A música é produto da criatividade e engenhosidade das civilizações, mas também é uma expressão de seu desenvolvimento tecnológico. Diferentes materiais e disposições tonais dão um caráter único (ainda que vagamente familiar) aos diferentes instrumentos que apresentamos a seguir. Seja por seu impressionante desenho, seu peculiar som ou sua importância folclórica, estes instrumentos são apenas uma amostra mínima da diversidade musical de nosso planeta.
Fazer um catálogo extensivo dos instrumentos musicais mais estranhos seria um trabalho que precisaria sua própria enciclopédia para ser apresentado. O teórico da realidade virtual, Jaron Lanier, tem uma coleção de mais de 10 mil deles somente da Ásia. No entanto, os que apresentamos a seguir não só são sonoramente particulares, senão que destacam também no aspecto visual, criando uma harmonia ou equilíbrio entre impacto visual e sonoro.
2 - American Fotoplayer
Combinação de piano e órgão de fole, o Fotoplayer consistia em uma elaborada maquinaria que incluía tambores e instrumentos de percussão, podia recriar efeitos de som, como o canto de um pássaro ou o disparo de uma arma de fogo, motivo pelo qual é considerado o avô dos sintetizadores modernos. Foi produzido entre 1912 e 1925; apesar de que foram fabricados entre 8 e 12 mil unidades, só 50 chegaram até nossos dias e só 12 estão em condições de uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário