sexta-feira, 7 de março de 2014

40 Anos - Irigaray é eternizado em documentário

O vídeo nasceu do projeto “Caleidoscópio Cuiabano”, fala da produção pictórica do artista plástico e acentua o caos e a impossibilidade de definir a arte


Por Beatriz Saturnino – Assessoria SEC-MT

Clóvis Irigaray, um dos mais proeminentes e reconhecidos artistas plásticos de Mato Grosso, tem sua trajetória contada no documentário “Irigaray”, de Paulo Wagner. O material foi exibido no 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá - Cinemato, que aconteceu entre os dias 20 e 26 de fevereiro.

Sua exibição aconteceu numa segunda-feira (24.02), com entrada gratuita, no Anfiteatro do Espaço CDL, e concorreu na Mostra Competitiva de Curta Metragem.

O documentário fala dos 40 anos de produção pictórica do artista plástico e acentua o caos e a impossibilidade de definir a arte. O vídeo foi um dos três títulos selecionados no Cinemato que participou da competição dentre as categorias “Curtas do Mato” e “Curtas Pontos de Cultura”, os quais a premiação é com serviços oferecidos por produtoras de Cuiabá.

Caleidoscópio Cuiabano

“Irigaray” nasceu do projeto intitulado "Caleidoscópio Cuiabano" que gerou 20 vídeos da série que aborda aspectos distintos da cultura e das artes produzidas atualmente em Cuiabá. Todos produzidos num período de três meses, em 2013, pelo Ponto de Cultura Espaço Vitória, localizado no bairro periférico Jardim Vitória. Em parceria com a produtora Dona Lola e contaram com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT)

Segundo o diretor geral da série, Paulo Wagner, “Cuiabá possui uma cultura rica e um fazer artístico de qualidade que precisam ganhar, com urgência, mais registro e notoriedade”.

Idealizado pelo cineasta e produtor Luiz Borges, o 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, conta com a realização da SEC-MT, em parceria com os Institutos Cultural América (Inca) e Dancem.

Todas as sessões do Cinemato foram gratuitas e aconteceram entre as 17h30 às 22h, no no Anfiteatro do Espaço CDL, localizado na avenida Getúlio Vargas

Confira como foi a programação: http://on.fb.me/1dHH8hb.

Nenhum comentário: