terça-feira, 1 de novembro de 2011

Parangolé na Noite Teatral do Brincar

Hoje às 19h30min o Grupo de Teatro Revelação apresenta o espetáculo "Parangolé", sob direção de Fran Almeida, no Plenário do Fórum.

O espetáculo é um convite a olhar de uma forma poética para a infância, que não é simplesmente uma fase da vida, mas um estado de espírito em que predominam a brincadeira e o jeito divertido de desvelar o mundo, de fazer arte sendo artista ou arteiro... e, dessa maneira, crianças, jovens e adultos podem se reconhecer nas inusitadas situações presentes num espetáculo cheio de cores, tons e imagens da infância.


Mas afinal, o que é Parangolé?

Parangolé é uma palavra que teve origem no Rio de Janeiro, em 1950, e queria dizer conversa fiada, conversa sem pé nem cabeça, conversa sem graça. Depois chamaram com esse nome as pessoas malandras, cheias de espertezas para enganar os outros.


A magia que balança o mundo...

Também é um termo que foi utilizado pra designar utensílios para vestimenta confeccionadas com restos de sobras de materiais recicláveis ou objetos, que parados em um canto, não significam nada. Uma espécie de fantasia que, a partir do momento em que veste, libera todos os seus sentimentos e expressa o que realmente esta sentindo, dando a quem vestisse aquele parangolé muito mais vida, cor e linguagem próprias às suas estruturas. Em 1991 torna-se um movimento artístico. O Parangolé se movimenta, se transforma, faz as cores e as formas saírem da inércia, viajarem, irradiando feixes de luz pelos diversos espaços.

Nenhum comentário: