Na última terça-feira (02.08) tiveram início as inscrições para a Oficina de Interpretação Teatral “Ritos de Passagem”, ministrada pelo ator e diretor teatral Carlos Ferreira. As aulas acontecerão no Salão Artístico do Cine Teatro Cuiabá, de 29 de agosto a 20 de dezembro, sempre as segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30. As inscrições são gratuitas e no dia 20 de dezembro, os participantes apresentam um espetáculo de encerramento no palco do CTC.
Com cinco meses de duração e um total de 90 horas aula, a oficina é direcionada principalmente a iniciantes e traz uma proposta de capacitação cênica que, segundo Carlos Ferreira, possibilitará aos participantes uma investigarão de suas possibilidades corporais, sonoras, musicais, verbais e visuais. “Eles presenciarão um processo de iniciação, desenvolvimento e conclusão, participando de uma encenação a partir das suas próprias autorias corporais, verbais, e sonoras que, no coletivo, aparecerão como um conjunto de signicidades com abordagens de ritos de passagem. O processo de construção da sua personagem através de partituras, cartografias e poéticas estéticas, terá a contribuição de todos. Será um trabalho também de minuciosidades poéticas, onde cada ator poderá expor suas angústias, desejos e sabores, numa construção não verbal, colocando o corpo a serviço de um teatro mais antropológico”, explica.
Ainda segundo o ator e diretor, para o contexto do teatro do estado, a oficina é uma “grande oportunidade de aproximação com as propostas e estéticas contemporâneas, e mergulhados nos elementos da cultura popular, para quem sabe, conseguirmos mostrar um teatro com a nossa cara”, pontua.
Para participar é preciso ter idade acima de 18 anos, ou mais, e ter concluído o ensino médio. São 15 vagas para o sexo feminino e 15 para o sexo masculino. As inscrições estão disponíveis no foyer do Cine Teatro, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, até dia 26 de agosto. so de mais de 30 inscritos, será realizada um entrevista de seleção no dia 29 de agosto, às 18h30, primeira aula.
A oficina é uma realização de Carlos Ferreira, tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso, e apoio do Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) e Cine Teatro Cuiabá.
O facilitador
Carlos Roberto Ferreira é ator e diretor teatral, graduado em Educação Musical pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem pós-graduação em Dança também pela UFMT, e pós-graduação em Gestão Cultural pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Atualmente é Arte/Educador e Professor de Arte da rede pública de ensino de Mato Grosso e Gestor Cultural do Cine Teatro Cuiabá.
Fonte: http://www.odocumento.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário