domingo, 8 de agosto de 2010

Oficina de Artesanato Indígena durante o VIB 2010

Oficina de artesanato utilizando o tear vertical dos Paresí-Haliti

Durante a semana de 31 de julho a 07 de agosto, o Ponto de Cultura Ninho do Sol, parceiro do Instituto Parecis Cultural no Vídeo Índio Brasil em Campo Novo do Parecis, promoveu a "Oficina de Artesanato Indígena Paresí-Haliti", com a Cacique Dejanira Quezo, da Aldeia Chapada Azul.

A oficina aconteceu no ponto de cultura durante os dias do evento, onde a Cacique confeccionou diversos artesanatos indígenas com o uso do tear vertical, um tipo de tear artesanal milenar entre os Paresí-Haliti: cocar, tiaras, xiriba (saia usada pelas índias) e a zamata (suporte para carregar bebês).

Tiaras com penas de arara, um dos artesanatos confeccionados na oficina

A Cacique explicou todo o processo artesanal de fiação do algodão, usado antigamente e substituido hoje pelo fio manufaturado. Também como eram tingidos os fios de algodão utilizando-se cascas de árvores, folhas, flores, carvão e outros materiais.

Durante a oficina a Cacique Dejanira explicou sobre a forma de confecção de inúmeros outros artesanatos, e como os indígenas de sua etnia dividem o trabalho, onde alguns são confeccionados apenas pelos homens (objetos de cestaria, arco e flecha) e outros apenas pelas mulheres (colares, tiaras, xiriba, zamata, brincos, e outros).

Demonstração dos diversos artesanatos confeccionados pelo indígenas Paresí-Haliti

Uma entrevista foi realizada com a Cacique Dejanira Quezo e o registro de fotos e vídeo foi feito pela equipe do Ninho do Sol durante a oficina, como parte das ações de preservação e divulgação dos saberes e da memória indígena de nossa região.

Nenhum comentário: