domingo, 15 de novembro de 2015

"...nossa diversidade criadora!" é tema do 14º Femute


Criado em 1999, o Femute é promovido pelo Teatro Ogan em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através do Departamento de Cultura, e visa estimular e difundir o movimento teatral em nosso município e Estado, oferecendo aos artistas a possibilidade de mostrar seus trabalhos e ampliar suas experiências. Também promover intercâmbio entre grupos e cias, fortalecendo a produção teatral no Estado.

Inspirados pelo Menestrel, um misto de músico e poeta da Idade Média, malabarista, ator e vagabundo profissional, que se servia dos palcos, praças e ruas para representar sua arte, este personagem emblemático dá forma à logo do Femute e representa nossa diversidade criadora, tônica desta edição do Festival.

Nesta 14ª edição, o Femute se integra ao Circuito de Festivais de Teatro, projeto do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que visa incentivar os tradicionais festivais de artes cênicas fomentando a descentralização da cultura em todas as regiões do Estado.

O 14º Femute acontece de 24 a 29 de novembro de 2015, no Centro Cultural Paresí e outros espaços abertos, como praças e ruas. Durante seis dias de programação, grupos e cias municipais, estaduais, nacionais e internacionais apresentarão uma diversidade criadora nas artes cênicas:

Festival Municipal de Teatro - Agrega a produção das oficinas que são mantidas gratuitamente pela Prefeitura Municipal, entidades e projetos, apresentando suas produções num festival competitivo que encerra as atividades da área desenvolvidas ao longo do ano.

Mostra Mato Grosso - Espaço de confraternização entre grupos do Município e do Estado, pois o festival abriu as cortinas, ao longo de suas edições, para grupos e cias de inúmeras cidades de Mato Grosso.

Mostra Oficial - Composta de espetáculos de grupos e cias nacionais e internacionais convidadas especialmente para o festival.

Diálogos Culturais - Busca oferecer aprimoramento aos atores e técnicos dos grupos participantes, constituindo-se em um espaço informal de discussões sobre o processo de criação dos grupos e cias e as propostas dos espetáculos teatrais. Também é um espaço de formação através de oficinas e workshops.

Inspirados pelo Menestrel e iluminados pelo fogo sagrado e criador, um cortejo cênico desfila espetáculos infantis, de rua, clássicos, afros, indígenas, monólogos, circo-teatro, bonecos, mímicos, clowns, palhaços...

Viva nossa diversidade criadora!
Sejam bem vindos ao 14º Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis!

Nenhum comentário: