Com uma grande população de ascendência italiana o município de Campo Novo dos Parecis faz questão de cultivar a tradição e os costumes da cultura desse povo alegre e festivo. Esse foi um dos motivos que fez com o deputado Ademir Brunetto (PT) requerer Sessão Solene para homenagear os imigrantes italianos no município e região. O evento será nesta sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Campo Novo dos Parecis.
Para o deputado, que também é ascendente de italianos, é justa a homenagem como forma de destacar a contribuição social, de trabalho e serviços prestados por esses imigrantes que cooperaram de forma significativa para a construção de Mato Grosso. A saga da imigração, com todos os seus momentos épicos de luta e de esperança para encontrar uma nova terra, com novas oportunidades de trabalho e de vida, saindo da distante Itália para a desconhecida América, descreve páginas iluminadas da história deste Estado e do Brasil.
Na justificativa do requerimento o parlamentar também destacou que cada antepassado que chegou aqui se fez mato-grossenses, mas do mesmo modo tornaram este estado um pouco mais italiano.
Serão homenageadas as seguintes personalidades da Comunidade Italiana de Nova Mutum: Jaqueline Margarida Ferraz, Lucildo Caneppele, Odir Estevão Celle e Sueli Terezinha Sartori.
Da Comunidade Italiana de Vera serão agraciados: Eliria Panosso Moro, Hedy Dalpasquele, Hildo Possa, Nair Pretto e Nilson Odílio Tolfo.
Já da Comunidade Italiana de Campo Novo dos Parecis serão homenageadas: Adagir Zilio, Airton Nicoletti, Blairo Borges Maggi, Carlos Simão Introvini, Darci Barison, Edilson Antonio Piaia, Edite Ortolan, Frei Natalino Vian, Gilberto Brolio, Gilmar Luiz Tessaro, Jaime Luiz Muraro, Jaime Martelli, Jesur Jose Cassol, João Fracisco Dallepiane, Julio Zaminhan, Mario Martelli, Mario Vicente Sponchiado, Mildo Minosso, Nair Aziliero Tomazelli, Orides Casagrande, Paulo Eduardo Giacomet, Ricardo Roberto, Roberto Luiz Chioquetta, Rossana Segalotto, Sergio Costa Beber Stefanello, Sergio Evaristo Varnier, Telmo Antonio Cervi, Terezinha Dettoni Brizola, Umberto Jose Tozzo, Valdir Pedro Orso e Zeul Fedrizzi.
Brunetto diz que esta homenagem é o reconhecimento público de personalidades que participaram do desenvolvimento de Mato Grosso pois vieram para as terras brasileiras e posteriormente para Mato Grosso como novos descobridores. Descobridores porque aqui chegaram movidos por um impulso de coragem e uma escolha vital: o sonho de uma nova oportunidade, avaliou o parlamentar destacando que o Estado correspondeu, apesar dos sacrifícios, das privações e das incertezas pelas quais passaram para desbravá-lo e torná-lo um lugar humano. A data foi escolhida porque neste mês, mas precisamente dia 19 de setembro, é comemorado o dia da Comunidade Italiana do Estado de Mato Grosso.
Fonte: Gazetamt.net/Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário