Índio Paresí-Haliti pintando o corpo: Cultura indígena é um dos focos
Entre os mais de quatro mil pontos de cultura de todo o Brasil, apenas o Ninho do Sol e outros onze foram selecionados pelo projeto intitulado “História no Ponto”.
No processo de seleção o Ministério da Cultura (Minc) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) analisaram a infraestrutura do Ninho do Sol, bem como os potenciais histórico-culturais de Campo Novo do Parecis.
Um dos contextos que contribuiu para que o Ninho do Sol fosse selecionado é a previsão em seu Plano de Trabalho de atividades voltadas a preservação do patrimônio histórico-cultural da região onde o Ponto está inserido.
Dentro de seu Plano de Trabalho o Ponto de Cultura Ninho do Sol dá grande importância ao patrimônio do Município, especialmente na área de preservação da cultura dos índios Paresí-Haliti.
Para Vanderlei Guollo, diretor do IPC, “essa será uma excelente oportunidade de divulgar nossa história, a história que nós, brasileiros, não conhecemos, e que é tão rica, e por isso, tão importante de ser registrada, além do mais, uma oportunidade única de divulgar nosso ponto de cultura, nosso município e nossa região para o Brasil”, comentou.
O projeto prevê a realização de palestras, workshops e rodas de conversas envolvendo a comunidade camponovense e historiadores de renome nacional. Todo o material coletado fará parte de um acervo no portal da Revista de História da Biblioteca Nacional.
O evento ocorrerá no município na segunda quinzena de setembro de 2010 e envolverá vários setores da sociedade camponovense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário