sexta-feira, 2 de março de 2012

O Dia Nacional do Turismo na "Terra das Águas de Mato Grosso"

O turismo é uma atividade prazerosa, que traz descanso ao corpo e à mente do turista, pois mesmo saindo a trabalho, tem a oportunidade de vivenciar momentos que fogem da sua rotina habitual.

Comemorado no Brasil em 02 de março, o Dia Nacional do Turismo, atividade que movimenta a economia de várias cidades e regiões principalmente: Rio de Janeiro – praias e carnaval; Salvador – cultural e carnaval; Aparecida do Norte – religioso; Gramado – natal e festival de cinema; Pantanal Matogrossense – ecológico; dentre outras. Nessas localidades, o turismo é responsável por melhorias nas estruturas físicas, nas condições de vida da população e geração de mais empregos.

O turismo pode ser dividido em diversas áreas como de aventura, cultural, negócios, ecológico, religioso e de terceira idade, onde cada um prioriza os aspectos mais relevantes. O sujeito que faz essa movimentação é considerado turista, ou seja, a pessoa que se desloca para um lugar diferente de onde reside ou de onde trabalha.

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), esse é classificado como “as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."

Mundialmente falando, dados da OMT mostram que o turismo é uma atividade que corresponde a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, chegando a movimentar US$ 3,4 trilhões. Essa movimentação gera crescimento em outros importantes setores da economia de uma região, como a criação de milhões de empregos, e atinge grande impacto nas áreas sociais, políticas e culturais das regiões em que ocorrem.

Campo Novo do Parecis: "Terra das Águas de Mato Grosso"

Possuindo uma natureza exuberante, Campo Novo está localizado na área de transição Cerrado - Amazônia, e seus rios de águas belas e transparentes compõem a Bacia Hidrográfica do Alto Juruena, o que lhe rende a alcunha de "Terra das Águas de Mato Grosso".

Vários pontos turísticos de belezas ímpares estão localizados nas áreas indígenas, sendo que os mais conhecidos são:


Salto Utiariti


Cidade de Pedra


Balneário Hawai


Balneário Rio Verde

Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campo Novo, Vanderlei César Guollo, pretende-se fortalecer o turismo local começando pela reativação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).

Com enfoque no turismo ecológico, de aventura e etnoturismo, Guollo afirma que o potencial turístico de Campo Novo é enorme e pode ganhar grandes proporções. "Temos lindas cachoeiras e um paraíso das águas formado por sete rios que cruzam o município, como o Rio Sacre que nasce em terras indígenas com índice de poluição zero, deixando assim o ambiente totalmente preservado. Desejamos explorar este potencial de forma consciente, trazendo turistas para apreciar nossas belezas naturais, econômicas e culturais, gerando empregos e renda para a população campo-pareciense", finalizou o mesmo.

Por Eduh Gevizier

Um comentário:

Unknown disse...

parabens a todos que tem o privilégio de morar em campo novo. parabens Edu pela belissima reportagem...