domingo, 20 de abril de 2014

Especial Bibliotecas 2 - Conhecer os materiais é chave para planejar o trabalho

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto Ana Rita Martins - Nova Escola

É fato que as bibliotecas costumam ser mais usadas nas aulas de Língua Portuguesa, mas não deve ser assim. "Os livros de literatura são importantes, claro, mas os professores de todas as disciplinas devem se apropriar do acervo, diversificando o trabalho com a utilização de obras de referência (dicionários, enciclopédias e similares), livros didáticos, paradidáticos, técnicos, científicos, materiais audiovisuais, periódicos e jornais, entre outros", ressalta Edmir Perrotti, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Maria Delma Pereira leciona matemática no 9º ano na EE Simão Ângelo, em Penaforte, a 631 quilômetros de Fortaleza, e aplicou essa teoria para integrar a biblioteca à rotina dos alunos. "Pesquisando, vi uma boa quantidade de jornais e revistas e resolvi usar as notícias de economia para ensinar porcentagem", conta. "Eles selecionavam o índice de desempregados no estado citado pela reportagem escolhida e, com base no número da população total, calculávamos quantas pessoas estavam fora do mercado de trabalho. O processo inverso, de ver a porcentagem partindo do número citado em outra matéria, também foi feito. Usar um fato presente na vida de todos tornou a matemática mais palpável", destaca.

Para que atividade funcionasse, Maria Delma precisou planejar. Pesquisou, leu reportagens e preparou os alunos para a atividade, explicando como ela se desenvolveria antes de eles irem ao espaço.

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