Cada povo entrou fazendo festa, contagiando cada vez mais o público presente com seus cantos e suas vestes coloridas.
VIII Festival de Cultura e Jogos indígenas iniciam com desfile das Etnias participantes
A 8ª Edição do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis iniciou na noite de quinta-feira, 05/06, no Estádio Ari Tomazeli em Campo Novo do Parecis com a participação de várias etnias.
O VIII Festival é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Esportes e Lazer com apoio de todas as secretarias do Governo Municipal.
Criado pela Lei Municipal n.º 1070 de 14/06/2015, o Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis conta nesta edição com mais de 450 atletas e cerca de 1200 participantes.
Com um belo público, e uma lua onde os deuses pareciam conspirar em favor de uma linda e brilhante festa, sendo esta a maior edição do Festival de Cultura e Jogos Indígenas – que acontece em Campo Novo do Parecis.
O ritual começou com a entrada do Cacique da Aldeia Quatro Cachoeiras e anfitrião do festival – Narciso Kazoizaice, o presidente da Associação Waymaré e Cacique da Aldeia Sacre II – Tarcilo Zomoizokae, o coordenador do segmento indígena no VIII Festival e Cacique da Aldeia Roni Azoinaice, caciques das demais aldeias presentes, representantes da Superintendência indígena de Mato Grosso, representante da Funai.
Entre as autoridades presentes à cerimônia, estavam o Prefeito Mauro Valter Berft, Vice Prefeita Edlamá Batista Marques, Vereador Dionardo Mendes - representando a câmara Municipal, Secretários municipais e demais vereadores, Marcelo Acosta, Gilberto Vieira de Melo e Waldiclei Silva dos Reis.
Os povos foram chamados, um a um, para ocupar a área central do estádio. Cada povo entrou fazendo festa, contagiando cada vez mais o público presente com seus cantos e suas vestes coloridas.
Vestidos e pintados para a festa, os indígenas realizaram dança tradicional paresi-haliti, para receber os “parentes índios” que vieram para participar. Após o acendimento da pira, representando o “Fogo ancestral” e a pajelança realizada para “purificar” e “abençoar” a chegada dos jogos, na imensidão do lindo céu com uma linda lua que sinalizava receber o ritual sagrado, encerrado com um jogo “Jikunahati”, o conhecido cabeça-bol. Segundo o cacique Narciso, o ritual de “pajelança” garante que nada de ruim acontecerá durante os Jogos.
Na fala das autoridades o prefeito Mauro declarou aberto, Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis, que trazem a paz entre os povos e a alegria do colorido, da amizade, e de confraternização “Agradeço a presença da comunidade indígena, ficamos felizes em poder realizar e de celebrar nossa amizade sem conflitos, sem atrito, com uma boa convivência, com união realizamos juntos os jogos nesta nossa terra que é de muito progresso e de valorização da cultura”, disse o prefeito Mauro.
Para os caciques foi unânime a alegria de poder realizar mais uma edição do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis, seja na valorização e apresentação dos jogos, como na preservação da cultura indígena.
Fonte: Alessandra Costa Marques/Comunicação/Prefeitura
Foto: Juliano Olejas/Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário