sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ninho do Sol: Teatro Ogan é contemplado com Ponto de Cultura

Entre oitenta projetos recebidos pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (Sec), apenas 40 foram selecionados como Pontos de Cultura, em meio a eles, o projeto “Ninho do Sol” do Teatro Ogan de Campo Novo do Parecis. Outras 39 instituições de todo o estado também foram contempladas.

Um amplo projeto foi desenvolvido pelo Teatro Ogan apoiado pelo Instituto Parecis Cultural - IPC, com o objetivo de obter recursos para fortalecer e vivificar a cultura local. No total serão destinados 180 mil reais para custeio e aquisição de material permanente. Os recursos serão disponibilizados em três etapas, sendo 60 mil por ano, durante três anos. Um dos pontos altos será a implementação de uma Biblioteca Comunitária.

O Ponto de Cultura, que faz parte de um processo de descentralização dos investimentos culturais no estado, em Campo Novo atuará em quatro fases que agregam a preservação do patrimônio histórico, o desenvolvimento de oficinas de arte e artesanato, a criação da Biblioteca Comunitária “Ninho do Sol” e a promoção de eventos (Terça Tem Tudo, Rodas de Capoeira, Festival “Ninho do Sol”, entre outros).

Parte da primeira remessa de recursos será utilizada para a aquisição de um kit multimídia para iniciar o desenvolvimento dos trabalhos, que incluem 15 documentários abordando as três etapas históricas do município, que são:
1ª. Os primórdios da cultura paresi, desde o surgimento até os primeiros contatos com o homem branco (imóti);
2ª. A "Marcha para o Oeste" promovida por Marechal Rondon;
3ª. A colonização do chapadão a partir da década de 1970.

O “Ninho do Sol” promoverá atividades culturais como artesanato, teatro, dança, música, preservação do patrimônio histórico e cultura indígena. Este último, bastante abrangente, deve contar com o apoio e a participação efetiva das lideranças e habitantes das diversas aldeias do município. Uma das técnicas que deverá ser mostrada é a confecção da bola de látex de Mangaba, utilizada pelos índios Paresi-Haliti em um jogo tradicional chamado jikunahati (cabeçabol).

Os Pontos de Cultura têm como objetivo apoiar, por meio de repasses financeiros, projetos de instituições sem fins lucrativos que possuam histórico cultural comprovado e que contribuam para a inclusão social e a construção da cidadania. Com ele, os governos Estadual e Federal pretendem levar o desenvolvimento cultural para os mais diversos pontos do País.

Matéria: Xandy Rolim

Veja a materia no site: http://www.parecis.net/index.php?/Geral/ninho-do-sol-campo-novo-do-parecis-e-escolhido-como-ponto-de-cultura.html

sábado, 5 de setembro de 2009

Espetáculos da XIII Mostra de Teatro

Participaram da 13ª edição da Mostra de Teatro do Pólo Médio Norte oito espetáculos dos municípios de Tangará da Serra, Brasnorte, Juara, Colniza e Campo Novo do Parecis. Ainda estiveram presentes representantes de grupos de Juina, Nova Olímpia e Cuiabá.

Os espetáculos concorrentes foram:
"Voo 169" e "O Viado veste Pradá" do Grupo Grutta, de Tangará da Serra.
"Na ilha de Itamaraca" com o Grupo Efeito Colateral, tambem de Tangará da Serra.
"Com os pés na estrada" da Cia Art's de Colniza.
"Pluft - O fantasminha" da Cia Teatral de Juara.
"3 contos que eu vou contar", do Grupo ACTU, de Brasnorte.
"Os Saltimbancos" do Grupo Revelação, e "Mundus Immundus" com o Teatro Ogan, ambos de Campo Novo do Parecis.

O Corpo de Jurados foi composto por Vanderlei José, de Juina; Jefferson Jarcem, de Cuiabá e Genival Soares, de Nova Olímpia, representando a FEMAT - Federação Matogrossense de Teatro.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os Saltimbancos na XIII Mostra de Teatro

O espetáculo "Os Saltimbancos", de autoria dos Irmãos Grimm e adaptado por Chico Buarque, sob direção de Fran Almeida e montado pelo Grupo Revelação, de Campo Novo do Parecis, concorreu na XIII Mostra de Teatro do Pólo Médio Norte.

O elenco conta com quatro atores principais e um grupo de 18 bailarinas da Cia Lua Negra e do Grupo Almas sob a orientação de Franciele Almeida, que coreografa o espetáculo.

Apesar de ser um espetáculo escrito no período da ditadura militar e fazer uma crítica à mesma, a montagem permanece atual pelos valores que transmite e por nos lembrar desse período histórico e suas consequencias na vida de todos nós brasileiros.

O grupo Revelação conta com o apoio do Governo Municipal, do Deputado Vagner Ramos, de Eloísa Campos e de Cris Paz, que desenhou os figurinos e fez a maquiagem do grupo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pólo Médio Norte tem nova Diretoria

Durante a XIII Mostra de Teatro do Pólo Médio Norte realizada de 28 a 30 de agosto, em Tangará da Serra, foi realizada a eleição da nova Diretoria do Pólo que, conforme Estatuto da FEMAT - Federação Matogrossense de Teatro, ocorre a cada dois anos.

Com chapa única e voto aberto foram então eleitos por unanimidade:
DIRETOR: Magnivaldo Ribeiro (Tangará da Serra-MT)
SECRETÁRIO: Giovane Marchetto (Tangará da Serra-MT)
TESOUREIRA: Telma Cristina Imaculada Busto (Brasnorte-MT)