Mandioca em processo de fabricação da chicha
Leia matéria a respeito da Festa da Colheita:
Cacique Narciso da Aldeia Quatro Cachoeiras
Bastante comunicativo, o cacique pediu para não tirar fotografia enquanto ele não se trajasse com suas vestimentas tradicionais feitas de penas de ema e arara. Narciso entrou na Hati e logo saiu trajado de cacique, assim como os seus ancestrais faziam: “queremos ser vistos do nosso jeito tradicional”, justifica.
Chicha é armazenada em troncos de buriti
A aldeia Quatro Cachoeiras é uma das raras que ainda realizam esta festividade da maneira tradicional. Na atualidade, as festas ocorrem principalmente quando se celebram os rituais de passagem individual, ou seja, nominação de crianças e moças púberes (após a primeira menstruação), e de um ritual de calendário, o da colheita da safra de uma roça de mandioca, como é o caso desta.
Chicha armazenada em cabaças
De acordo com o cacique Narciso a programação da Festa da Colheita começa na sexta-feira, 07 de maio, a partir das 18 horas, quando será feita a recepção dos convidados, logo em seguida ocorre no interior da hati do cacique uma apresentação de Zolane (dança tradicional), entre outros rituais. A festa segue no sábado de manhã com outras atrações como o Jikunahaty (cabeçabol) e o batizado.
Cacique Narciso e Vanderlei Guollo
Narciso convida a todos para participarem da festa e conhecer um pouco mais da tradição e da cultura dos índios Paresí-Haliti. Os preparativos seguem até as vésperas do acontecimento, desde a última quarta-feira, 28, os índios caçam a ema e o veado, entre outros, para alimentar os festeiros.
Cacique Narciso, o repórter Alexandre Rolim e o cinegrafista Maycon Farias
Matéria retirada do site: http://www.parecis.net/
Fotografias de Vanderlei Guollo
Nenhum comentário:
Postar um comentário