sábado, 14 de maio de 2011

Residência Artística com Confraria dos Atores


A Confraria dos Atores iniciou neste sábado, 7 de maio, o programa Residência Artística-Teatro. Durante todo mês de maio, nos finais de semana do mês, a Confraria receberá convidados que querem conhecer o grupo de teatro por dentro. Como ensaiam, como treinam, que tipo de pesquisa desenvolvem e como se organizam são só algumas das matérias abordadas pelo grupo.

A ênfase do encontro estará no teatro de grupo, uma forma de organização muito usada pelos artistas no Mato Grosso. O grupo constuma ser o local da aprendizagem do ofício teatral e um grande substituto de escolas de arte, que tanto fazem falta no nosso estado. Cada grupo possui uma personalidade, uma marca e um projeto de pesquisa que serve de identificação do trabalho.

A Confraria dos Atores tem essa marca; desenvolve seu trabalho baseando sua prática em conceitos democráticos; um exemplo disso é que todo o grupo tem poder de voto para todas as decisões a serem tomadas. Não existem figuras marcadas na criação, ou seja, todos criam o texto, a cena, todos podem dirigir e todos atuam.

Outra característica que aparece do trabalho deste grupo é a escolha dos temas trabalhados. Como o grupo tem um integrante que é historiador, os temas desenvolvidos por eles são de cunho histórico. O último espetáculo que estrearam foi "A Rusga", sobre o trágico evento do século XIX, que abalou Cuiabá.

Oscemário Daltro, secretário adjunto de Cultura, prestigiando o trabalho do grupo

O secretário adjunto Oscemário Forte Daltro esteve presente para conhecer o Confraria de perto e dar as boas vindas aos interessados. Na ocasião ele ressaltou a importância do estudo teatral e elencou as ações da gerência de Artes Cênicas que fomentam o estudo do teatro, em específico. A intenção é instrumentar o interessado para que seja o próprio proponente da arte que queira realizar.

Além da Residência Artística-Teatro, a Secretaria de Estado de Cultura também oferece o Curso Livre de Teatro, que é um curso permanente e anual, de caráter modular, que abrange outras áreas do espetáculo que estão além da atuação; são módulos de direção, dramaturgia, cenografia, figurino, iluminação, entre outros.

Este formato de curso também vai seguir para o interior com o nome de Curso Livre Itinerante de Teatro. Outras informações poderão ser encontradas no site da Secretaria de Estado de Cultura: http://www.cultura.mt.gov.br/

Nenhum comentário: