Acadêmicas do NEAD no cantinho da pintura e da fantasia.
O Dia Internacional do Brincar, comemorado em muitos países da Europa, Ásia e América do Sul, inclusive no Brasil, aconteceu no último dia 28 de maio, nas dependências do Centro Cultural e Ponto de Cultura Ninho do Sol.
A promotora do Evento - NEAD/UFMT, coordenada por Marga Cesca e Aparecida Apolicarpo, juntamente com uma equipe de 20 acadêmicas de Educação Infantil, organizaram dezenas de atividades voltadas para o brincar e as brincadeiras folclóricas, "como se costumava brincar antigamente" cita a coordenadora Marga Cesca.
Um grande público composto em sua maioria por alunos das Escolas de Educação Infantil estiveram presentes no evento, brincando e se divertindo de forma autônoma e livre. As atividades eram direcionadas principalmente para crianças de zero a seis anos.
Foram organizados cantinhos que coloriram todo o Centro Cultural e a Biblioteca Comunitária Ninho do Sol: cantinho das histórias, cantinho do teatro, cantinho da pintura, cantinho da dança, cantinho da fantasia, o mercadinho e inúmeras outras atividades com bolas, cordas e bambolês foram oferecidos.
Cantinho do teatro
Capoeira do Centro Cultural no brincar
O Ponto de Cultura participou com a dança sênior,
A Trupe Língua de Trapo, grupo de teatro das oficinas do Ponto de Cultura Ninho do Sol, dirigida por Fran Almeida, com mais de 15 atores, participou das atividades do Dia Internacional do Brincar. Fantasiados de heróis, bailarinas, salva-vidas, fadas e outros, a trupe animou a criançada com brincadeiras folclóricas que estão sendo trabalhadas no espetáculo "Parangolé", previsto para estrear no segundo semestre.
Esta não é a primeira vez que a trupe participa de um evento tão importante. O Língua de Trapo montou nesse ano o espetáculo "Xô Dengue" e participou da Campanha Todos Contra a Dengue promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria de Saúde. Parcerias como essas fazem desse grupo um espetáculo à parte, mostrando que a arte tem sim, uma função social muito importante.
Alguns integrantes da trupe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário