quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jaciara e Campo Novo serão sedes de Festival de Canoagem

Festival será realizado entre os dias 15 e 20 de agosto em diversos rios de Mato Grosso


Entre os dias 15 e 20 de agosto quatro cidades de Mato Grosso serão sedes do Festival de Canoagem: Jaciara, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal. O evento terá Corrida de Caiaque e Rampa Big Air. O festival começa em Jaciara (143 km de Cuiabá) nos dias 15 e 16 nas corredeiras do Rio Tenente Amaral.

"O objetivo do evento é reunir os praticantes da modalidade, confraternizar e todo mundo junto curtindo os atrativos turísticos da nossa cidade" explica Rafael Sonsin, um dos organizadores do evento.

Nos dias 17, 18 e 19 o Festival continua na cidade de Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá) com Corrida de Caiaque no Rio do Sangue e rapel na Corredeira do Conserva.

Já temos cerca de 100 participantes inscritos de várias cidades brasileiras e de outros países como Estados Unidos e Argentina. O foco é confraternizar e fomentar o turismo.

Após a prática esportiva, os participantes do festival poderão prestigiar apresentações culturais na Praça Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis.

Os interessados em participar devem entrar em contato com Rafael Sonsin pelo telefone (66) 9217 3738.

domingo, 27 de julho de 2014

Para refletir!


Há aqueles que creem que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens.

Eduardo Galeano

sábado, 26 de julho de 2014

Pintura Indígena é destaque nos Jogos Indígenas do Parecis



Na terceira reportagem da série, a repórter Cinthya Rocha, da TV Assembléia, destaca a pintura corporal.

Para refletir!


Minha energia é o desafio, minha motivação é o impossível, e é por isso que eu preciso ser, à força e a esmo, inabalável.

Augusto Branco

Teatro Ogan Parabeniza! - Jhon


Jhon uniu-se ao Teatro Ogan em abril de 2013, onde exerce a função de ator. Destaque para seu papel no espetáculo "Guilherme Augusto Araujo Fernandes", de Mem Fox e direção de Van César, onde protagoniza o papel principal, do pequeno Guilherme.

Está se graduando em Contabilidade e atualmente é servidor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis, com o cargo de chefe de Apoio Administrativo.

Parabéns!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Encontro Nacional de Contadores de Histórias em Cuiabá


Caros Encantadores das Palavras

"Estendo o meu abraço e gratidão a cada um dos sessenta e oito inscritos que nos surpreenderam com a quantidade e qualidade de seus trabalhos e propostas apresentados ao “Conto do Mato”. O carinho expressado de cada um, com o desejo de participarem do nosso evento, nos comoveu.

Confessamos que não foi fácil, ficar diante de lindas propostas e ao mesmo tempo se sentir impossibilitado de convidar a todos. Em sonho já consegui essa façanha, mas ao acordar a realidade é bem diferente. Estar a frente de uma coordenação é um desafio e também um aprendizado para toda a vida, sonhamos, mas, não é só de sonho que vivemos, aprendemos a lidar com a realidade, com os imprevistos, com as negociações, com planilhas orçamentárias, parcerias e contrapartidas, buscas de alternativas, com o sim e com o não. Tudo isso e mais um pouco, com a tentativa de concretizar um sonho, que agora não é só mais um sonho e sim o sonho de muitos de nós que está lendo estas palavras e espero que me compreendam.

O evento em seu segundo ano, já se apresenta com uma expressividade cultural respeitada, mas que ainda se encontra dando os primeiros passos com muito ainda a se desenvolver. Hoje não é apenas uma coordenação que assume as decisões, compartilhamos com uma equipe e parceiros tornando assim uma forma mais democrática de se trabalhar em conjunto.

Independente dos nomes que estaremos apresentando aqui, todos vocês já fazem parte da nossa história. Sintam-se todos agraciados pelo nosso respeito e admiração de seus trabalhos."

Alicce Oliveira

Todos nós damos as boas vindas aos nossos convidados:

Anderson Flores / Ronaldo Adriano - Teatro Experimental

Cristiano Gouveia

Elaine Sampaio / Vânia Santiago - Grupo Mãos de Fada

Maria Coelho / Rudi Garrido - Grupo Mosaicos

Maurício Ricardo

Priscila Harder - Cia Conto em Cantos

Renê Rodrigues

Silvia Schineiders / Van Cesar / Kevin Müller - Teatro Ogan

Vinícius Rangel

Wanderson Lana - Grupo Faces

Campo Novo do Parecis no 32º Festival de Dança de Joinville

E o sonho torna-se realidade!!!




Do total de 2461 coreografias inscritas no processo de seleção, foram aprovados 169 trabalhos para a Mostra Competitiva, 30 para o Meia Ponta e 1.246 para os Palcos Abertos.

Na Mostra competitiva foram aprovados grupos de 11 estados brasileiros (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e também um grupo do Paraguai e outro da Alemanha. No festival infantil Meia Ponta, os 30 trabalhos selecionados são do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para as apresentações nos Palcos Abertos os números são bem maiores, com grupos e coreografias aprovados de 20 estados brasileiros (incluindo também Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Roraima, além dos demais estados já citados acima); e também um grupo do Paraguai e outro de Luxemburgo.

Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se na Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado a atividade didática. O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações. Trazer para as noites especiais – Abertura e Gala – espetáculos que sejam montagens completas de balés consagrados ou peças de destaque de outros gêneros de dança e trabalhos de companhias de renome é também uma preocupação da Curadoria Artística e da organização do evento.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book desde 2005.

Somente dois grupos do Estado de Mato Grosso passaram na seletiva:
Cia Helluá, de Campo Novo do Parecis
Cia de Dança Lauremar Souza, de Rondonópolis.


Campo Novo do Parecis está sendo representado pela dançarina Bruna Jaqueline Sales da Cruz, na categoria danças folclóricas (dança do ventre), aluna do Centro Cultural desde 2006, e que tem como coreógrafa a instrutora de danças Franciele Almeida dos Santos.

Datas e locais das apresentações na cidade de Joinville-PR

24-07 - Praça Nereu Ramos
25-07 - Praça Nereu Ramos
26-07 - Estação da Memória
28-07 - Garten Shopping
30-07 - Garten Shopping
31-07 - Garten Shopping

VIII Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis



Na palavras da própria repórter Cinthya Rocha, da TV Assembleia de Mato Grosso: "Um Festival que mantém viva a cultura e tradições dos Povos Indígenas."

Jikunahati é o esporte tradicional do Povo Paresí

Para refletir!


A diferença básica entre um homem comum e um guerreiro é que um guerreiro toma tudo como desafio, enquanto um homem comum toma tudo como bênção ou como castigo.

Carlos Catañeda

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Campo Novo do Parecis é destaque na TV Assembléia



Bela reportagem de Cinthya Rocha, repórter da TV Assembléia de Mato Grosso, que durante o período de 03 a 09 de junho de 2014, durante a realização do VIII Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis, registrou diversos aspectos do nosso Município.

Campo Novo do Parecis - Orgulho de viver aqui!

Para refletir!


As idéias e as estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução.

Percy Barnevick

terça-feira, 22 de julho de 2014

Para refletir!


Olha devagar para cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Em cascalhos disformes,estranhos diamantes sobrevivem solitários.

Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Teatro Ogan é selecionado no SESC Cena Mato Grosso

Veja grupos e companhias selecionados para a mostra que acontece no Sesc Rondonópolis.

Passarinho me contou... selecionado no SESC Cena Mato Grosso

O Sesc Cena Mato Grosso se configura como espaço de excelência para trocas simbólicas, experimentos cênicos, espetáculos e debates entre artistas, produtores e o público da região. Apresentado as produções mais recentes nas modalidades de teatro, dança e circo do estado de Mato Grosso.

Acompanhe os espetáculos selecionados no edital SESC Cena Mato Grosso 2014, que acontece de 20 a 31 de agosto, no Sesc Rondonópolis.

Desutilidade Poética
Cia Porrada de Teatro, de Cuiabá

Contos de Porcelana
Cia Thereza João e Teatro de Brinquedo, de Cuiabá

Estrela Maria
Cia Vostraz, de Várzea Grande

Andarilhos das Estrelas
Grupo Tibanaré, de Cuiabá

A Busca
Grupo de Teatro Nó, de Nova Olímpia

Anjos da luz
Teatro Extremo, de Primavera do Leste

Dom Quixote
Teatro Experimental, de Alta Floresta

Boé
Cia Teatro Faces, de Primavera do Leste

Passarinho me contou...
Teatro Ogan, de Campo Novo do Parecis

Estórias de Jardim
Circo Teatro Leite de Pedras, de Cuiabá

Copa de Árvores
Comadança, de Cuiabá

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Conselho Municipal de Política Cultural lança Edital para a seleção de projetos culturais

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) lançou no mês de junho o Edital para seleção de projetos culturais a serem apoiados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.


A seleção visa fomentar as manifestações artísticas e culturais de Campo Novo do Parecis e os projetos serão recebidos até o dia 01 de agosto de 2014, na Secretaria Executiva do CMPC, junto ao Centro Cultural Paresí.

Serão apoiados pelo Fundo:

  • 01 (um) projeto de Fomento à produção de curta-metragem no valor de R$ 3.000,00;
  • 01 (um) projeto de oficina de Formação na área das Artes Visuais no valor de R$ 4.000,00;
  • 02 (dois) projetos de Fomento à produção de espetáculo de teatro, dança ou circo no valor de R$ 2.000,00 cada;
  • 01 (um) projeto de Difusão de encontro, circuito ou mostra de música no valor de R$ 3.000,00;
  • 02 (dois) projetos de Formação com a realização de oficina de Artesanato no valor de R$ 1.000,00 cada;
  • 03 (três) projetos de difusão na realização de eventos e manifestações culturais e festas tradicionais no valor de R$ 3.000,00 cada.


Poderá concorrer ao Edital pessoas Físicas ou Jurídicas residentes no município há no mínimo dois anos no Município, que preencher o Formulário Padrão, apresentar a documentação exigida e encaminhar os anexos necessários. Cada proponente deverá entrar com contrapartida obrigatória de natureza artística ou cultural de no mínimo 20%.

Uma Oficina de Elaboração de Projetos e Prestação de Contas será realizada no dia 23 de julho, às 19h, no Centro Cultural, com o objetivo de dirimir dúvidas sobre a apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento e prestação de contas das propostas culturais dos Editais do Conselho.

Maiores Informações:
Secretaria Executiva do Conselho
Centro Cultural Paresí
Rua Severino Euflasino de Lima, 1206 NE – Bairro Nossa Senhora Aparecida
Telefone: 3382 2488 / 3904 2095

sábado, 12 de julho de 2014

Selo Unicef: Entidades e estudantes debatem mudanças

Com o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores completamente lotado, entidades e estudantes de Campo Novo do Parecis participaram na tarde da quarta-feira (09.05) do 1º Fórum Comunitário Unicef Município Aprovado.

Discussões nos sete grupos formados durante o Fórum

Divididos em grupos, os participantes debateram os temas como direito à prevenção a AIDS, gravidez na adolescência, aprender, adolescência, violência contra a criança, segurança, trânsito e cultura.

Monitora do grupo “Crescer sem Violência”, a Psicóloga Camila Gonzaga de Sena disse que o principal assunto debatido foi o uso de drogas lícitas e ilícitas.

“O nosso grupo foi composto por pessoas da Assistência Social, lideres religiosos, crianças e adolescentes e a conclusão unanime sobre o aumento da violência seria o uso destas drogas, causado pela desestrutura familiar. Os pais perderam os princípios básicos e infelizmente os filhos estão sendo levados para o uso muito jovens. Isso é um dos motivos da violência no trânsito, na escola, nos lares e nas ruas. O mais interessante deste debate é que os participantes não responsabilizaram apenas o poder público, mas sim todos nós”, disse.

Apresentação do Teatro Ogan: "A menina e o pássaro encantado"

Felipe Morais Kurtz representante da classe de estudantes participou do Grupo Adolescência, onde foram debatidos assuntos como transporte escolar nos Distritos Marechal Rondon, Itanorte e zona rural.

“Acompanhamos algumas situações e soubemos que a precariedade no transporte nestes locais não é de responsabilidade da Prefeitura de Campo Novo do Parecis e sim de outros municípios. Outro assunto foi o lixo descartado nas ruas do nossa cidade, incluindo os bairros periféricos e que devem ser tomadas providências. Foi interessante conhecer a realidade do município em um todo. Todas mudanças não ocorrerão a curto prazo, pois são muitas propostas e impossíveis de realizá-las de imediato. Mas, de modo geral, algumas destas propostas irão se concretizar, mesmo que a longo prazo” afirmou.

Surpresa e contente com a participação maciça da população, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Vera Lucia de Freitas revelou que as propostas debatidas no 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF Município Aprovado, serão elencadas em um plano de ação que será encaminhado às autoridades constituídas para conhecimento da real situação do município e posteriores mudanças.

“A maior participação realmente foi dos alunos, até crianças estiveram no debate dando suas opiniões e apresentando proposta de mudanças. Agora vamos elaborar um plano de ação e apresentá-lo para as Secretarias, Prefeitura e Câmara de Vereadores para que tenham consciência do que precisa ser feito” finalizou.