"Museu e Memória" conduziu o tema da palestra
Palestra: Implantação e Gestão de Museu em Mato Grosso
A palestra oferecida pela Secretaria de Estado de Cultura e ministrada pela gestora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Viviene Lozi, atraiu um pequeno número de pessoas ao Plenário da Câmara de Vereadores na noite de 13 de maio, apesar da intensa divulgação feita junto às escolas, entidades, órgãos municipais, rádios, tv, jornais e sites.
Entretanto, os poucos que compareceram puderam apreciar uma excelente palestra, com muito conteúdo, que mostrou o que é um museu, sua função na comunidade, as possibilidades de educação patrimonial trabalhadas nestas instituições, dentre outros assuntos pertinentes ao tema.
Além de professores de nossas redes de ensino, estiveram presentes o secretário de Educação e Cultura, Leandro Martins, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edlamá Batista Marques e a coordenadora da Sala de Memória de Tangará da Serra, Ana Cristina.
Viviene Lozi, gestora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Oficina: Organização do Museu Histórico do ParecisNa manhã e tarde de ontem, 14 de maio, foram trabalhados conceitos teóricos aplicados na prática na organização e gestão do Museu Histórico do Parecis.
Dentre os assuntos abordados, estavam a implantação e gestão de um museu, o Plano Museal, a gestão da informação e redes de informação, inventário e catalogação, política de documentação: da aquisição ao descarte, e o Sistema Estadual de Museus.
O objetivo primordial da oficina foi apoiar na organização da Exposição "Cultura e Tradição Paresí-Haliti" que será aberta ao público na próxima terça-feira, dia 17 de maio, às 19h, mostrando à comunidade camponovense o acervo indígena do Museu Histórico do Parecis.
Oficina no Museu Histórico do Parecis
Sobre o MuseuCriado pela Lei nº 1.354/2010, de 09 de abril de 2010, o Museu Histórico do Parecis é um espaço cultural ligado ao Departamento de Cultura que tem a finalidade de recolher, inventariar, estudar, expor e divulgar os testemunhos da cultura material e imaterial como forma de promover cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário