Fotografia das gravações de "Corumbiara", no interior de Rondônia
Exibições gratuitas com estrutura de cinema. Hoje serão exibidos dois filmes no Plenário do FórumComeçou no último sábado, 31, e segue até o próximo dia 07, em Campo Novo do Parecis, o Vídeo Índio Brasil (VIB 2010), que exibe uma série de filmes e documentários sobre índios e feitos por índios de todo o Brasil.
As exibições ocorrem sempre as19h30 no anfiteatro do fórum e a entrada é gratuita. Uma estrutura de cinema foi montada para exibir os curtas e longametragens da mostra que ocorre simultaneamente em 112 cidades brasileiras.
Na noite de abertura, no Plenário da Câmara Municipal, foram exibidos os filmes: “Já me transformei em imagem”, que fala sobre a relação dos indígenas Hunikui, do Acre, com a produção audiovisual e “De volta à terra boa” que retrata a triste história dos índios Panará, de Matupá, Mato Grosso, que foram retirados de suas terras invadidas pelos garimpos nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
Ontem, o VIB exibiu o filme “Corumbiara”, premiado em todo o mundo, que trata da ‘redescoberta’ por pesquisadores nas décadas de 1980 e 1990 de dois novos grupos indígenas no sul de Rondônia, os Akuntsu e Kanoê.
No documentário, o diretor Vincent Carelli, denuncia um massacre ocorrido na época que quase culminou com a extinção destas duas e de uma terceira etnia. O documentário chegou a ser rodado no Fantástico e ganhou repercussão em todo o mundo.
Saiba mais!
Hoje:
Na noite de hoje serão exibidos dois filmes, o curta “Kuhi Ikugü - Os Kuikuro se apresentam” e o documentário “Pi’õnhitsi - Mulheres Xavantes sem Nome”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário