A quarta edição do Festival de Capoeira iniciou nesta noite de sexta-feira, dia 15 de outubro de 2010, na Praça da Cultura, com roda formada por capoeiristas de Tangará da Serra, Nova Mutum e Campo Novo. Outros grupos convidados ainda estarão chegando para participar do evento: Cuiabá, Juara e São Paulo.
O Festival de Capoeira segue com uma programação extensa na manhã de sábado, no Ginásio de Esportes João Laurindo, das 7h às 11h, com Aulão de Capoeira. No período da tarde e à noite, das 15h às 20h, a programação envolve Batizado e troca de cordas, o ponto alto do evento.
O IV Festival de Capoeira é uma promoção do Centro Cultural Aruandê Capoeira e Governo Municipal, através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Conta com total apoio das Secretarias Municipais de Trabalho e Ação Social e de Esportes e Lazer.
Aos pés do berimbau. O berimbau é o instrumento responsável pela musicalidade no jogoRaízes africanas
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.
No Brasil
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Com informações do site: www.suapesquisa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário