quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Articulação em rede e circuitos culturais são indicações da Teia Centro-Oeste e Tocantins


Os pontos de cultura de todo o Centro Oeste e Tocantins se reuniram de 18 a 21 de fevereiro, em Goiás, para discutir a cultura de seus estados e a cultura do Brasil, propondo melhorias e trocando conhecimentos sobre os mesmos.
A apresentação dos tocadores de Viola de Cocho, de onde saem as tradições musicais do Mato Grosso rasqueado, siriri e cururu, abriu a Plenária Final da Teia Centro-Oeste. Ainda o causo de Chico Simões (Ponto de Cultura Invenção Brasileira - DF). Parte da programação incluia um delicioso banho de cachoeira no Vale da Lua, e uma palestra para conhecer as propostas da Incubadora da UnB (Gerência de Desenvolvimento Empresarial). A representante da SCC/MinC, Isabelle Albuquerque, fez um panorama geral da Teia Brasil 2010: tambores digitais.
Durante a Teia Centro Oeste e Tocantins os Pontos de Cultura se reuniram em Grupos de Trabalho (GTs) e tiraram indicações para o documento final. Dentre as propostas indicadas pelo GT Cultura Popular estão o inventário dos patrimônios materiais e imateriais do Centro-Oeste, através de metodologia do Iphan, contando com apoio dos Estados e a participação de Pontos e Pontões de Cultura da região e estabelecer relações mais estreitas com os países fronteriços à região Centro-Oeste.
Já o GT Artes Cênicas, dentre outras, propôs o fomento a circulação dos produtos dos Pontos de Cultura pela região. Proposta similiar saiu do GT de Música, acrescida do mapeamento dos espaços para a apresentação musical dos Pontos de Cultura em cada um dos estados, além da criação de um selo para produção, distribuição e divulgação musical dos grupos culturais.
O GT Audiovisual, Cultura Digital e Comunicação deve criar um perfil da comunicação Centro-Oeste na plataforma da Cultura Digital Brasileira (culturadigital.br), incentivar a formação continuada para a comunicação, a partir de articulação em rede dos Pontos e Pontões de Cultura, e realizar o mapeamento das ações das redes de comunicação, cultura digital e audiovisual dos Pontos de Cultura da região.
O GT Sustentabilidade e Economia Solidária aposta em formação e parcerias, como qualificar Pontos de Cultura na gestão e elaboração de projetos e desenvolver parcerias com Senaes, Sebrae e outros agentes. O GT Criança e adolescente também acredita nas articulações para novos caminhos, por exemplo, através do poder público - conselhos tutelares, juizados, Ministério Público etc. Levar as familias para dentro das ações dos Pontos de Cultura também é outro tópico relevante.
O GT Culturas Índigenas aposta na criação de editais específicos para Pontos de Cultura Indígenas nas redes estaduais e municipais, além da valorização das ações de ludicidade dos povos indígenas. O documento final da Teia Centro-Oeste e Tocantins estará disponível em breve.

Fechando o encontro, no coração do Centro-Oeste, o Ponto de Cultura Tambores de Tocantins arrastou os participantes para o centro da Vila de São Jorge, celebrando com música mais uma bem sucedida teia regional.

Matéria relacionada: Centro-Oeste e Tocantins revelam toda sua diversidade cultural
Texto e fotos: Zonda Bez (SCC/MinC)

Nenhum comentário: