quinta-feira, 24 de abril de 2014

Especial Bibliotecas 6 - Ler por prazer em casa, na escola, só ou acompanhado

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto: Ana Rita Martins - Nova Escola

Tão importante quanto integrar a biblioteca ao estudo dos conteúdos escolares é torná-la um ambiente onde os alunos leiam por prazer. Cisele Ortiz, coordenadora do programa Biblioteca Ativa, do Instituto Avisa Lá, de São Paulo, diz que dar liberdade ao estudante para ler o que quiser é criar um espaço livre de exploração da imaginação e criatividade. Essa leitura prazerosa, no entanto, pode e deve ser estimulada de várias formas.

Na EE Souza Lobo, a professora de Português Sandra Petrillo de Moraes, que dá aula no 4º e no 6º ano, incentiva a leitura com atividades que mostram quanto esse gesto é interessante. "Além da leitura em voz alta, costumo promover rodas de indicação de obras e debates sobre o que cada aluno está lendo. É mais interessante para o grupo que o estudante responda a perguntas coletivas sobre o livro do que pedi-lo para fazer uma ficha de leitura individual. Todos saem ganhando", conta.

Jose Luiz Goldfarb, consultor do projeto Letras de Luz, iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC), afirma que é indispensável envolver a família dos alunos nesse processo. "Chamar os pais para frequentar a biblioteca ou montar uma unidade que seja comunitária é uma forma de fazer com que a leitura saia da escola e contamine as pessoas. Precisamos estimular os jovens e formar leitores independentes para a vida."

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