O IV Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense acontece entre 09 e 13 de agosto, em Alta Floresta.
Na programação, dos nove espetáculos que participarão do Festival, três são grupos mato-grossenses. A companhia Vostraz de Teatro de Várzea Grande apresenta a peça ‘O circo’, que já acumula sete anos de sucesso. O Grupo Faces de Primavera traz ao festival a peça ‘O menino e o céu’ e o espetáculo ‘A Rusga’, será apresentado pela Confraria dos Atores de Cuiabá.
Ao todo foram recebidas 72 inscrições de grupos e companhias teatrais de 16 estados brasileiros e uma de Bogotá, Colômbia. O festival não é competitivo, são apenas apresentações de grupos que mais se destacaram. Para cada um dos grupos é oferecida uma ajuda de custo no valor de R$ 3.000 além de um cachê de RS 1.000. Já para os grupos mato-grossenses a ajuda de custo é de RS 1.500 mil e o cachê é de R$ 1.000.
“O número de inscrições superou as nossas expectativas. Foi um acréscimo de mais de 100% se comparado às inscrições recebidas em 2010. Isso nos alegra muito e mostra que grupos de todo o Brasil querem participar do Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense, o que nos deixa muito honrados e estimulados para enfrentar os desafios de novas edições,” declara Ronaldo Adriano, membro do TEAF e coordenador do festival.
A escolha dos espetáculos que irão concorrer no festival foi feita pelos próprios integrantes do Teatro Experimental. “Tivemos um difícil desafio. Escolher somente nove significou deixarmos fora espetáculos maravilhosos. Mas como nossos recursos são limitados, infelizmente várias excelentes peças ficaram de fora”, relata Anderson Flores, membro do TEAF.
Para Elenor Cecon Júnior, integrante do TEAF e também coordenador de produção do festival, a realização deste tipo de evento, além de proporcionar o acesso da população a espetáculos teatrais, é mais uma opção que os grupos têm para mostrarem seus trabalhos. “Os grupos precisam destes eventos. São nestas ocasiões que eles veem a possibilidade de circular com suas produções neste Brasil continental” diz.
O Festival
Além das apresentações teatrais o festival terá oficinas de iluminação cênica e teatro como recurso para educação ambiental. Outro evento é a realização da “Tertúlia Teatral”, momento de debates entre os grupos sobre seus processos de produção, estéticas, linguagens.
O IV Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense é uma realização do Teatro Experimental de Alta Floresta e conta com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Banco da Amazônia, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Alta Floresta.
Além dos espetáculos mato-grossenses, outros seis também participam do festival. Confira abaixo os demais espetáculos selecionados para o IV Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense:
ANA-ME - Teatro das Senhoritas de São Paulo/SP
COISAS DE MENINO BONECO - Cia Clara Teatral de São Paulo/SP
COM MIS PIES EM TU TIERRA - Corporação Teatral El Baul de Bogotá/Colômbia
ESTRANHAS GALINHAS - Grupontapé de Uberlândia/MG
FRANCISCA - Teatro Experimental Sociedade Cultural de Manaus/AM
ROSMANINHOS - Coletivo Uzume Teatro de João Pessoa/PB
Assessoria Teaf
Nenhum comentário:
Postar um comentário