segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Teatro Ogan participa do "Uma História em cada Canto"

A Contação de Histórias é uma arte milenar e atualmente está presente em vários setores da sociedade: escolas, praças, bibliotecas, hospitais, parques, livrarias, museus, eventos literários e similares.


O Fórum de Contadores de Histórias de Mato Grosso está realizando um movimento cultural de contação de histórias em todo o Estado e nós, convidados do município de Campo Novo do Parecis, estaremos participando da ação simultaneamente com eles no dia 11 de agosto, às 19h horas, na Praça da Cultura - Centro.

Este movimento cultural de contação de histórias vem ao encontro da petição que foi feita junto à Assembleia Legislativa para que seja instituída a ‘Semana do Contador de Histórias’ no Estado de Mato Grosso, a ser comemorado anualmente no dia 20 de março, Dia Internacional dos Contadores de Histórias.

12 municípios farão o evento simultaneamente: Alta floresta, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Comodoro, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sapezal, Sinop e Tangará da Serra.

Em Campo Novo do Parecis a Trupe de Contadores do Teatro Ogan apresentará "O Baú das Histórias e outras histórias" de Gail E. Halley. "A história narra a viagem mágica de um velhinho que deseja contar histórias. Através do uso da inteligência ele consegue comprar o baú das histórias do deus das nuvens e provoca o surgimento dos contadores no mundo".

Participam também da ação a Trupe Trapo, da oficina de contadores de histórias da EM Professor Antonio Pereira, com a história "O Compadre da Morte", do folclore popular.

Ainda, a contadora de histórias Eloá, aluna da oficina de contação de histórias da EM Jardim das Palmeiras apresentará "A Formiguinha e a Neve", do folclore popular.

Todas essas histórias estarão sendo interpretadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pela professora Alessandra Leite, convidada especial dessa ação em nosso Município.

O movimento é de grande valor cultural e demonstra a força e relevância desses profissionais no Estado. Outras informações sobre o evento:  https://www.facebook.com/contadoresdehistoriasdematogrosso/

Participem!

Nenhum comentário: