quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Festival Municipal de Teatro encanta com seus espetáculos gratuitos
A 14ª edição do Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis, Femute, traz uma programação com espetáculos municipais, regionais, nacionais e internacional. No Festival Municipal de Teatro o público conhece um pouco da produção das oficinas que são mantidas gratuitamente pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura.
Dez Espetáculos dos mais variados estilos e formatos, como “O mágico de Oz” e “Feiurinha”, estão concorrendo aos prêmios de Melhor Espetáculo Melhor Direção, Melhor Figurino e outros, no Festival Municipal de Teatro, que encerra as atividades das Oficinas de Teatro desenvolvidas ao longo do ano pelo Departamento de Cultura.
A professora Marceli Fátima Escher, 36 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil, EMEI Jordana Araujo trouxe, com as demais professoras da escola, seus alunos para assistir ao Espetáculo “História de Princesas” e conta que foi muito interessante, pois na escola estavam trabalhando com o “Projeto Palco de Leitura”, em que os contos de fadas e as princesas estiveram presentes. “As crianças reconheceram alguns personagens que trabalhamos no projeto, e se divertiram muito. Estar em eventos nesse porte que é o Femute, nos auxilia na educação delas”, salienta.
Amanda Hernandes de Abreu, 13 anos, aluna da Escola Municipal 4 de Julho, esteve assistindo ao Espetáculo “Mani”, texto de Wanderson Lana que conta a lenda da mandioca. “Já assisti a um espetáculo ontem e retornei para assistir o Espetáculo “Mani”. O elenco se apresentou muito bem. O figurino muito lindo e a sonoplastia junto com a encenação foram perfeitos, emocionante”, conta.
Amanda é amiga de uma das jovens atrizes do elenco e diz que não é fácil acompanhar a rotina dela. “Para chegar ao nível de subir no palco e fazer um espetáculo maravilhoso como vi muito ensaios e mais ensaios. Vejo que elas se organizam muito para conciliar tudo, escolas, família, amigos e ensaios. Mas, vale muito a pena”, reforça.
Ao todo já passaram pelo Centro Cultural Paresí para prestigiar aos espetáculos do Festival Municipal de Teatro cerca de 1.020 crianças, jovens e adultos das escolas públicas e privadas do município.
Pequenos novos diretores
A instrutora Francislaine Almeida conta que todos os espetáculos do Festival Municipal têm sempre um pequeno novo diretor. Isso mesmo. É o Projeto Novos Diretores que proporciona a alguns alunos das Oficinas de Teatro, que apresentam afinidade para a função, a possibilidade de vivenciar a experiência de dirigir uma obra que compete no festival e é avaliada por jurados extremamente técnicos.
A instrutora e diretora de teatro reforça que o projeto novos diretores oportuniza aos adolescentes e jovens aprenderem essa responsabilidade que é o fazer teatral. “Em 2002 elas eram crianças de 6 e 7 anos de idade e hoje dividem comigo tantas outras funções, como a direção, sonoplastia, cenários e outras”, disse.
Jady Alves Araujo, 12 anos, aluna da Escola Municipal 4 de Julho e arte-educanda das Oficinas de Teatro diz que a experiência na direção do Espetáculo “História de Princesas”, com texto de Pedro Bandeira, foi desafiadora. “Nosso elenco é composto de crianças de 6 a 11 anos e elas foram bem pacientes comigo e minha amiga de direção Izabela Viviurka. Tivemos muito apoio dos nossos pais, orientação da nossa instrutora Francislaine Almeida e também dos patrocinadores que nos auxiliaram com alguns custos na produção de cenários, figurinos e adereços”, disse a pequena nova diretora.
Quando perguntamos sobre a rotina escolar e as oficinas de teatro, Jady conta que o teatro ajuda na desibinição, interpretação de textos e matérias da escola. “Dirigi um espetáculo e estou atuando em mais três, então conciliar a rotina das aulas na escola, com o teatro é questão de organização dos horários e apoio dos amigos e pais”, disse.
Ao todo mais de 150 alunos, entre crianças a partir dos 6 anos de idade, adolescentes, jovens e adultos são atendidos pela instrutora Francislaine Almeida. As aulas acontecem no Centro Cultural Paresí, no Núcleo Palmeiras de Cultura (Bairro Jardim das Palmeiras) e Núcleo Vila Cultural (Bairro Boa Esperança).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário