Criado pela Lei nº 1.354/2010, de 09 de abril de 2010, o Museu é um espaço cultural ligado ao Departamento de Cultura que está sendo novamente entregue à comunidade para que a mesma possa se reconhecer neste mesmo espaço e desenvolver sua cidadania.
Indígenas da Terra Utiariti com sua vestimentas e pintura corporal típicas
“Cultura e Tradição Paresí-Haliti”
A exposição etnográfica “Cultura e Tradição Paresí-Haliti” celebra a produção artesanal indígena, cuja utilização remete às atividades relacionadas ao cotidiano nas aldeias da Terra Indígena Utiariti: caça, pesca, vestuário e rituais.
Nesta exposição destaca-se a beleza e a função das peças do cotidiano indígena ligadas à sua cultura e tradição. Os artefatos arqueológicos provenientes de sítios e abrigos demonstram a ocupação indígena nesta região. As produções artesanais representadas pela arte plumária, pela tecelagem, pela cestaria, pelas armas de caça e pesca e pelos objetos de madeira, carregam em si o seu sentido e significado.
Abali (peneiras) trançadas por Dilso Zokezomae, da Aldeia Bacaval
Os objetos que se apresentam podem causar estranheza aos nossos olhos, mas certamente nos incitam a refletir sobre o seu conteúdo simbólico de representação inseridos nos modos de vida da cultura indígena Paresí-Haliti.Vanderlei César Guollo
Curador da Mostra
Um comentário:
Parabéns Vanderlei pela sua capacidade e talento. Parabéns mais ainda por ser um ideologista que faz muito pela cultura camponovense, sem procurar reconhecimento ou usá-la de forma política, como muitos fazem em seus 'quadrados'.
Abraços e lembrem-se que "...heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências..." Shakespeare.
Postar um comentário