segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Teatro de Mato Grosso se apresenta no Festival em Manaus

Dom Quixote abre a programação da Mostra Comemorativa de uma década do Festival que movimenta as artes cênicas no Norte do país, como parte da retrospectiva.


Por Beatriz Saturnino – Assessoria SEC-MT

Em comemoração aos 10 anos do Festival de Teatro da Amazônia, o Ponto de Cultura Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) apresentará o espetáculo “Dom Quixote”, neste sábado (15.02), às 20h, no Teatro Amazonas, em Manaus, no Estado do Amazonas, como convidado da Mostra Comemorativa. A peça que conta as peripécias da viagem do fidalgo segue dia 18 para Porto Velho, em Rondônia, no Espaço Tapiri, com apresentação também às 20h, numa programação fora da Mostra.

Dom Quixote abre a programação da Mostra Comemorativa de uma década do Festival que movimenta as artes cênicas no Norte do país, como parte da retrospectiva dos espetáculos que circularam por lá. O TEAF é um deles, com o registro em duas edições, sendo que em uma delas levaram aos palcos o clássico de Miguel de Cervantes.

O espetáculo Dom Quixote é baseado na obra adaptada para teatro de bonecos pelo brasileiro Antônio José da Silva, O Judeu, no século 18, e foi montado pelo Teatro Experimental de Alta Floresta em 2008, em comemoração a seus 20 anos. Conta com a direção do ator português, Horácio Manuel, e agora retorna com algumas novidades.

O romance tem como pano de fundo três viagens - por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha - feitas por dom Quixote e por seu fiel amigo e companheiro Sancho Pança. A peça repassa a segunda viagem de Dom Quixote, por La Mancha, cujo protagonista é um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis prediletos.

Envolve-se em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico, como não poderia deixar de ser. Dessas aventuras e desventuras, enfrentando leões, gigantes e outros seres que povoam o mundo do personagem, saltam o amor e a bravura para enfrentar os “monstros” do dia a dia.

É assim que o personagem vê gigantes em moinhos de vento e os enfrenta bravamente. É no espírito da busca de aventuras e de amor de Dulcinéia, que ao vencer uma das batalhas Quixote conclama: “Haveis de confessar que a minha namorada Dulcinéia é a menina mais linda do mundo”.

A mostra é promovida pela Federação de Teatro do Amazonas (FETAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, com programação gratuita.

FICHA TÉCNICA
Produção - Teatro Experimental de Alta Floresta
Projeto - Intercâmbio Alta Floresta/Portugal
Texto - José Antônio da Silva (O Judeu) a partir da obra de Miguel de Cervantes
Adaptação e Direção - Horácio Manuel
Produção - Elenor Cecon Júnior
Figurinos e Adereços - Valdir Garcia Júnior e Joezer Ponciano
Cenografia, sonoplastia e iluminação - Horácio Manuel
Direção Coreográfica - Cassiane Leite
Percussão - Valmir Teixeira
Operação de Sonoplastia e Iluminação - Anderson Flores

ELENCO - Ronaldo Adriano, Angélica Müller, Wellington Pereira, Gean Nunes e Cassiane Leite.

Nenhum comentário: