terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Programa de Apoio à Cultura abre edital para 2014

É destinado a apoiar projetos culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, com a finalidade de estimular e fomentar a produção artístico-cultural



Beatriz Saturnino
Assessoria SEC-MT

Estão abertas as inscrições para o Programa de Apoio à Cultura (PROAC) do ano de 2014, pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), para oito segmentos, com prazo improrrogável, do dia 02 de dezembro de 2013 ao dia 14 de fevereiro.

O Edital contempla as Artes Cênicas, Artes Visuais, Artes Integradas, Cultura Popular voltada ao folclore a artesanato, Cinema e Vídeo, Música, Literatura e Patrimônio Cultural e é destinado aos municípios do Estado de Mato Grosso.

O programa é destinado a apoiar projetos culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de estimular e fomentar a produção artístico-cultural mato-grossense. O valor máximo para cada projeto é de R$ 40 mil, para atender proponentes dos 141 municípios.

A intenção da gestão da SEC-MT é que os projetos alcancem e se diluam no maior número possível dos municípios.

O PROAC de 2013 contemplou 168 projetos, aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura, que somam R$ 4.459,079 mil, muitos já executados com a devida prestação de contas e outros ainda em fase de execução, conforme os termos de concessão de auxílio.

O Edital define diretrizes, metas, prioridades, critérios, prazos e requisitos para apresentação de projetos culturais junto ao Conselho Estadual de Cultura – CEC/MT. Tal como o requerimento do Nada Consta junto a Secretaria Executiva do Conselho, entre outros requisitos que se encontram estabelecidos no próprio Edital, por segmento. Ambos documentos encontram-se em anexo abaixo.

A baixada cuiabana é representada pelos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

Os Pólos que integram o interior do Estado são da região de Juína, da região de Alta Floresta, da região de Vila Rica, da região de Barra do Garças, da região de Rondonópolis, da região de Cáceres, da região de Tangará da Serra, da região de Diamantino, da região de Sorriso, da região de Juara e da região de Sinop.

Entende-se por produtor cultural, para todos os fins inerentes ao PROAC/2014, o produtor cultural, pessoa física ou jurídica, pública ou privada sem fins lucrativos, com atuação cultural e que postule a condição de responsável direto pela execução de projetos culturais enquadrados nos objetivos e prioridades deste Edital.

É condição indispensável para a participação do PROAC/2014 a elaboração do projeto cultural nos termos contidos neste Edital, bem como a apresentação de todos os documentos necessários abaixo descritos no Edital em anexo.

Os projetos culturais, bem como a documentação exigida deverão ser protocolados no Conselho Municipal de Cultura, em endereço definido pela respectiva Prefeitura ou encaminhados à Secretaria de Estado de Cultura, situada à Av. Presidente Getúlio Vargas, n°. 247, Centro Norte, CEP 78.005-370, Cuiabá/MT, ou pelos Correios, via SEDEX.

Bailarinas do Ninho do Sol recebe Oficina com Bailarina da EDTAM do Rio Grande do Norte

Por Cia de Arte Flor de Menina

Na tarde desta segunda-feira (27) através do Circo Grock Internacional, foi realizada na Sede do Ponto de Cultura Ninho do Sol com as bailarinas da Cia de Arte Flor de Menina – Corpo de Baile do Ninho do Sol, uma Oficina de Balé Clássico ministrada pela bailarina Tatyelli Raulino da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão de Natal - RN (EDTAM).


Foram trabalhados exercícios de aquecimento, exercícios na barra focando o apoio, equilíbrio e execução precisa dos passos das bailarinas e algumas sequencias no centro.

Tatyelli já havia visitado a Cia no dia 15/01 e nesta visita a bailarina pode conversar muito com o Flor de Menina, dando diversas dicas, e contando um pouco sobre sua trajetória no balé clássico, os países que visitou através da dança como a Alemanha, Estados Unidos, Suíça e o México, suas conquistas e seus trabalhos.


Sobre a EDTAM

A Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) forma profissionais qualificados de dança desde 1986. A EDTAM tem como característica, além de profissionalizar, oferecer um espaço para alunos carentes vindos de todo o estado do Rio Grande do Norte.

Cerca de 8.000 mil alunos passaram pelas salas de aula da EDTAM nos seus 27 anos de existência. Atualmente a Escola possui 550 alunos divididos em 31 turmas distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão tem se destacado no decorrer dos anos em todo o Rio Grande do Norte e no país, com alunos contemplados com bolsas de estudo internacionais e com participação em grupos durante grandes festivais, como o Festival Internacional de Dança de Joinvile/SC.



 Enfim... Palavras é pouco para expressar toda nossa gratidão por ter estado aqui conosco... Ensinando-nos, corrigindo-nos... Enriquecendo-nos!

Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.

Tatyelli Raulino... O nosso muitíssimo obrigado...! Seremos eternamente gratos por toda sua atenção, carinho e paciência e esperamos tê-la aqui conosco novamente em breve para mais uma oficina!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.649703091761089.1073741827.266781783386557&type=1
Clique nesta imagem para ver mais fotos



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Intercâmbio Cultural abre inscrições para cadastramento

Trata-se de um incentivo com o intuito de fomentar a cultura de todas as regiões de Mato Grosso, podendo se cadastrar pessoas físicas e jurídicas, até o dia 31 de janeiro


Beatriz Saturnino - Assessoria SEC-MT

O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) abre o Edital de 2014 para o cadastramento e recadastramento de artistas de todo Estado para ações de promoção e difusão cultural. Objetiva atender as áreas das artes visuais, da dança, do teatro, da música, das novas mídias, do design, de serviços criativos, das humanidades, do patrimônio museológico, da diversidade cultural e de outras expressões culturais. Fique atento, pois as inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro, sem cobrança de taxa.

Trata-se de um incentivo ao artista com o intuito de fomentar as ações culturais e artísticas de todas as regiões de Mato Grosso, podendo se cadastrar pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, é uma oportunidade de valorizar as expressões culturais em toda a sua diversidade.

É imprescindível que a pessoa interessada se atente aos documentos pessoais exigidos dentre eles a Certidão Negativa, onde pode ser retirada no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), por meio do endereço eletrônico http://www.sefaz.mt.gov.br/cnd/certidao/servlet/ServletRotd?origem=11. Toda a documentação deve ser escaneada e enviada para o email intercambiocultural@cultura.mt.gov.br, ou entregue no setor de Protocolo da SEC-MT, para que seja devidamente incluso no nosso Banco de Dados após analise.

Leia com atenção o Edital em anexo, entre as páginas 72 e 74 do Diário Oficial, do dia 30 de dezembro de 2013, pois o proponente será desclassificado automaticamente do cadastramento se estiver faltando qualquer documento exigido no Edital.

O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural faz parte da Coordenação de Ações Artístico Culturais da SEC-MT.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Para refletir!


Ao voar a bordo de uma aeronave, vê-se que dizer que as nuvens são tapetes de Deus ainda é pouco para expressar a sua grandeza.

Chaim Mesquita

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Teatro Ogan parabeniza...!

Van César... Diretor artístico, ator e oficineiro de teatro. Integrou-se ao grupo em março de 1995 somando-se quase 20 anos dentro do Teatro Ogan, é Arte-educador e especialista em Literatura Infanto-juvenil.


Mas para muitos é um grande mestre,  um sábio conselheiro e um verdadeiro amigo... Escrever sobre Van César é preencher centenas e centenas de linhas com seus feitos em prol do Ogan e da cultura camponovense e que mesmo assim faltaria o que dizer! Então o que falar de uma personalidade digna de admiração e respeito e que (sem dúvida alguma) beira a genialidade?

Cá entre nós... Dá medo!

Porque é difícil desejar feliz aniversário para alguém tão especial como você, amigos já tem aos montes, saúde que Deus conserve, competência no que faz - isso é inquestionável! Bom só podemos desejar que Deus multiplique tudo de bom que já possui e que realize os sonhos do seu coração, aqueles que somente você e Deus sabem!

Parabéns Van César!

Campo Novo do Parecis mais uma vez em Curitiba!

Por Cia de Arte Flor de Menina

As artes cênicas camponovense há muito tempo vêm sendo bem representada pelos nossos artistas locais que se destacam em dois dos principais grupos de teatro de Campo Novo do Parecis; o Teatro Ogan e a Cia Revelação de Teatro e tanto talento não caberia mais tão somente a nossa amada cidade e ao estado de Mato Grosso logo – como assim o foi..., extrapolar as fronteiras estaduais e regionais para ganhar espaço no cenário nacional era uma questão de tempo!


E pelo segundo ano consecutivo nossos artistas foram aprovados no processo seletivo do FRINGE a maior Mostra de teatro do Brasil que está na sua 16ª edição e que ocorre paralelamente ao 23º Festival de Teatro de Curitiba que acontecerá de 26 de março a 06 de abril em diversos locais da capital paranaense.

Foram aprovados os espetáculos “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, "A Cela" ambos com a trupe do Teatro Ogan e “O beijo da Lua e da Vitória Régia” com a Cia Revelação de Teatro.

“Guilherme Augusto Araújo Fernandes” está sob direção de Van César e autoria do texto de Mem Fox, na sinopse temos: Poderá um menino de seis anos, ajudar uma senhora de 96 anos a encontrar suas memórias?

Foto: Juliano Olejas
"A Cela" está sob direção de Van César e produção de Silvia Schneiders e a autoria do texto de Van César, na sinopse temos: O Homem, prisioneiro de si mesmo, questionando a si e ao mundo.


“O beijo da Lua e da Vitória Régia” é dirigido por Fran Almeida e a autoria do texto Wanderson Lana, na sinopse: Pobre da índia que se apaixonou pelo guerreiro. É nas respostas que procuras que me encontrarás.


Parabéns aos grupos camponovenses!

Para refletir!


Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar.

Hellen Keller

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

domingo, 19 de janeiro de 2014

sábado, 18 de janeiro de 2014

Para refletir!


A esperança tem asas. Faz a alma voar. Canta a melodia mesmo sem saber a letra. E nunca desiste. Nunca.

Emily Dickinson

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Para refletir!


Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá você desejará voltar.

Leonardo da Vinci

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Para refletir!


Quem tem seis asas e voa só com duas, sempre voa e canta. Quem tem duas asas e quer voar com seis, cansará logo e chorará.

António Vieira

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

sábado, 11 de janeiro de 2014

Para refletir!


Deixe a menina voar. E ela cai e volta e vai... Você acha que pássaro não cai? Mas é assim mesmo, depois ele volta. E aprende que, entre uma queda e outra, o importante é não parar de bater as asas.

Maíra F.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

domingo, 5 de janeiro de 2014

sábado, 4 de janeiro de 2014

Para refletir!


Aprendemos a voar como pássaros, e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.

Martin Luther King

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Para refletir!


Ao vento de um horizonte distante queria poder voar para chegar até as estrelas e trazer o seu brilho para que o mundo não ande na escuridão.

Ladson Santos Lima