A abertura da Exposição foi realizada no Museu, na noite de segunda-feira (21) pelo Secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei Cesar Guollo com a presença do prefeito municipal e da comunidade.
Engajada na Semana Nacional de Museus que é realizada em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/05), atualmente a maior agenda no mundo em que se celebra a data, Campo Novo do Parecis está entre as instituições que participam da ação.
Dentro dessa comemoração, o Museu Histórico do Parecis promove a Exposição "Páginas da História", relatando os principais meios de comunicação que foram e são utilizados em nosso município: telefone, alto-falante, jornais, rádios, TVs, mídias digitais, e o registro das notícias desde os anos de 1985 até os dias atuais, com depoimentos das pessoas que participaram desse processo de comunicação no município.
A abertura da Exposição foi realizada no Museu, na noite de segunda-feira (21) pelo Secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei Cesar Guollo com a presença do prefeito municipal e da comunidade.
Na oportunidade, destacou a temática da 10ª semana em Campo Novo do Parecis que é a Comunicação em um Mundo em Transformação. “O objetivo é mostrar à população a importância da Comunicação para a sociedade e divulgar as atividades realizadas na época, e ainda objetos que fazem parte dessa história. Mostramos aqui nesta exposição os desafios e as inspirações da comunicação em Campo Novo do Parecis desde 1985. Estão previstos ainda apresentações de documentários do Projeto Memória Viva e programação de visitas.
Para o prefeito municipal, Campo Novo do Parecis tem crescido bastante e com isso, hoje tem a oportunidade de contar a sua história. “É muito interessante podermos apreciar essa história de Campo Novo contada aqui pela evolução nos meios de comunicação, assim observamos que desenvolvemos bastante e crescemos muito e podemos ter certeza de que ainda vamos crescer e evoluir muito com a comunicação”.
Devidamente registrado no Sistema Estadual de Museus (SEM) de Mato Grosso e no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) o Museu Histórico do Parecis mostra que tem história.
Criado pela Lei Municipal nº 1.354, de 09 de abril de 2010, o mesmo está instalado na "Casa da Memória", tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual pela Portaria nº 057, de 18 de outubro de 2011.
A Exposição "Páginas da História" segue até o dia 28 de agosto com uma programação de visitas que será divulgada nos próximos dias. O Museu Histórico do Parecis está localizado à Rua São Paulo nº 372 NE - Centro, telefone (65) 3904 2164.
Fonte: Alessandra Costa Marques – ASCOM PM/CNP
Nenhum comentário:
Postar um comentário