Painel confeccionado com o tecido chitão, ícone nacional
Entenda os símbolos - o chitão
A chita é um tecido de algodão cujas principais características são as grandes estampas florais e suas tramas simples. As cores intensas servem não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades.
Inicialmente usada apenas como toalha de mesa passou, com o tempo, a ser usada também na confecção de roupas. Por ser barata, seu uso sempre esteve ligado à população mais simples.
A chita, ou chitão como é conhecido atualmente, veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar a chita que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil.
A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional, sendo também um ícone do estado de Mato Grosso. Atualmente é mais usado em festas populares, como as festas juninas e as tradicionais festas de santo da baixada cuiabana.
Em Campo Novo do Parecis, o chitão será visto nas fantasias dos personagens que compõem o Bloco da Rainha Louca e na grande Jararaca que será apresentada nas noites de sábado e segunda-feira, acompanhada de inúmeros indígenas que animarão o IX Parê Folia "na Terra dos Parecis!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário