A Literatura, o livro e a leitura em Campo Novo do Parecis
Em 1989 é sancionada a Lei que cria a Biblioteca Pública Municipal, embora a mesma só abra suas portas após a construção de seu prédio próprio, na Praça da Cultura, em 1992, momento em que ocorre a doação inicial de um kit de livros realizado por moradores de Campo Novo do Parecis.
De 2001 em diante a Biblioteca Pública torna-se uma grande articuladora da leitura na sociedade, com lançamento de livros e outros concursos e eventos: Contando Fábulas, direcionado aos pequenos; participação nos Mutirões da Cidadania, com a montagem do Espaço Criança (literatura, gibis, vídeos educativos e de animação, jogos pedagógicos).
Desde sua criação, muitos profissionais trabalharam na Biblioteca Pública, sendo que merecem destaque nesses anos de trabalho desenvolvido as professoras Cledi Terezinha Johann e Clarice Sacheti Dalsólio.
Em 2001 realiza-se o I Concurso de Poesias, voltado às escolas do Município, e em maio acontece o I Recital de Poesias e IV ExpoArte, no Salão Paroquial São Cristóvão. Os Concursos de Poesia continuam acontecendo até sua 4ª edição, com uma grande participação de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. As poesias selecionadas eram apresentadas no Recital de Poesias, com formatos diferentes: ora poesias interpretadas, ora poesias recitadas. O Concurso de Poesias e o Recital (5ª edição) só voltam a acontecer novamente em 2012, quando o concurso torna-se municipal, embora com pouca participação de poetas e comunidade.
Em julho de 2001 é realizada a Noite de Autógrafos e Lançamento do Livro “Revivendo Campo Novo do Parecis”, de autoria das professoras Angelita Nirvane Hopen Ratz Mafalda, Sandra Josefina Paim Teixeira e Maria das Graças de Souza Fay, no Campo Novo Tênis Clube. Essa iniciativa conseguiu o apoio do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, com o apoio do Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação.
Ainda em 2001, é realizado o I Tempo de Leitura, com participação de alunos de diversas escolas e comunidade. O evento prossegue nos anos seguintes, quando é reestruturado para Palco de Leitura, e muda seu formato, com as escolas organizando apresentações voltadas para a leitura. Durante algumas edições, o Palco de Leitura foi organizado pelo Departamento de Cultura, depois, a pedido das escolas, o Palco de Leitura volta a acontecer em cada unidade escolar, até os dias atuais.
Em setembro de 2002 funda-se a Sociedade Amigos da Biblioteca de Campo Novo do Parecis (Sabcanp), que segue em atividade até abril de 2004, quando é registrada sua última reunião em Ata.
Em 2010 é fundada a Biblioteca Comunitária Ninho do Sol, com a doação, por Marília Pereira (in memorian), de um acervo inicial composto por cerca de 3.000 livros de literatura infanto-juvenil e DVDs. Registrada no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBIP) e no Sistema Nacional de Bibliotecas, a mesma altera sua nomenclatura (2011) para Biblioteca Comunitária Mãe Branca, em homenagem à Marília Pereira, sendo uma grande promotora de atividades literárias e lúdicas voltadas à leitura de mundo.
Em 2011, várias sessões de contação de histórias são desenvolvidas pela contadora Ducelina e pelo contador Van César (Trupe do Teatro Ogan), em escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil.
Em 2012 e 2013, a Biblioteca Pública e a Biblioteca Comunitária Ninho do Sol promovem a Semana Nacional do Livro Infantil, com uma semana de contação de histórias na Praça da Cultura, com grande participação de alunos de diversas escolas.
A iniciativa, em 2012, contou com o apoio dos contadores de história Ducelina, Trupe do Teatro Ogan e Cia Revelação de Teatro. Em 2013, a iniciativa contou com o apoio de alunas da UNOPAR, parceira do evento e do Ponto de Cultura Ninho do Sol e Biblioteca Comunitária Mãe Branca através da Trupe de contadores do Teatro Ogan.
Em 2013 a Biblioteca Pública recebe nova nomenclatura, de Biblioteca Pública Municipal Evany Nery Varaschin, em homenagem à professora que tanto contribuiu com a educação e a literatura em nosso município, tendo trabalhado na Biblioteca Pública por muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário