sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Teia Mato Grosso reúne pontos de cultura com o Minc

São atividades da Teia as apresentações artísticas, palestras, fórum de discussão e bate papo, e se encerra no sábado (23.11) à noite com apresentações artísticas dos Pontos de Cultura.


Por Beatriz Saturnino – Assessoria SEC-MT

Começou hoje (22.11), o grande encontro dos Pontos, Pontinhos e Pontões de Cultura de Mato Grosso, que reunirá 36 Pontos vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), na Teia Mato Grosso, Fórum dos Pontos de Cultura. Com o tema “Nos Caminhos do Mato: Tecendo a Rede”, a abertura ocorreu nesta sexta-feira (22.11), às 19h30, no auditório da Feira do Livro de Mato Grosso 2013, que está acontecendo no estacionamento do Pantanal Shopping.

Participam do evento representantes dos Pontos de Cultura de Mato Grosso e convidados do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult) na programação nos dias 22 e 23 de novembro, no estacionamento do Pantanal Shopping, com a Mostra Artística, onde os Pontos apresentam seus projetos.

Também no Pavilhão das Artes da SEC-MT, localizado no Palácio da Instrução, para discutir questões voltadas à consolidação da Rede Pontos do Mato, da relação entre Cultura e Governo, além de discutir a Teia Nacional que acontecerá no ano de 2014.

São atividades da Teia as apresentações artísticas, palestras, fórum de discussão e bate papo. A Teia se encerra no sábado(23.11) à noite com apresentações artísticas dos Pontos de Cultura.

Cinthia Mattos, coordenadora da Rede Pontos do Mato, ressalta que “com os representantes do governo, poderemos mostrar a realidade do projeto e os resultados alcançados com as verbas que chegam realmente onde precisa e, assim reforçar o programa Cultura Viva”.

O representante dos Pontos de Cultura de Mato Grosso e membro do Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF), Anderson Flores, ressalta a força do evento. “Este encontro é necessário para fortalecer a relação entre os pontos de cultura no Mato Grosso. Também para que possam ser pensados em conjunto, mecanismos de financiamento de atividades e o benefício das políticas públicas para além dos 35 municípios onde já existe Ponto de Cultura”.

Cultura Viva

O encontro permitirá a troca de saberes e fazeres, o fortalecimento dos marcos legais do Programa Cultura Viva e das políticas públicas de cultura. Ainda o fomento das redes de relacionamento e articulação institucional entre os Pontos, sociedade e governos.

A TEIA MT 2013 tem este desafio de mostrar para a sociedade o resultado dos projetos do Programa Cultura Viva da Diversidade Cultural e da Arte Transformadora realizados por meio das ações dos Pontos, Pontinhos e Pontões de cultura, e qual a sua importância de continuidade e expansão.

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura são a principal ação do Programa Cultura Viva, proposto pelo Ministério da Cultura em parceria com os governos estaduais e municipais. Surgiram no ano de 2003, com o intuito de preservar memórias e histórias, além de estimular ações voltadas para a cultura de raiz e para o fortalecimento das manifestações populares dentro dos seus territórios de origem.

Pontos de Cultura de Mato Grosso cumprem sua missão proporcionando à população de 25 municípios o fomento à produção artística e cultura por meio de oficinas, palestras, cursos e eventos em geral. Mato Grosso conta com 36 Pontos de Cultura, que desde 2010 recebem investimentos vindos do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e do Governo Federal, via Ministério da Cultura.

Anualmente são investidos R$ 800 mil da SEC/MT e R$ 1,6 milhão do Governo Federal, repassados para as instituições conveniadas. Duas parcelas já foram quitadas e os Pontos aguardam o repasse final, para finalizarem as ações planejadas para 2013.

A Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso existe como mola propulsora para que os pontos estejam em contato para compartilhar conceitos, estimular a troca de experiências e tecer objetivos comuns com o intuito de ampliar o alcance do Programa.

Programação

*Dia 22/11*

*Palácio da Instrução*
13h - Credenciamento
14h30 às 16h30 - Balcão de atendimento SEPLAN/SAD e MinC
18h – *Feira do Livro – Shopping Pantanal*
18h30 - Cortejo Ponto de Cultura Leite de Pedras
19h30 - Abertura Oficial - Palco Central Feira do Livro
- Apresentação - Orquestra Jovem do Estado Ponto de Cultura Ciranda
- Apresentação - Os Bengalas – Ponto de Cultura ICEMAT – Cultura para ver

*Dia 23 /11*

*Palácio da Instrução*
8h30 – Apresentação "Passaarinho me contou..." do Ponto de Cultura Ninho do Sol - Campo Novo do Parecis
9h – Políticas Culturais - MinC e SEC
10h15 – Apresentação Teia Nacional 2014 - Antônia Rangel (MinC) e Membros
da Comissão Nacional
11h - Debate
Das 14h às 17h - Plenária do Fórum dos Pontos de Cultura de Mato Grosso
18h – Deslocamento do Palácio da Instrução para o Shopping Pantanal

*Feira do Livro – Shopping Pantanal*
19h30 - Apresentação Cultural
- Apresentação Cultural: Ponto de Cultura CTG Relembrando os Pagos - Juína
- Apresentação Cultural: “Histórias para Não Dar Certo” Ponto de Cultura - Ponto de Cultura Faces – Primavera do Leste
- Apresentação Cultural: Orquestra - Ponto de Cultura Música para todos - Cáceres

Nenhum comentário: