domingo, 15 de novembro de 2015

Circuito de Festivais de Teatro apresenta 82 espetáculos em quatro regiões de Mato Grosso

Fortalecer o segmento das artes cênicas em Mato Grosso, valorizar e integrar os festivais de teatro que acontecem em diferentes regiões do Estado são alguns dos objetivos do Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) a partir do dia 08 de novembro.


ANGÉLICA MORAES
Secel-MT

Ao longo de 30 dias, grupos regionais, nacionais e internacionais se apresentarão em quatro festivais de artes cênicas que acontecem nos municípios de Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Alta Floresta e Cuiabá. O Circuito irá promover o diálogo entre os promotores dos festivais com vistas a estimular a difusão das produções teatrais, alimentar a cadeia produtiva do teatro e proporcionar a fruição ao público.

“Serão mais de 80 espetáculos abertos para o público, além de uma sólida programação educacional com oficinas, workshops, mesas redondas, interações e imersões estéticas e cortejos teatrais. O Circuito inclui alguns dos mais destacados grupos e atores de Mato Grosso, de outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Paraná, além do Distrito Federal, e atrações internacionais. Cada festival tem sua identidade e cobre uma área especifica de atuação, servindo a população da região como um importante vetor de desenvolvimento humano”, afirma Leandro Carvalho, titular da Secel.

O Circuito busca oferecer oportunidades de reciclagem, aprimoramento e intercâmbio de atores, diretores e profissionais das artes cênicas por meio de uma ampla programação de debates, oficinas e mesas redondas com alguns dos principais nomes do teatro da atualidade como Eugenio Barba, Julia Varley, Marcelo Bones e José Regino, e grupos como Odin Teatret, Celeiro das Antas, Lume, Rosa dos Ventos, Lona Preta e Cia Mundu Rodá. De Mato Grosso participam os principais grupos e companhias tais como o Teatro Faces, Teatro Experimental de Alta Floresta, Grupo Tibanaré, Coletivo in próprio MT e Comadança.

O primeiro festival de teatro da programação é o Velha Joana, que acontece em Primavera do Leste entre os dias 08 a 15 de novembro, promovido pelo Teatro Faces. Composto por três mostras distintas: Panorama, com grupos do município; Regional, com grupos de cidades vizinhas e a Oficial, com espetáculos de grupos, companhias e coletivos do país. Em sua 9ª edição, o Festival contará com 43 espetáculos sendo 31 de Primavera do Leste, 04 regionais e mais 8 selecionados por meio de edital aberto a produções nacionais.

Em seguida, entre os dias 24 e 29 de novembro, acontece o 14º Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis (Femute), promovido pelo Teatro Ogan. Durante seis dias de programação, grupos e companhias municipais, estaduais, nacionais e internacionais se apresentam no Centro Cultural Paresi.
O Festival é inspirado pelo Menestrel, um misto de músico e poeta da Idade Média, malabarista, ator e vagabundo profissional que se servia dos palcos, praças e ruas para apresentar a sua arte e, desta maneira, representa a diversidade criadora que inspira esta edição do evento.

Entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro o Circuito de Festivais de Teatro se volta para a região Norte de Mato Grosso, mais especificamente Alta Floresta, onde acontece o Festival Nacional de Teatro da Amazônia, promovido pelo Teatro Experimental. Participam desta 6ª edição grupos de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. A programação conta com oficinas voltadas à formação de público e a chamada Tertúlia Teatral, que visa promover entre os grupos e demais interessados discussões sobre os níveis de produção, processos de estudo e montagem, busca estética, pesquisas e o envolvimento com a comunidade.

Além do Festival Nacional de Teatro da Amazônia, o município receberá também o Encontros Possíveis 2015, promovido pelo Núcleo de Pesquisas Teatrais, que discutirá a internacionalização do produto teatral brasileiro com Marcelo Bones. Haverá ainda o workshop of Kalaripayattu - Southern Style, palestra com Eugenio Barba e demonstração de trabalho com Julia Varley, ambos do Odin Teatret, da Dinamarca.

Promovido pelo Grupo Tibanaré, o Festival Nacional Zé Bolo Flô de Teatro de Rua encerra o Circuito entre os dias 01 e 06 de dezembro e traz para Cuiabá nove espetáculos teatrais de grupos regionais e de São Paulo. O festival propõe a ressignificação dos espaços urbanos da Capital e a vivência de um território híbrido de produções de teatro de rua que dialoguem com a cidade e seus moradores. A ideia é proporcionar um evento que provoque encontros, experiências e celebrações entre artistas e o público democratizando o acesso ao teatro de rua.

Nenhum comentário: