domingo, 29 de novembro de 2015

Teatro Nó e Cia Revelação encerram o 14º Femute

Zumbizar e O beijo da Lua e da Vitória-régia encerram o 14º Femute.



"Foi ouvindo o berimbá me fiz tocar, as histórias de vovó me cantar, as marcas nas costas do meu negro avô me fez inspirar, para contar minha história onde das minhas lembranças sou munido a falar". Assim começa o espetáculo Zumbizar, do Grupo de Teatro Nó, de Nova Olímpia, que sobe ao palco na Mostra Mato Grosso do 14º Femute, às 19h30, no Centro Cultural Paresí.

Logo após, às 21h30, a Cia Revelação de Teatro, questiona o público presente? "Você sabe o que é amor? Amar é querer tanto o bem de uma pessoa ou de qualquer outra coisa que só de pensar em partir o coração dói, dói muito..." É o espetáculo O beijo da Lua e da Vitória-régia, de autoria de Wanderson Lana e direção de Francislaine Almeida.

O espetáculo participa da Mostra Oficial do Festival e representou o Brasil recentemente, na Argentina, no Festival Mundial de Teatro Adolescente "Vamos que Venimos". A Cia foi premiada em seis categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Direção (Francislaine Almeida), Melhor Atriz (Raissa Del Barco), Melhor Maquiagem e Melhor Cenário.

O Femute faz parte do Circuito de Festivais de Teatro, uma realização do Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis e Teatro Ogan, que visam incentivar os tradicionais festivais de artes cênicas fomentando a descentralização da cultura em todas as regiões do Estado.

Acompanhe a Programação:

29 de novembro de 2015


Zumbizar
Grupo: Teatro Nó (Nova Olímpia – Mato Grosso / BR)
Direção, texto e concepção: Valter Lara
Pesquisa cênica: Valter Lara e Genival Sores
Elenco: Genival Soares, Valter Lara, Cael Islânio, Nathany Magalhães e Jann Ribeiro
Cenografia: Teatro Nó
Iluminação: Betto Wallker
Sonoplastia: Ketlyn Ferreira
Horário: 19h30 - Centro Cultural Paresí

Sinopse:
Foi ouvindo o berimbá me fiz tocar, as histórias de vovó me cantar, as marcas nas costas do meu negro avô me fez inspirar, para contar minha história onde das minhas lembranças sou munido a falar.
Da fome da batalha meus gritos serão lama com que vou-me banhar, trocar, comungar ou partilhar os frutos com mãe terra, e bendito seja o meu pai sol.
Entre o ferro de Ogum e a pureza de Iemanjá, não sou descendente de escravo, sou filho da minha ancestral dor, não pedimos indumentárias correntes. Almejamos o mundo, conquistamos além dos cortes no canaviá.
Meu traje agora é branco, bem engomado, e ainda sim sou chamado de Doutor, fui menino preso dentro da minha cor e hoje meus olhos vão te mostrar.
Axé Guerreiro! Lhe apresento meu Zumbizar.


O beijo da Lua e da Vitória Régia
Grupo: Cia Revelação de Teatro (Campo Novo do Parecis – Mato Grosso / BR)
Texto: Wanderson Lana
Direção: Francislaine Almeida
Direção técnica: Cleiton Almeida
Elenco: Larissa Gimenes, João Victor Paz, Raissa Del Barco, Cleiton Almeida, Yasmim Viviurka e Luana Perini
Cenografia: Cleiton Almeida
Maquiagem: Raissa Del Barco, Francislaine Almeida e Cleiton Almeida
Iluminação: Arlan Silva
Sonoplastia: Diego Matochi, Michel Augusto, Francislaine Almeida e Arlan Silva
Horário: 21h30 - Centro Cultural Paresí

Sinopse:
Você sabe o que é amor?
Amar é querer tanto o bem de uma pessoa ou de qualquer outra coisa que só de pensar em partir o coração dói, dói muito...

Viva nossa diversidade criadora!

Nenhum comentário: