sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Circuito cria rede de conexões entre os grupos atuantes nas artes cênicas em Mato Grosso

Segunda edição engloba sete eventos realizados em diferentes regiões do Estado.

Angélica Moraes | SEC-MT


Uma rede que interliga profissionais das artes cênicas de várias regiões do Estado e promove a conexão com pesquisadores e artistas brasileiros, e de outros países, toma ainda mais vulto com a edição 2016 do Circuito Festivais de Teatro de Mato Grosso, projeto da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançado nesta terça-feira (09), no Cine Teatro Cuiabá.

O novo ciclo prevê a integração de mais festivais, mais cidades alcançadas e centenas de atividades que garantem a descentralização de ações e democratização do acesso à cultura.

“Essa iniciativa faz questão de preservar e dar total liberdade aos grupos e aos festivais para que cada um mantenha a sua identidade. A criação do Circuito tem como objetivo o fortalecimento de uma rede para que recursos públicos sejam otimizados e os espetáculos encenados em outros estados e até mesmo outros países, possam circular por vários municípios e atingir um número maior de pessoas”, observa o secretário de Cultura, Leandro Carvalho.

A primeira edição, realizada ano passado, envolveu quatro festivais, o Velha Joana, em Primavera do Leste, o Festival de Teatro de Campo Novo dos Parecis (Femute), o Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua, em Cuiabá e o Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, em Alta Floresta, onde foi realizado também o Seminário Internacional de Teatro Contemporâneo – Núcleo de Pesquisas Teatrais Encontros Possíveis, pela Cia Pessoal de Teatro.

Este ano, o Circuito amplia o número de festivais participantes e contará também com a Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) e o Humor do Mato, somando assim sete eventos que irão movimentar as artes cênicas em todo o estado.

Além das apresentações dos espetáculos, nos mais diversos formatos e voltados para públicos variados, estão previstas no II Circuito ações de formação, com a realização de debates, workshops, palestras e rodas de conversas. Mais que valorizar os grupos locais, o Circuito vai fortalecer a cadeia de produtores que movimentam o panorama das artes em Mato Grosso.


“O Circuito de Festivais dá visibilidade às produções que já aconteciam em Mato Grosso. É notável a diferença do Festival em Alta Floresta, antes e depois desta iniciativa. O evento se torna mais conhecido, não apenas naquela região, mas no estado todo. Os grupos se conhecem e trocam experiência. O Circuito tem um papel que vai muito além de apoiar cada festival, mas cria uma rede de conexões entre os grupos de Mato Grosso e fora dele”, ressaltou Ronaldo Adriano, do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense.

A convergência entre os grupos também está entre os pontos positivos destacados por Vanderlei Guollo, do Femute. “Mato Grosso tem uma produção muito grande que precisa ser reconhecida e ter suporte para que as artes cênicas possam se firmar como uma das áreas artísticas do estado. A expectativa é das melhores, já começa com a entrada de novos grupos e envolve, além da circulação dos espetáculos, a formação de artistas e técnicos. Quem ganha com isso é o cidadão, que vai poder prestigiar grandes espetáculos em belos festivais”, ressalta.

Iniciativa inédita em Mato Grosso, o Circuito de Festivais de Teatro tem chamado a atenção de grupos, produtores e artistas de outros estados e até de países da América Latina, segundo revela Jefferson Jarcem, do Festival Zé Bolo Flô. Voltado para o teatro de rua, o festival deve ter como foco este ano o teatro nordestino.

A 2ª edição do Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso começa em outubro com a Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) e termina em dezembro com o Encontros Possíveis. Neste período deve contemplar mais de uma centena de espetáculos em municípios de diversas regiões de Mato Grosso, beneficiando não apenas as artes cênicas, mas segmentos importantes para a economia local como o turismo, comércio e serviços.

“Estes são valores mensuráveis, mas há aqueles que vão além como a ampliação do horizonte das crianças e da população como um todo, que começa a ver o mundo de outra forma, a exercer a sua cidadania. São valores imateriais e que dão sentido à vida”, finalizou Leandro Carvalho.

 

Programação

- 7ª Mostra Internacional de Teatro Infantil (Cuiabá e região) - 04 a 09/10

- 8º Humor do Mato (Cuiabá e região) - 20 a 23/10 e 29 e 30/10

- 10º Festival de Teatro Velha Joana (Primavera do Leste e região) - 28/10 a 06/11

- 8º Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense (Alta Floresta e região) - 07 a 12/11

- 15º Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis (Campo Novo e região) - 22 a 27/11

- 3º Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua (Cuiabá e região) - 29/11 a 04/12

- 8º Encontros Possíveis - Núcleo de Pesquisas Teatrais (Chapada dos Guimarães e região) - 13 a 17/12

Nenhum comentário: