segunda-feira, 28 de abril de 2014

Alta Floresta recebe espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”

Na véspera do feriado do Dia do Trabalhador, no dia 30 de abril, Alta Floresta receberá um belo presente. Será apresentado o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, do grupo Clowns de Shakespeare da cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Será a primeira vez deste que é um dos principais grupos de teatro do Brasil em Mato Grosso.


O espetáculo é dirigido pelo renomado diretor Gabriel Villela, e teve sua estreia em Natal-RN em novembro de 2010, de lá pra cá o espetáculo participou dos principais festivais nacionais e internacionais do Brasil, além de apresentações em países como Chile, Uruguai, Espanha e Portugal.

A peça é baseada no drama histórico Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando assim um diálogo entre as tramas da Inglaterra Elisabetana e a realidade do Sertão Nordestino. O figurino e as músicas que compõem a peça evidenciam bem essa miscelânea de cultura e época que marcam o espetáculo. Assinado também pelo diretor, o figurino mescla indumentárias nordestinas de couro, cipó e outros materiais típicos da região com sedas e tecidos nobres de diversos países e peças modernas de grifes internacionais.

Musicalmente, o rock inglês permuta com as incelenças fúnebres das carpideiras nordestinas. A peça traz a música de Queen a Luiz Gonzaga, Supertramp ao cancioneiro popular nordestino, numa mistura muito inusitada e harmônica.

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, Ricardo III se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra. No quesito vilão shakespeariano mais bem acabado e mais fascinante, Ricardo rivaliza com Iago, o vingativo personagem de Otelo. Nesta encenação que marca o encontro do grupo potiguar Clowns de Shakespeare com o encenador mineiro Gabriel Villela, a fábula britânica (e universal) ganha a rua e entra em fricção com o universo picadeiresco da cultura popular nordestina, além de referências do rock inglês contemporâneo, fechando o elo entre Nordeste do Brasil e Inglaterra Elisabetana.

A apresentação será na Praça Cívica, com início às 20h, no dia 30 de abril. “Será uma oportunidade única para a população de Alta Floresta conhecer este belíssimo espetáculo e do Grupo Clows, uma das referências para o teatro de grupo brasileiro. Eles vêm com uma grande estrutura nunca vista em nossa cidade em uma apresentação teatral. diz Ronaldo Adriano, ator e diretor do Teatro Experimental de Alta Floresta, grupo que está fazendo a produção local.

Além da apresentação do espetáculo o grupo Clowns irá ministra a oficina de teatro “Clowns de Shakespeare: Prática e Pensamento”, nesta oficina o grupo articula todo o seu legado intelectual e produtivo, explorando não só as questões relativas a sua feitura teatral mas também todo o conhecimento envolvido em seus bastidores como administração, produção, elaboração de projeto e obtenção de recursos. Nesse sentido, a oficina aborda um grupo de teatro como um organismo multifacetado que precisa articular diversas linhas de pensamento simultaneamente e de forma qualificada. A oficina acontecerá no dia 29/04, no Espaço Cultural TEAF (sede do Teatro Experimental de Alta Floresta), no período de 18 às 22h. Podem participar da oficina pessoas acima de 15 anos e para se inscrever os interessados devem procurar por Ronaldo Adriano (9205 1754) para fazer sua inscrição gratuitamente.

O Clowns de Shakespeare está circulando com o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III” por vários Estados brasileiro graças ao apoio do Ministério da Cultura e Petrobras através do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

Serviço:
O quê: Espetáculo teatral Sua Incelença, Ricardo III
Onde: Praça Cívica de Alta Floresta
Horário: 20h
Dia: 30/04/2014
Gratuito.

Para refletir! - Definições, de Adriana Falcão


Vergonha é um pano preto que você quer pra se cobrir naquela hora.

sábado, 26 de abril de 2014

Dia de Limpeza no Rio Verde acontece amanhã




O Clean Up Day é um evento internacional sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas de conscientização e ação a respeito do que podemos fazer para melhorar a qualidade do meio ambiente. Todo ano milhões de pessoas unem suas forças e fazem a diferença limpando a costa aquática, rios e lagos de grandes cidades.

No Brasil, este evento de mobilização voluntaria tem o objetivo de conscientizar as pessoas para o problema do lixo (resíduos) nas praias, rios e lagos. O evento será realizado do dia 17 a 19 de setembro, no Brasil e em vários outros países.

Missão

Limpeza de praias, rios e lagos no Brasil.

Em Campo Novo do Parecis o primeiro evento do ano acontece amanhã, dia 27 de abril de 2014, a partir das 8h, no Balneário Rio Verde.

A ação será promovida por um grupo de amigos mergulhadores autônomos de Campo Novo do Parecis, que farão um mutirão de limpeza subaquática do Balneário Rio Verde.

Patrocínio: Campo Forte.

Para refletir! - Definições, de Adriana Falcão


Intuição é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Especial Bibliotecas 7 - Dar mais livros para mais bibliotecas

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto: Ana Rita Martins - Nova Escola

Em 2009, o Programa Nacional Biblioteca na Escola, do MEC, distribuiu acervos literários para abastecer as escolas brasileiras, priorizando títulos destinados aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Unidades com até 250 alunos receberam 100 títulos; com 251 a 500 jovens matriculados, 200; e acima de 501 estudantes, 300. Os kits são compostos de livros de poemas, contos, crônicas, teatro, texto de tradição popular, romance, memória, diário, biografia, ensaio, histórias em quadrinhos e obras clássicas.

Ainda faltam, no entanto, obras de referência, paradidáticos e CDs e DVDs, que poderiam enriquecer ainda mais os materiais disponíveis aos alunos e facilitar o uso por professores de todas as disciplinas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das 136.781 mil escolas de Ensino Fundamental, apenas 41.646 (30%) contam com biblioteca. É uma realidade longe da ideal, mas outra estatística mostra que ainda há esperança. O Ministério da Cultura promete este ano zerar o déficit de 361 cidades (6,4% do total) que não têm unidades municipais, para diminuir a atual relação de 33 mil brasileiros para cada biblioteca. O acervo desses estabelecimentos é limitado, mas já é um bom começo para interessados em disseminar a cultura da leitura.

Para refletir! - Definições, de Adriana Falcão


Certeza é quando a ideia cansa de procurar e pára.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Especial Bibliotecas 6 - Ler por prazer em casa, na escola, só ou acompanhado

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto: Ana Rita Martins - Nova Escola

Tão importante quanto integrar a biblioteca ao estudo dos conteúdos escolares é torná-la um ambiente onde os alunos leiam por prazer. Cisele Ortiz, coordenadora do programa Biblioteca Ativa, do Instituto Avisa Lá, de São Paulo, diz que dar liberdade ao estudante para ler o que quiser é criar um espaço livre de exploração da imaginação e criatividade. Essa leitura prazerosa, no entanto, pode e deve ser estimulada de várias formas.

Na EE Souza Lobo, a professora de Português Sandra Petrillo de Moraes, que dá aula no 4º e no 6º ano, incentiva a leitura com atividades que mostram quanto esse gesto é interessante. "Além da leitura em voz alta, costumo promover rodas de indicação de obras e debates sobre o que cada aluno está lendo. É mais interessante para o grupo que o estudante responda a perguntas coletivas sobre o livro do que pedi-lo para fazer uma ficha de leitura individual. Todos saem ganhando", conta.

Jose Luiz Goldfarb, consultor do projeto Letras de Luz, iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC), afirma que é indispensável envolver a família dos alunos nesse processo. "Chamar os pais para frequentar a biblioteca ou montar uma unidade que seja comunitária é uma forma de fazer com que a leitura saia da escola e contamine as pessoas. Precisamos estimular os jovens e formar leitores independentes para a vida."

Para refletir! - Definições, de Adriana Falcão


Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer mas acha que devia querer outra coisa.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Especial Bibliotecas 5 - Expor a produção dos alunos. Mas com critérios

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas



Texto: Ana Rita Martins - Nova Escola

É essencial aos estudantes entender que o material da biblioteca serve como base para a construção do conhecimento. Mas aquilo que a turma produz também serve como referência e pode ser exposto como fonte de consulta. Lucila Martínez, consultora da Unesco, diz que isso precisa ser feito de forma criteriosa. "Assim como não é qualquer material que é exposto na biblioteca, os trabalhos dos alunos não devem ser mostrados só para que eles se sintam valorizados. Para serem colocadas nas prateleiras, as produções precisam ser avaliadas. Se o acervo é uma escolha pedagógica feita pela escola, baseada em critérios, os trabalhos da turma que o formarão também merecem ser", salienta a especialista.

Karla Denise Bolson, professora de Artes do 6º ao 9º ano na EE Souza Lobo, em Porto Alegre, costuma analisar quais são os trabalhos que compilam, de forma clara e rica, os conhecimentos importantes para o grupo. "Fiz um trabalho em parceria com as professoras de Língua Portuguesa em que os alunos produziram uma seleção de contos. Eles se dividiram em grupos, escolheram uma obra e, baseados nela, reescreveram ou criaram textos novos. Dois livros ficaram especialmente bons e os expusemos", conta.

Para refletir! - Definições, de Adriana Falcão


Preocupação é uma cola que não deixa o que ainda não aconteceu sair de seu pensamento.

terça-feira, 22 de abril de 2014

E se você fosse convidado para o seu próprio funeral?

Especial Bibliotecas 4 - Ensinar a pesquisar para fortalecer a autonomia

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto: Ana Rita Martins - Nova Escola

A biblioteca é um local que concentra informação e saber encontrá-la é uma competência fundamental - e deve ser ensinada desde cedo. "Esse exercício evita a formação de alunos dependentes do professor, que não acessam o potencial dos livros por si mesmos e se tornam passivos em relação ao conhecimento", afirma Walda de Andrade Antunes, mestre em Ciências da Informação e doutora em Educação, com uma tese sobre biblioteca escolar. Para que os alunos acessem a diversidade de fontes, é preciso colocá-los a par das regras de organização desde a Educação Infantil.

O livro Ler e Escrever - Entrando no Mundo da Escrita, da pesquisadora francesa Anne Marie-Chartier e de outros autores, diz que o ideal é expor primeiramente a criança a cantos de leitura na própria sala de aula, estimulando-as, aos poucos, a reconhecer as diferentes "famílias" de livros, como os didáticos, os de histórias e os dicionários, inclusive separando-os por suas características. Desse momento em diante, vale introduzir as formas de organização usadas normalmente (ordem alfabética, por tema etc.) para que as crianças se habituem a elas.

No Ensino Fundamental, uma atividade interessante é a do jogo do bibliotecário, em que a turma tem de achar um determinado título. Após o desafio, a professora pode questionar por que os alunos foram em determinada direção e por que encontraram a obra num determinado local e não em outro.

Saber em que prateleira cada coisa está, entretanto, não basta. É preciso acompanhar o aluno no manuseio das obras e ensinar o nome e a função das partes do livro, como índices, notas de rodapé, orelha e contracapa. Um projeto de pesquisa que abranja objetivos, justificativas, metodologia, produto final, fontes de consulta e cronograma também é importante para mostrar as fases do processo. O resultado é que, além de aprender o conteúdo, o jovem desenvolverá saberes que serão usados sempre.

Para refletir! - Definições, de Adriana Falcão


Angústia é um nó muito apertado bem no meio do sossego.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Passarinho me contou..." na Semana do Livro Infantil

A apresentação de "Passarinho me contou..." com a Trupe de contadores do Teatro Ogan, abriu oficialmente a Semana Nacional do Livro Infantil na noite de hoje (21.04), na Praça da Cultura.


A Semana Nacional do Livro Infantil é uma promoção da Biblioteca Pública Municipal Evany Nery Varaschin e Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e conta com o total apoio do Governo Municipal.

Estão programadas inúmeras "Sessões de Contação de Histórias" na Biblioteca Pública e na Praça da Cultura durante o período de 22 a 25 de abril (terça a sexta), e contará com a participação de alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares de nosso município.


A Semana é um evento que conta com o apoio das acadêmicas de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, que nos dias 09, 10 e 11 de abril, participaram da Oficina "As Abordagens do Conto", com Vanderlei César Guollo (especialista em Literatura Infanto-juvenil e Ensino), patrocinada pelo Programa de Intercâmbio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC/MT).

 

 

 

 

  

  

 

Democracia: para refletir! - F*dam-se os pobres?



Alguém?

Alguém???

Especial Bibliotecas 3 - Difundir o uso da biblioteca dentro e fora da escola

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto: Ana Rita Martins - Nova Escola

Mesmo que o acervo seja amplo, o professor precisa ter a consciência de que atividades que extrapolem a leitura e análise das obras enriquecem o trabalho com a turma e não podem ser esquecidas. Trazer um escritor para ler em voz alta alguma obra de autoria própria já vista pelos alunos ou chamar um nutricionista que fale sobre a alimentação saudável, finalizando uma pesquisa guiada nas aulas de Ciências, são formas criativas de agregar novas e diferentes informações aos temas curriculares.

Essa ampliação do alcance da biblioteca pode também funcionar no sentido oposto, cruzando os muros das unidades de ensino. Perrotti diz que é essencial ampliar os conhecimentos acessados e incentivar nos estudantes a vontade de procurar novas fontes de dados. Por isso, o professor deve pensar em outras estações, tais como unidades públicas, museus e casas de cultura, que possam complementar ou mesmo mostrar visões inovadoras dos assuntos pesquisados. "A partir do que se aprendeu na escola, surgem novas perguntas a serem respondidas em outros espaços que possibilitem diferentes tipos de interação. Isso é importante não só do ponto de vista da informação mas também da formação, pois é frequentando esses locais que o aluno incorpora o hábito de procurar o que deseja."

Na EE Professor Leopoldo de Miranda, em Belo Horizonte, por exemplo, a professora de Língua Portuguesa Heloisa Ferreira promove visitas a livrarias com seus alunos do 6º ao 8º ano. "Com planejamento e de acordo com o tema estudado, deixo que leiam em outro ambiente. Eles aprendem e palpitam sobre o que nos ajudaria na sala de aula", diz ela.

Para refletir! - Definições, de Adriana Falcão


Lembrança é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo.

domingo, 20 de abril de 2014

Especial Bibliotecas 2 - Conhecer os materiais é chave para planejar o trabalho

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto Ana Rita Martins - Nova Escola

É fato que as bibliotecas costumam ser mais usadas nas aulas de Língua Portuguesa, mas não deve ser assim. "Os livros de literatura são importantes, claro, mas os professores de todas as disciplinas devem se apropriar do acervo, diversificando o trabalho com a utilização de obras de referência (dicionários, enciclopédias e similares), livros didáticos, paradidáticos, técnicos, científicos, materiais audiovisuais, periódicos e jornais, entre outros", ressalta Edmir Perrotti, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Maria Delma Pereira leciona matemática no 9º ano na EE Simão Ângelo, em Penaforte, a 631 quilômetros de Fortaleza, e aplicou essa teoria para integrar a biblioteca à rotina dos alunos. "Pesquisando, vi uma boa quantidade de jornais e revistas e resolvi usar as notícias de economia para ensinar porcentagem", conta. "Eles selecionavam o índice de desempregados no estado citado pela reportagem escolhida e, com base no número da população total, calculávamos quantas pessoas estavam fora do mercado de trabalho. O processo inverso, de ver a porcentagem partindo do número citado em outra matéria, também foi feito. Usar um fato presente na vida de todos tornou a matemática mais palpável", destaca.

Para que atividade funcionasse, Maria Delma precisou planejar. Pesquisou, leu reportagens e preparou os alunos para a atividade, explicando como ela se desenvolveria antes de eles irem ao espaço.

Para refletir! - Definições, de Adriana Falcão


Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue.

sábado, 19 de abril de 2014

"Passarinho me contou..." abre a Semana do Livro Infantil

A Biblioteca Pública Municipal Evany Nery Varaschin, em comemoração à Semana Nacional do Livro Infantil, promoverá "Sessões de Contação de Histórias" de terça-feira (22.04) a sexta-feira (25.04), na própria biblioteca e na Praça da Cultura.

O evento terá sua Abertura Oficial na próxima segunda-feira (21.04) com a apresentação do espetáculo de contação de histórias "Passarinho me contou...", com a Trupe de contadores do Teatro Ogan - Ponto de Cultura Ninho do Sol.


Sobre "Passarinho me contou..."

O espetáculo narra a viagem mágica de um velhinho que deseja contar histórias. Através do uso da inteligência ele consegue comprar o baú das histórias do Deus das Nuvens e provoca o surgimento dos contadores no mundo. Mas quando ele abre o baú todas as histórias se transformaram em pássaros encantados de todos os tipos, com todas as cores, que cantam de todas as formas e voam para todos os lugares do mundo, chegando até aqui.

“Passarinho me contou...”, de autoria de Van César, participou neste ano de 2013, da Mostra Fringe no 22º Festival de Teatro de Curitiba, no Paraná, e também da Feira do Livro de Mato Grosso, em dezembro do mesmo ano, em Cuiabá.

O espetáculo convida o público a viajar no lúdico, no imaginário popular, através de suas histórias.

Dia do Índio - Comemorações marcam a data no Brasil

Parabéns à todos os povos indígenas pelo Dia do Índio!
Que o Grande Espírito abençoe a todos hoje e em todos os dias de nossas vidas!

Por José Leandro Paresi Bravin


Sabedoria da Terra

Terra, ensina-me a quietude, como a relva é silenciosa pela luz.
Terra, ensina-me a sofrer, como as velhas pedras sofrem com a lembrança.
Terra, ensina-me a humildade, como as flores são humildes em seus primórdios.
Terra, ensina-me a acarinhar, como a mãe que envolve seu bebê.
Terra, ensina-me a coragem, como a árvore que se eleva solitária.
Terra, ensina-me a limitação, como a formiga que rasteja no solo.
Terra, ensina-me a liberdade, como a águia que paira no céu.
Terra, ensina-me a resignação, como as folhas que morrem no outono.
Terra, ensina-me a regeneração, como a semente que brota na primavera.
Terra, ensina-me a esquecer de mim mesmo, como a neve que derrete esquece sua vida.
Terra, ensina-me a lembrar da bondade, como os campos áridos choram com a chuva.

O Lenhador e a Raposa - Para refletir!



Desenho baseado numa Fábula infantil.

Especial Bibliotecas 1 - As descobertas e o conhecimento

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto Ana Rita Martins - Nova-Escola

Apesar de não ser o responsável pela organização das prateleiras, cabe ao professor conhecer a variedade de títulos e materiais disponível nas bibliotecas para, como um planejamento eficiente e estratégias pensadas, enriquecer o ensino dos conteúdos curriculares. "O docente deve procurar saber quais são as possibilidades para a sua disciplina. Essa etapa vai facilitar a discussão sobre o formato e o papel das atividades", afirma Lucila Martínez, especialista que implementou políticas da área para governos latino-americanos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Segundo ela, com a correta utilização das obras, é possível expandir o conhecimento da turma e ampliar os horizontes dos estudantes, que sentirão necessidade de acessar outras estações, como bibliotecas públicas. "Também é possível valorizar a produção própria dos alunos, que vão ser representados entre os autores tradicionais, e estimular a leitura pelo prazer, em rodas de leitura, por exemplo", complementa a especialista.

Pesquisas feitas pelo governo federal nos últimos anos já detectaram uma relação clara entre o uso frequente do espaço e o bom desempenho dos estudantes. "A biblioteca escolar bem utilizada funciona como uma potente ferramenta para o desenvolvimento do aluno, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino e aprendizagem", afirma Marcelo Soares, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).

Por meio de livros, mas também de revistas, mapas, atlas e materiais multimídia, o educador de todas as disciplinas pode ampliar a bagagem das crianças, ensinar e fazê-las tomar gosto pelo conhecimento e pela leitura. Confira, a seguir, as seis estratégias fundamentais para utilizar a biblioteca escolar de forma mais eficaz com a turma.

A Revista Nova Escola preparou uma série de matérias especiais para que você saiba tudo sobre biblioteca e como aproveitar melhor seus momentos de leitura. Acompanhe essa série no "Tá no Ponto!"


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Biblioteca Pública Municipal Evany Nery Varaschin promove a Semana Nacional do Livro Infantil

Em comemoração ao Dia de Monteiro Lobato (18 de abril), a Biblioteca Pública Municipal Evany Nery Varaschin promove a Semana Nacional do Livro Infantil.


O evento contará com sessões de contação de histórias na Biblioteca Pública Municipal e na Praça da Cultura, numa parceria com as acadêmicas de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Na segunda-feira (21.04), às 19h, será realizada a Abertura Oficial com o Espetáculo "Passarinho me contou...", com a Trupe de contadores do Ponto de Cultura Ninho do Sol, projeto do Teatro Ogan de Campo Novo do Parecis.

Na terça-feira, iniciam as sessões de contação de histórias, com a participação de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de nosso município. A programação prossegue até a sexta-feira (25.04).

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira - 21 de abril

19h - "Passarinho me contou..." Trupe do Teatro Ogan

Terça-feira - 22 de abril

8h às 9h - A Bela e a Fera (Contadora: Andrea)
14h às 15h - Histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo (Contadoras: Silvana e Joselma)

Quarta-feira - 23 de abril

8h às 8h30 - A Fada (Contadora: Fernanda)
9h às 9h30 - Branca de Neve (Contadora: Jéssica)
14h às 15h - Aventuras da Emília (Contadoras: Eva, Marcia e Francitânea)
15h30 às 16h30 - Animais Divertidos (Contadoras: Eva, Marcia e Francitânea)

Quinta-feira - 24 de abril

8h às 9h - Os Três Porquinhos (Contadora: Jéssica)
14h às 15h - Alice no País das Maravilhas (Contadoras: Cristina, Samara e Simone)
15h30 às 16h30 - Cinderela (Contadora: Katiuscia)

Sexta-feira - 25 de abril

8h às 9h - Chapeuzinho Vermelho (Contadoras: Cristina, Samara e Simone)
9h30 às 10h30 - A Bela Adormecida (Contadoras: Cristina, Samara e Simone)
14h às 15h - Pinóquio (Contadora: Carla)
15h30 às 16h30 - Cinderela (Contadora: Katiuscia)

Participe!

Monteiro Lobato e a Semana Nacional do Livro Infantil

O Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril.


Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores brasileiros do século, foi o precursor da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis "Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo" composta por mais de 30 obras. Por esse motivo a data do nascimento de Monteiro Lobato foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil.

O escritor Monteiro Lobato ficou famoso por personagens como Dona Benta, Narizinho e Pedrinho, Tia Nastácia, a boneca irreverente Emília, o Visconde de Sabugosa, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.


Origem do Dia de Monteiro Lobato

O Dia de Monteiro Lobato é comemorado no mesmo dia do aniversário do escritor, 18 de abril. Monteiro Lobato veio a falecer em 4 de julho de 1948.