As discussões com o setor público e diversos segmentos culturais do Estado elencaram as necessidades e diretrizes que vão integrar o Plano Estadual.
Após 16 reuniões técnicas com segmentos culturais de todo Mato Grosso, o Governo do Estado iniciou na sexta-feira (24.08) a elaboração do Plano Estadual de Cultura. Durante todo o dia, foi discutido com o setor público e diversos segmentos culturais do Estado as necessidades e diretrizes que vão integrar o Plano Estadual. A reunião foi realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, das 9h às 18h.
O representante do Ministério da Cultura, Bernardo Machado, destacou as potencialidades culturais de Mato Grosso e explicou que o plano vai reunir as demandas da sociedade e do setor artístico de modo a reivindicar orçamentos mais justos. “Mato Grosso tem muito a mostrar e possui uma diversidade de expressões culturais que o Brasil precisa conhecer. Neste fórum vamos discutir e estabelecer metas para propor os orçamentos. O Governo Federal está oferecendo todo apoio para a construção dos Planos Estaduais”, afirmou.
O Plano de Cultura é um instrumento no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais. Após o Fórum será possível conhecer os elementos culturais do Estado e depois verificar as prioridades e estabelecer desafios, segundo o secretário de Estado de Cultura, João Laino. “Buscamos trazer um sistema eficiente e transparente para atender a classe artística de Mato Grosso, porque é preciso ter amor pela arte. O Patrimônio cultural é o modo de viver do povo, e está ligado à economia, a educação e ao social. O Fórum de hoje nos mostra qual o melhor caminho a trilhar”, afirmou o secretário.
De acordo com o Coordenador do Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura, Rômulo Fraga, este fórum traçou diretrizes para a construção do plano com um olhar regional e também buscou avançar na legislação cultural. “Durante o dia foi apresentado o diagnóstico do setor cultural de Mato Grosso e a partir daí busca-se construir um plano Estadual que atenda as demandas existentes”.
O I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura foi antecedido por 16 Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura, realizados nas 12 Regiões de Planejamento do Estado. Foram municípios sedes das etapas regionais Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangara da Serra e Várzea Grande.
Por Sinara Alvares
Nenhum comentário:
Postar um comentário