Encantamento e beleza!
Segundo a literatura o conceito de Poesia abrange “um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela”.
Encantamento. Beleza. Sensibilização dos corações. Sem dúvida foi o que causou a todos aos presentes o VI Recital de Poesia, ocorrido na noite de ontem, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Foi simplesmente fantástico!
Fantástico por ver e ouvir pequenos, porém, grandes poetas e poetisas derramando suas mais profundas emoções ao declamarem belíssimas peças poéticas de forma eloquente, segura, única, ainda que a ansiedade estivesse escondida em cada gesto, olhar, atitude e desejo de “poetizar”.
Encantador pela responsabilidade dos pequenos, porém, grandes poetas e poetisas ao demonstrarem e mostrarem a todos os presentes que cada verso estava milimetricamente preparado para ser recitado de forma emocionante.
A cada momento descobríamos surpreendidos e maravilhados o surgimento de muitos “Vinicius de Moraes, Casimiros de Abreu, Cecílias Meireles, Olavos Bilac, Vanias Amarantes, Cairos de Assis”, dentre tantos outros que encontraram em seus valiosos Professores a liberdade, segurança e, sobretudo, coragem para versejarem as suas próprias peças poéticas com muita graciosidade e ousadia, próprios daqueles que são valentes.
Contextualizando, foi lindo! É claro, não poderia deixar de fazer alusão neste momento mágico à declamação da poesia que mais tocou em minha alma e coração: “Oh! que saudades que tenho, da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais!”
Momento inenarrável!
Parabéns aos Gestores, Professores e Colaboradores da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
Aos pequenos, porém, grandes poetas e poetisas nossos efusivos aplausos. Parabéns!!!!
Fonte: Colaboração Rosangela Xavier de Alcântara Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário