos de iluminação, efeitos e cenários que foram produzidos.
De Lisboa, Portugal, o Espetáculo “Madame Kill”, com a Cia Madame Nez Rouge, deixou todos bem atônitos com a forma como a atriz e clown Eva Ribeiro conduziu seu trabalho que tinha como tema a morte. “Que espetáculo lindo, poético, suave em um tema tão polêmico que é a tentativa de suicídio de uma artista cansada de tantos assédios e estressante rotina da vida artística. Valeu cada segundo que compartilhei com essa grande profissional. Muito interativo e dinâmico”, disse o jovem estudante Dheyke Alaff Ramos, 20 anos.
Com a casa sempre lotada para prestigiar a Mostra Mato Grosso, o Espetáculo “Zumbizar”, do Grupo de Teatro da cidade de Nova Olímpia-MT, e a Mostra Oficial com o Espetáculo prata da casa “O beijo da Lua e da Vitória Régia”, com a Cia Revelação de Teatro do município, foram premiados em seis categorias no Festival “Vamos que Venimos”, em outubro, na cidade de Buenos Aires, Argentina.
A plateia se mostrou encantada, muitos com brilho nos olhos, encantados com a maravilhosa plástica de cenas, iluminação, música e até mesmo performances bastante acrobáticas do Grupo de Teatro Nó, sob direção de Valter Lara. O Espetáculo trouxe ao palco um pouco do contexto da escravidão e a cultura afro, com cenas que retratavam a dura lida daqueles que foram e ainda são oprimidos.
“O beijo da Lua e da Vitória Régia”, sob direção de Francislaine Almeida, também comoveu a todos com um elenco que se mostrou bastante seguro com as experiências adquiridas ao longo do trabalho e com o ultimo Festival que participaram na Argentina. Um final inédito foi apresentando na noite levando muitos a chorarem com a sensibilidade do trabalho, o tão esperado beijo da Lua e da Vitória Régia, contracenados pelos jovens atores, João Victor Paz e Larissa Gimenes.
Para o Secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei Cesar Guollo, estes espetáculos encerraram com grande estilo a 14ª edição do Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis, que inicia uma nova fase histórica. “A oportunidade de apreciar tantos espetáculos, com diferentes propostas, foi enriquecedor e fez jus à temática do Festival: ...nossa diversidade criadora! Os Diálogos Culturais também marcam esta edição, com um bate papo que mostra a trajetória de cada grupo e suas montagens, fortalecendo ainda mais o trabalho do ator e dos envolvidos no fazer teatral”, disse o Secretário.
Os Diálogos Culturais
Continuam do dia 30/11 a 3/12 com a Oficina “Palhaceando Emoções” que será ministrada por Eva Ribeiro, da Cia Madame Nez Rouge de Lisboa, Portugal.
As aulas acontecerão no Centro Cultural Paresí, das 18h às 22h.
Para mais informações 65-3382-2488 ou 3904-2095.
Fonte: Alessandra Costa Marques/Comunicação/Prefeitura com Luiz Carlos Bezerra/SECULTUR